SóProvas



Questões de Geoprocessamento em Arquitetura


ID
129640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao geoprocessamento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A. O Sistema de Informação Geográfica- SIG- separa a informação em diferentes camadas temáticas e armazena-as independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo ao operador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia dos objetos, com o fim de gerar nova informação.. Os modelos mais comuns em SIG são o modelo raster ou matricial e o modelo vetorial. O modelo de SIG matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares. No caso do modelo de SIG vetorial, o foco das representações centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço.. Os SIG permitem compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes, como informação de sensores espaciais (detecção remota / sensoriamento remoto), informação recolhida com GPS ou obtida com os métodos tradicionais da Topografia.
  • Seria letra A por exclusão, mas SIG, em inglês, não seria geographic information system??? Fiquei em dúvida.



     

  •  Os dados utilizados no SIG podem ser divididos em 3 grupos: dados gráficos ou espaciais (geográficos); dados topográficos (volumétricos); dados não-gráficos ou descritivos (alfanuméricos).
     Divido em 2 grupos:
    • Dados graficos, espacias ou geograficos (forma e posição);
    • Dados não graficos, alfanumericos ou descritivos (Atributos dessas caracteristicas)
  • "[...]Os dados geográficos são agrupados em duas grandes classes ou modelos de representação, a saber: vetorial e matricial (raster).[...]"

    Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/dados-geograficos/

  • Alternativa correta: A

    Entretanto temos um emprego de uma mistura de português com inglês na alternativa "A" quando a banca usa a seguinte palavra: geografical, sendo que o correto é geographical


ID
229768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o termo geoprocessamento pode ser entendido como um conjunto de tecnologias voltadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais para um objetivo específico. As atividades de geoprocessamento consistem de duas etapas: coleta e processamento de dados. A primeira é feita por meio de equipamentos e materiais envolvendo imagens digitais de satélite, posicionamento geodésico de precisão, topografia automatizada etc. A segunda é realizada por meio de sistemas de informações geográficas (SIG), automated mapping and facilities management (AM/FM), desenho auxiliado por computador (CAD) etc.

Internet: e (com adaptações).

A respeito do tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: Letra C

    Letra A. Errado !

    O primeiro SIG foi criado no Canada (1962) denominado CGIS, em 1964 os EUA desenvolveram o SIG usado para recursos naturais e so em 1966 foi criado o SIG para cartografia por Havard Lab.

    O SIG é um software que pode ser usado para inserir e integrar informacoes espaciais de dados cartograficos, cadastro urbano e rural, imagens de satelite, redes e modelos numericos de terrenos. E oferece mecanismos para combinar as varias informacoes.
    (mas ao contrario que a questao menciona não é usado para modelagem de superficies)

    Letra B. Errado !
    Ele nao restinge-se ao processamento de dados graficos, e sim permite a combinação de varias informações

    Letra D. Errado !
    O Sistema Universal Transverso de Mercator (UTM) é baseado na projeção cilíndrica transversa proposta nos EUA em 1950 com o objetivo de abranger todas as longitudes.
    São úteis para representar áreas que são maiores no sentido Norte-Sul do que no sentido Leste-Oeste. A
    s distorções aumentam a partir do meridiano central, tanto em escala e distância como em direção e área.
    Ou seja, esse sistema é recomendado para estudo de grandes áreas: paises, continentes, etc.

    Letra E. Errado !
    O sistema SIG é o mais apropriado para a coleta e processamento dos dados.
    O CAD é o sistema de desenho das plantas e mapas - CAD ( desenho assistido por computador)
    SIG ( sistema de informacao geografica)
    SGI ( sistema geografico de ifnormacao)

    Há programas que reunem todas essas informacoes, como: ARCVIEW, arcCARD, AtlasGIS

  • A resposta "c" me parece equivocada. Coordenadas para armazenamento? Não seria posicionamento?

  • Em relação à resposta da Mari, achei esse artigo o qual aponta a possibilidade de conseguirmos sim realizar modelagens com o SIG. Além disso, no material da Núbia ( Arqconcurso) tbm achei essa informação!!

