SóProvas


ID
3631021
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os objetos geoespaciais devem possuir metadados que possibilitem identificar o processo de produção, as especificações técnicas utilizadas, os insumos empregados e a temporalidade. Com essas informações, os usuários podem definir se eles são ou não adequados às respectivas necessidades. Com base no exposto, é correto afirmar que a diretriz que indica o adequado ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais é o(a

Alternativas
Comentários
  • Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi instituída pelo  com a seguinte definição:

    Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

  • A INDE nasce com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer cliente que tenha acesso à Internet.

    Os dados geoespaciais serão catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.