Gabarito: B.
A - Estabelece as estratégias de longo prazo da empresa. É fundamental que os gestores do topo participem, dado o nível de decisões que é necessário tomar.
-> Planejamento estratégico
B - Elaborado para períodos mais curtos e é bem mais específico. Detalha métodos, processos e sistemas, especificando as pessoas envolvidas, definindo para cada uma suas responsabilidades, atividades, funções e a divisão das tarefas.
C - Possibilita conhecer aqueles setores que apresentam melhores desempenhos ou mesmo aqueles que não atingem as metas estabelecidas.
-> Planejamento tático
D- Viabiliza que as ações do planejamento estratégico sejam executadas dentro de cada setor da empresa.
-> Planejamento tático
A questão em análise versa sobre os níveis em que o planejamento pode acontecer. A questão, em relação ao nível, quer que marquemos a alternativa que apresenta uma situação típica do chamado planejamento operacional. Vamos analisar o que as alternativas apresentas e marcar aquela que se encaixe no conceito do planejamento supracitado
Quanto ao nível, o planejamento pode ser:
A - INCORRETA. ESTRATÉGICO: aquele que se encontra no topo da pirâmide organizacional. É um processo sistêmico, sintético e genérico que estabelece os objetivos de longo prazo e os métodos (meios) para alcança-los, levando em conta o ambiente interno e externo.
B - CORRETA. OPERACIONAL: é aquele que se encontra na base da pirâmide, produz planos detalhados, com foco no curto prazo. O nível operacional é presente no dia a dia das organizações, cuida do cotidiano e da execução eficiente das tarefas.
C e D - INCORRETA. TÁTICO: é um plano de nível departamental (no meio da pirâmide organizacional) é um planejamento que estabelece objetivos de médio prazo. É responsável pelo detalhamento dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no plano estratégico.
Dentre as alternativas que foram apresentadas, notamos que aquela que apresentou as características relacionadas ao planejamento operacional foi a alternativa "B".
GABARITO: B