    Os SIG possuem uma gama ampla de aplicações, que costumam buscar o preenchimento dos cincos Ms : mapeamento, medição, monitoramento, modelagem e gerenciamento (Management). Os campos de aplicação do SIG estabelecidos há mais tempo são: os militares; governos; ensino e serviços de água e energia. Seu uso em diversos campos é sustentado por uma gama ampla de motivos, mas é possível identificar diversos temas em comum, sendo os escopos dessas aplicações relacionados dentro de quatro domínios: governo e serviços públicos; planejamento de comércios e serviços; logísticas e transporte e meio ambiente (LONGLEY et al., 2013). 

    FONTE

    http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1328/1/CT_PPGEC_M_Biju,%20B%C3%A1rbara%20Pavani_2015.pdf

    Se alguém puder contribuir mais ou tiver algum equívoco por aqui.. manda um oi e bora se ajudar!! :)


ID
238054
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relativamente às imagens orbitais dos sensores MSS (Landsat), TM (Landsat), HRV (Spot) e AVHRR (Noaa), a rotação da Terra, sua curvatura e irregularidade planar são

Alternativas

ID
395233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos cadastros dos espaços urbanos no Brasil, julgue os
itens a seguir.

O cadastro técnico multifinalitário é gerenciado normalmente por meio de um sistema de informações geográficas.

Alternativas
Comentários
  • hãããÃ?? Multinalitário? Eu também nao conhecia esse termo, mas vamos lá:

    "o CTM é uma base cartográfica e alfanumérica que descreve o sistema urbano (e rural) através das suas unidades imobiliárias, especialmente as parcelas e edificações, mas também com os eixos de logradouros.

    Fig 1 - SIG - ArqT
    Fig. 1 – O cadastro integra informações gráficas (cartográficas) a informações alfanuméricas (uso do solo, proprietário, número de pavimentos, etc.) em um mesmo sistema (SABOYA, 2000).

    Dessa forma, o CTM torna-se uma base sobre a qual podem ser construídas diversas bases temáticas, tais como o cadastro tributário, a base de dados do sistema de saúde, o cadastro de áreas verdes e públicas, e assim por diante.

    O maior apelo, atualmente, para a construção do cadastro é a atualização da base de contribuintes do IPTU, o que pode gerar aumento na arrecadação do imposto. Seus defensores argumentam que o custo para a implementação e atualização do cadastro (que não é pequeno) pode ser recuperado em poucos anos apenas com o acréscimo na arrecadação do IPTU."
    Para isso, deve identificar os pontos dos limites com COORDENADAS GEOGRÁFICAS precisas. Isso significaria o fim de muitas disputas judiciais sobre os limites das propriedades.

    FONTE: blog URBANIDADES do arquiteto RENATO SABOYA


ID
600808
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que nomeia corretamente o tipo de representação cartográfica por imagem resultante da transformação de uma foto original, que é uma perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano - complementada por símbolos, linhas e georeferenciada.

Alternativas
Comentários
  • MOSAICO - é o conjunto de fotos de uma determinada área, recortadas e montadas técnica e artísticamente, de forma a dar a impressão de que todo o conjunto é uma única fotografia. Classifica-se em:

    - controlado - é obtido a partir de fotografias aéreas submetidas a processos específicos de correção de tal forma que a imagem resultante corresponda exatamente a imagem no instante da tomada da foto. Essas fotos são então montadas sobre uma prancha, onde se encontram plotados um conjunto de pontos que servirão de controle à precisão do mosaico. Os pontos lançados na prancha tem que ter o correspondente na imagem. Esse mosaico é de alta precisão.

    - não-controlado - é preparado simplesmente através do ajuste de detalhes de fotografias adjacentes. Não existe controle de terreno e as fotografias não são corrigidas. Esse tipo de mosaico é de montagem rápida, mas não possui nenhuma precisão. Para alguns tipos de trabalho ele satisfaz plenamente.

    FOTOCARTA - é um mosaico controlado, sobre o qual é realizado um tratamento cartográfico (planimétrico).

    ORTOFOTOCARTA - é uma ortofotografia - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é uma perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano - complementada por símbolos, linhas e georreferenciada, com ou sem legenda, podendo conter informações planimétricas.

