SóProvas


ID
3617905
Banca
IPAD
Órgão
HEMOPE
Ano
2006
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale com V a(as) afirmativa(as) verdadeira(as) e com F a(as) falsa(as).


 (       ) A nefrolitíase é considerada como causa pré-renal de insuficiência renal aguda.

 (       ) A hipercalemia seguida de sintomas como câimbras e arritmias cardíacas é comum em pacientes em diálise peritoneal.

 (       ) Na osteodistrofia renal deve-se diminuir o fósforo, aumentar o cálcio e o alumínio.

 (       ) Para o paciente renal com hiperfosfatemia geralmente se utiliza um medicamento oral que promove a quelação do fósforo, que é o carbonato de cálcio. 

(       ) A hiperoxalúria pode resultar de uma superabsorção intestinal de oxalato ou ingestão excessiva de vitamina D. 



A seqüência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • O tratamento da osteodistrofia renal é baseado na correção das alterações do metabolismo ósseo. Para tanto, são utilizados fármacos que realizam quelação dos altos níveis de fósforo e análogos de vitamina D na forma ativa e cirurgia para remoção das glândulas paratireoides. Dentre os fármacos usados para o manejo da hiperfosfatemia na IRC, regulamentados pelo Ministério da Saúde conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Tratamento da Hiperfosfatemia na IRC, incluem-se sais de cálcio e alumínio e sevelamer (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, 2010)

  • Matei a questão pela última afirmativa, não é o metabolismo da vit D que tem como produto final oxalato, e sim vit C. Só tem 1 alternativa cuja a última afirmativa é F.

  • A nefrolitíase é considerada como causa pré-renal de insuficiência renal aguda. - A nefrolitíase pode ser definida como uma consequência da alteração nas condições normais de cristalização da urina. Quem apresenta essas classificações na etiologia é a lesão renal aguda (pré-renal, renal e pós-renal).

    A hipercalemia seguida de sintomas como câimbras e arritmias cardíacas é comum em pacientes em diálise peritoneal. --> comum em pacientes em hemodiálise, pacientes em diálise peritoneal raramente apresentam hipercalemia.

    A hiperoxalúria pode resultar de uma superabsorção intestinal de oxalato ou ingestão excessiva de vitamina D.  --> ingestao excessiva de vit. C