SóProvas


ID
362113
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Nos termos da Constituição Federal e do Código Tributário Nacional, quando se referem às taxas, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A competência tributária das taxas é concorrente dos três entes tributários (União, Estados e Municipios)
  • Em relaçao ao comentario do colega

    Nao somente 3 entes federativos, Incluindo nesse rol tambem o Distrito Federal.

    Entao Composto pela União, Estados, DF e os Municipios.

    ALTERNATIVA D
  • A competência tributária para as taxas = competência tributária comum.

    A
    competência comum, cumulativa ou paralela é modelo típico de repartição de competências do moderno federalismo cooperativo, nela distribuem-se competências administrativas a todos os entes federativos para que a exerçam sem preponderância de um ente sobre o outro, ou seja, sem hierarquia.
    Deste modo, a atuação de um ente federativo não depende da atuação de outro, e, da mesma forma, a atuação de um ente federativo não afasta a possibilidade de atuação de outro. A competência comum, ou paralela, se expressa na possibilidade da pratica de atos administrativos pelas entidades federativas, onde esta pratica pode ser realizada por quaisquer delas, em perfeita igualdade, de forma cumulativa (CF, art. 23).

    A competência concorrente é típico caso de repartição vertical de competência em nosso país. Ela se expressa na possibilidade de que sobre uma mesma matéria diferentes entes políticos atuem de maneira a legislar sobre determinada matéria, adotando-se, em nosso caso, a predominância da União, que irá legislar normas gerais (CF, art. 24, § 1º) e aos Estados estabelece-se a possibilidade, em virtude do poder suplementar, de legislar sobre assuntos referentes aos seus interesses locais (CF, art. 24, § 2º), onde suplementar tem alcance semântico de pormenorização, detalhamento, minudenciamento.
    Neste sentido, ensina o Ministro Celso de Mello que “A Constituição da República, nas hipóteses de competência concorrente (CF, art. 24) estabeleceu verdadeira situação de condomínio legislativo entre a União Federal, os Estados-membros e o Distrito Federal, daí resultando clara repartição vertical de competências normativas entre as pessoas estatais, cabendo, à União, estabelecer normas gerais (CF, art. 24, § 1º), e, aos Estados-membros e ao Distrito Federal, exercer competência suplementar (CF, art. 24, § 2º,),(...) deferiu ao Estado-membro e ao Distrito Federal, em inexistindo lei federal sobre normas gerais, a possibilidade de exercer a competência legislativa plena, desde que para atender as suas peculiaridades (CF, art. 24, § 3º).(1)
     

     

  • Marquei a alternativa B, pois o enunciado em tela mencionou que os serviços específicos e divisíveis serão utilizados de modo efetivo E potencial, entretanto, a própria CF prescreve que seria cabível a cobrança de taxas pela efetiva utilização ou pelo simples fato de ter sido colocado à disposição do contribuinte.

    "Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

    II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;"

    Alguem para esclarecer? Se sim, favor me mandar msg.

  • Veja, a questão foi mal elaborada, pois ao ler as alternativas a letra "B" também está errada e portanto poderia ser uma resposta.
    Pois o serviço que ele se refere pode ser utilizado pelo contribuinte de modo efetivo OU potencial.

    Quem ler na ordem correta e sabe que a questão está realmente errada nem se preocupa em ler as outras alternativas, logo não lê a letra "D" que também seria uma resposta por está errada.

    Ou seja, essa questão tem duas alternativas que poderiam ser a resposta.

    Mas faz parte daquela teoria: Numa prova, você deve marcar a menos errada e não aquela que é somente a certa.. No nosso caso, teríamos que marcar a mais errada que seria a letra D, embora a letra B também esteja incorreta.

    Lembrar que antes de responder a questão você deve ler todas as alternativas!!!
  • Apoio o Hugo e a Camila, 

    questão mal elaborada, pois a lebra b também está errada pela simples troca do ou pelo e