    FOTOÍNDICE - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. O fotoíndice é insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas através do método fotogramétrico. Normalmente a escala do fotoíndice é reduzida de 3 a 4 vezes em relação a escala de vôo.

    CARTA IMAGEM - Imagem referenciada a partir de pontos identificáveis e com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção, podendo conter simbologia e toponímia.


    fonte: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html 29.04.2014 às 20h


  • ORTOFOTO    ou Ortofotocarta

    ·         Foto corrigida de todas as deformações presentes na fotografia aérea (possível medir distâncias, posições, ângulos e áreas, como num mapa)


ID
631153
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de representação cartográfica adotado pelo Sistema Cartográfico Brasileiro, recomendado em convenções internacionais, das quais o Brasil foi representado como entidade participante, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Complementando...

    O UTM é um sistema de coordenada plana.

    O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.

    Existe em algumas publicações estrangeiras a divisão das zonas no Equador, o que resultaria em mais 60 zonas cuja numeração é negativa ao Sul do Equador e manteria-se a numeração normal ao Norte.

  • Corrigindo a Tainara, Datum Altimétrico é o de Imbituba em SC, o Sirgas 2000 é o Sistema de Refrência Geocêntrico para as américas, oficial no Brasil


ID
756301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos levantamentos aerofotogramétricos, julgue o  item  seguinte.


A realização de voos fotogramétricos sujeita-se às condições climáticas da região a ser sobrevoada, devendo-se estabelecer critérios rígidos para os horários de voo, visto que a presença de neblinas, névoas e, especialmente, de nuvens sobre a região interfere na qualidade das fotos obtidas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Cobertura Aerofotogramétrica

    Condições Atmosféricas

    A realização de voos fotogramétricos está diretamente ligada as condições climáticas da região a ser sobrevoada.

    Existem critérios rígidos quando aos horários de voo, a existência de neblinas, névoas e principalmente nuvens sobre a região, que interferem na qualidade das fotos adquiridas.

     


ID
756304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos levantamentos aerofotogramétricos, julgue o  item  seguinte.


A captação fotogramétrica propicia a obtenção de todos os detalhes planimétricos de determinada região, coberta aerofotogrametricamente, bem como possibilita a representação da altimetria dessa região, a partir de instrumentos e técnicas específicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!

    Realizadas as etapas de Cobertura Aerofotogramétrica, de Apoio Fotogramétrico e da Aerotriangulação, a captação fotogramétrica consiste do conjunto de técnicas e equipamentos que permite a visualização tridimensional do terreno, bem como sua fiel representação na forma de símbolos pontuais e linhas.

    A captação fotogramétrica é realizada sobre modelos estereoscópicos, definidos pela superposição de imagens consecutivas e obtidas de pontos de pontos distintos, permitem a visualização tridimensional do terreno em escala reduzida, se valendo para tal do princípio da estereoscopia.

    Fonte:http://www.esteio.com.br/

  • errado!

    porque a aerofotogrametria não permite a representação altimétrica da região. Ele permite deduzir (dependendo do caso) ,de forma muito imprecisa, a altura dos objetos por meio de uma simples interpolação com a sombra desse objeto ou por meio de paralaxe (quando um objeto visto de cima distância de sua base como se estivesse inclinado)

  • resposta: Opção CERTO !!

  • Não entendi a justificativa do erro da questão. Achei aqui que pode sim capturar dados altimétricos e planimetricos. Alguém pode ajudar?

    Captação Fotogramétrica é a operação de captura e representação de elementos, planimétricos ou altimétricos, de uma determinada região por meio de instrumentos e técnicas específicas.

    https://www.esteio.com.br/oferecidos/captacao-fotogrametrica/

    _________________________________________________________________________________________

    Outra fonte

    A obtenção de dados de altimetria e curvas de nível pode ser por meio de Modelos Digitais de Elevação (MDE) seja o Modelo Digital de Superfície (MDS) e Modelo Digital de Terreno (MDT) obtidos através de imagens de satélite ou aerofotogrametria.

    https://tecterra.com.br/altimetria-curvas-de-nivel/


ID
756307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos levantamentos aerofotogramétricos, julgue o  item  seguinte.


