SóProvas


ID
363034
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

As entidades e o respectivo relacionamento do tipo empregado (E) e seus dependentes (D) serão implementados em um SGBD relacional normalizado como tabelas D e E, sendo que

Alternativas
Comentários
  • O relacionamento entre Empregado e Dependente é identificador, ou seja, a entidade Dependente  terá como identificador, alem do atributo de sua própria tabela o atributo chave estrangeira da tabela Empregado. A regra para implementação de relacionamentos identificadores é:

    Para cada relacionamento identificador, é criada uma chave estrangeira na tabela que implementa a entidade identificada pelo relacionamento identificador. Esta chave estrangeira é formada pelas colunas da chave primaria da tabela referenciada como chave estrangeira.


    Resumindo, A chave primaria da tabela dependente é composta pelas colunas Ex. CodEmpr (chave estrangeira que implementa o relacionamento identificador) e NoSeq (Coluna que implementa o atributo identificador numro de sequencia da entidade Dependente.
  • A explicação do colega foi muito boa.
    Uma observação a ser feita acerca da quesão é que o enunciado  não dá detalhes acerca das restrições entre E e D, portanto, pode-se considerar a possibilidade que um dependente esteja vinculado a mais de um empregado ("muitos para muitos"), o que tornaria a alternativa A mais plausível.

  • No Diagrama, o atributo identificador é representado por uma linha mais densa(entre o relacionamento e a entidade dependente).
    Na composição da chave primária da tabela dependente teremos as colunas número sequencia e código.
    Código é chave primária na tabela Empregado.
    O atributo identificador é utilizado,geralmente, nos casos de Entidade Forte x Entidade Fraca.
  • Conceito de Entidade Fraca, onde a chave da entidade Dependente é composta pela chave de Empregado.
  • A alternativa 'A'  esta MAIS CORRETA que a ''B"  Não é obrigatório que a chave primaria de Empregados faça parte da chave primária de Dependentes. Conforma citação do colega feita acima:
    Para cada relacionamento identificador, é criada uma chave estrangeira na tabela que implementa a entidade identificada pelo relacionamento identificador. Esta chave estrangeira é formada pelas colunas da chave primaria da tabela referenciada como chave estrangeira. 

    Como se pode notar, a chave ESTRANGEIRA da tabela Dependentes deve conter a chave PRIMARIA da tabela Empreagados, mas não existe nada que fale que a chave PRIMARIA da tabela dependentes também deve conter a chave PRINARIA de empregados.
  • Concordo com Lucas! Não tem nenhum detalhe específico que deixe claro que não seja um simples relacionamento, onde, um empregado tenha um ou mais dependentes.
    Então, pela lógica, cod_empregado é adicionado como atributo na entidade "dependentes" apenas como uma chave estrangeira...
  • A FK não precisa fazer parte da PK do Dependente a não ser que a relação seja NN, o que não está claro na questão. Considerando que estamos avaliando sob a perspectiva da Empresa, normalmente um Dependente está associado a apenas um Empregado. Neste caso a opção A estaria correta.

    Por outro lado, já que esta relação não está clara na questão, a opção mais segura seria considerar NN, situação totalmente possível. Neste caso, B seria correta.
  • Não consegui entender, muito bem esta questão. 
    Então quer dizer que: A entidade Dependente tem um relacionamento fraco e não necessita de PK..? as suas chaves são as chaves PK da tabela Empregado??