A estereoscopia consiste na densificação dos pontos de controle com base nos quais se estabelece a correlação entre a imagem obtida por meio de fotos aéreas e o sistema de coordenadas do mapeamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!

    A captação fotogramétrica é realizada sobre modelos estereoscópicos, definidos pela superposição de imagens consecutivas e obtidas de pontos distintos, permitem a visualização tridimensional do terreno em escala reduzida, se valendo para tal do princípio da estereoscopia.

    Fonte http://www.esteio.com.br/

  • Estereoscopia é a simulação de duas imagens de uma cena as quais são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes. O cérebro funde as duas imagens, e nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e 7 tamanho dos objetos, gerando uma sensação de visão tridimensional. Por meio da Estereoscopia, é possível a confecção de Cartas Topográficas num processo chamado Restituição, no qual um operador é capaz, a partir de duas fotografias aéreas, ver a imagem de um terreno em três dimensões, sendo assim capaz de desenhar o que se vê num aparelho restituidor.” 


ID
772078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A legislação brasileira dispõe de instrumentos que tratam do georreferenciamento de imóveis rurais a partir de uma lei específica, que possui uma correspondente direta e também específica para áreas urbanas.

Alternativas
Comentários
  • https://mundogeo.com/blog/2000/01/01/georreferenciamento-de-imoveis-urbanos/


ID
825919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito do sistema cartográfico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA Uma  carta  ou  mapa  é  a  representação  convencional  ou  digital  da  configuração  da  superfície 

    topográfica. Esta representação consiste em projetarmos esta superfície, com os detalhes nela existentes, sobre um plano horizontal ou em arquivos digitais.

    b) ERRADA Os detalhes representados podem ser: Naturais: São os elementos existentes na natureza como os rios, mares, lagos, montanhas, serras, etc. Artificiais: São os elementos criados pelo homem como: represas, estradas, pontes, edificações, etc. Uma carta ou mapa, dependendo dos seus objetivos, só estará completa se trouxer esses elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: 1º) A necessidade de reduzir as proporções dos acidentes à representar, a fim de tornar possível a representação dos mesmos em um espaço limitado. Essa proporção é chamada de ESCALA. 2º) Determinados acidentes, dependendo da escala, não permitem uma redução acentuada, pois tornar­-se-­iam imperceptíveis, no entanto são acidentes que por usa importância devem ser representados nos documentos cartográficos. A solução é a utilização de símbolos cartográficos.

    c) ERRADA No caso de representação de parte da superfície da Terra em um plano (carta ou  mapa), é necessária a utilização de uma projeção cartográfica, que necessariamente implica em distorções.

    d) ERRADA CARTA INTERNACIONAL DO MUNDO AO MILIONÉSIMO - CIM: Fornece  subsídios  para  a  execução  de  estudos  e  análises  de  aspectos  gerais  e  estratégicos,  no  nível continental. Sua abrangência é nacional, contemplando um conjunto de 46 cartas.

    e) ERRADA Carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais  e naturais  de  uma  área  tomada  de  uma  superfície  planetária,  subdividida  em  folhas delimitadas  por  linhas  convencionais  ­  paralelos  e  meridianos  ­  com  a  finalidade  de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala."



ID
1042342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O geoprocessamento é um investimento com alta taxa de retorno para a prefeitura. Do ponto de vista financeiro, em geral, a implantação do geoprocessamento e a atualização da base cadastral a ele associada trazem aumento da arrecadação da prefeitura. Além dos benefícios financeiros, o geoprocessamento funciona como uma ferramenta de aumento da eficiência e da eficácia das ações da prefeitura. Aumenta a eficiência ao permitir decisões mais rápidas e facilitar o processamento de informações. Ao elevar o acervo de informações disponíveis para o governo municipal tomar decisões, o uso do geoprocessamento aumenta a capacidade operativa da prefeitura, em termos de tempo de intervenção e em termos de qualidade das decisões. Os dirigentes e técnicos passam a dispor de mais conhecimentos sobre o município. Traz maior eficácia por permitir uma profundidade de análise que normalmente não é possível com as ferramentas tradicionais. Também permite o desenho mais adequado de políticas públicas, proporcionando melhor qualidade de gestão. Levando o uso de informações a um patamar superior, o impacto não ocorre somente no seu uso direto. Passa a haver uma exigência maior de informações de qualidade, motivada pelas próprias aplicações que vão sendo implantadas e podem ser constantemente aperfeiçoadas.

Usando o trecho acima - escrito por José Carlos Vaz, Victor Petrucci e Raquel Rolnik, especialistas em planejamento urbano com uso de geoprocessamento - como referência inicial, julgue os itens que se seguem.


O geoprocessamento, no caso da construção civil, permite a avaliação geológica dos solos para fins de determinação de sua capacidade de resistência a cargas fixas: (a) existentes nas edificações; (b) representadas pelas próprias edificações; (c) aplicadas às edificações, permitindo a identificação de áreas adequadas para cada tipo de fundação.

Alternativas
Comentários
  • O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computadorque permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.

    Outra definição seria:

    É um conjunto de conceitos, métodos e técnicas erigido em torno do processamento eletrônico de dados que opera sobre registros de ocorrência georreferenciados, analisando suas características e relações geotopológicas para produzirinformação geográfica.


    Fonte: 

  • Na verdade é a SONDAGEM que permite obter tais parâmetros 

  • O geoprocessamento é bastante abrangente, mas avaliação geológica (camadas dos tipos de solo) foi puxado...


ID
1042345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O geoprocessamento é um investimento com alta taxa de retorno para a prefeitura. Do ponto de vista financeiro, em geral, a implantação do geoprocessamento e a atualização da base cadastral a ele associada trazem aumento da arrecadação da prefeitura. Além dos benefícios financeiros, o geoprocessamento funciona como uma ferramenta de aumento da eficiência e da eficácia das ações da prefeitura. Aumenta a eficiência ao permitir decisões mais rápidas e facilitar o processamento de informações. Ao elevar o acervo de informações disponíveis para o governo municipal tomar decisões, o uso do geoprocessamento aumenta a capacidade operativa da prefeitura, em termos de tempo de intervenção e em termos de qualidade das decisões. Os dirigentes e técnicos passam a dispor de mais conhecimentos sobre o município. Traz maior eficácia por permitir uma profundidade de análise que normalmente não é possível com as ferramentas tradicionais. Também permite o desenho mais adequado de políticas públicas, proporcionando melhor qualidade de gestão. Levando o uso de informações a um patamar superior, o impacto não ocorre somente no seu uso direto. Passa a haver uma exigência maior de informações de qualidade, motivada pelas próprias aplicações que vão sendo implantadas e podem ser constantemente aperfeiçoadas.

Usando o trecho acima - escrito por José Carlos Vaz, Victor Petrucci e Raquel Rolnik, especialistas em planejamento urbano com uso de geoprocessamento - como referência inicial, julgue os itens que se seguem.


O geoprocessamento pode ser usado a serviço do ordenamento e da gestão do território, permitindo a constituição de uma base cartográfica geoprocessada que pode servir a diversas aplicações setoriais. Nessa linha, é possível construir uma base de dados informatizada que reproduza a configuração do território do município, identificando elementos como logradouros, lotes e glebas, edificações, redes de infra- estrutura, propriedades rurais, estradas e acidentes geográficos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    O primeiro passo para a implantação do geoprocessamento em uma prefeitura é a obtenção de uma base cartográfica (mapa) a ser informatizada. Para isso, o ideal é utilizar serviços de aerofotogrametria. As imagens obtidas pela fotografia aérea passam pelos processos de restituição (transformação de fotos em informações cartográficas) e digitalização (transformadas em arquivo de computador).

    Caso não se disponha de imagens aéreas, é possível utilizar mapas existentes. Com isso pode-se ter perdas de qualidade das informações em termos de precisão e atualização.

    Note-se que é fundamental implantar o geoprocessamento sobre uma base cartográfica atualizada. Implantá-lo sobre uma base de má qualidade gerará a tomada de decisões incorretas ou inadequadas, ou seja, ocorrerá uma otimização do erro – a prefeitura aumentará a sua capacidade de errar.

    Uma vez dispondo de uma base cartográfica digitalizada, é preciso fazer o tratamento das informações, alimentando-a com dados referentes aos lotes, glebas, edificações e propriedades rurais (proprietário, utilização, dados cadastrais), estradas e logradouros (utilização, tipo de pavimento, sinalização, linhas de ônibus, volume de tráfego) e redes de infra-estrutura (dimensões e capacidade das redes, equipamentos de apoio).

    Este tipo de levantamento exige um trabalho de obtenção de informações atualizadas (por isso o recurso à aerofotogrametria é valioso), inclusive contando com levantamentos complementares in loco (que pode ser feito, por exemplo, pela equipe de fiscais da prefeitura ou contratado especialmente).

    O resultado destas etapas é uma base cartográfica em computador que chega ao nível de lote. Caso não seja possível atingir esse nível de profundidade, pode-se construir, com recurso à base cartográfica pré-existente, pelo menos uma base com logradouros e acidentes geográficos.

  • Quando os tripulantes do navio chegaram a terra Santa!

    Crase há, pois está especificando a terra...

  • Parabéns! Ótima explicação!


ID
1042348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O geoprocessamento é um investimento com alta taxa de retorno para a prefeitura. Do ponto de vista financeiro, em geral, a implantação do geoprocessamento e a atualização da base cadastral a ele associada trazem aumento da arrecadação da prefeitura. Além dos benefícios financeiros, o geoprocessamento funciona como uma ferramenta de aumento da eficiência e da eficácia das ações da prefeitura. Aumenta a eficiência ao permitir decisões mais rápidas e facilitar o processamento de informações. Ao elevar o acervo de informações disponíveis para o governo municipal tomar decisões, o uso do geoprocessamento aumenta a capacidade operativa da prefeitura, em termos de tempo de intervenção e em termos de qualidade das decisões. Os dirigentes e técnicos passam a dispor de mais conhecimentos sobre o município. Traz maior eficácia por permitir uma profundidade de análise que normalmente não é possível com as ferramentas tradicionais. Também permite o desenho mais adequado de políticas públicas, proporcionando melhor qualidade de gestão. Levando o uso de informações a um patamar superior, o impacto não ocorre somente no seu uso direto. Passa a haver uma exigência maior de informações de qualidade, motivada pelas próprias aplicações que vão sendo implantadas e podem ser constantemente aperfeiçoadas.

Usando o trecho acima - escrito por José Carlos Vaz, Victor Petrucci e Raquel Rolnik, especialistas em planejamento urbano com uso de geoprocessamento - como referência inicial, julgue os itens que se seguem.


O primeiro passo para a implantação do geoprocessamento em uma prefeitura é a obtenção de uma base cartográfica (mapa) a ser informatizada. Para isso, o ideal é utilizar serviços de aerofotogrametria. As imagens obtidas pela fotografia aérea passam pelos processos de restituição (transformação de fotos em informações cartográficas) e digitalização (transformadas em arquivo de computador).

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Aerofotogrametria é o nome dado ao método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, geralmente, com o fim de mapeamento.

    Complementando...

    Caso não se disponha de imagens aéreas, é possível utilizar mapas existentes. Com isso pode-se ter perdas de qualidade das informações em termos de precisão e atualização.

    Note-se que é fundamental implantar o geoprocessamento sobre uma base cartográfica atualizada. Implantá-lo sobre uma base de má qualidade gerará a tomada de decisões incorretas ou inadequadas, ou seja, ocorrerá uma otimização do erro – a prefeitura aumentará a sua capacidade de errar.

    Uma vez dispondo de uma base cartográfica digitalizada, é preciso fazer o tratamento das informações, alimentando-a com dados referentes aos lotes, glebas, edificações e propriedades rurais (proprietário, utilização, dados cadastrais), estradas e logradouros (utilização, tipo de pavimento, sinalização, linhas de ônibus, volume de tráfego) e redes de infra-estrutura (dimensões e capacidade das redes, equipamentos de apoio).

    Este tipo de levantamento exige um trabalho de obtenção de informações atualizadas (por isso o recurso à aerofotogrametria é valioso), inclusive contando com levantamentos complementares in loco (que pode ser feito, por exemplo, pela equipe de fiscais da prefeitura ou contratado especialmente).

    O resultado destas etapas é uma base cartográfica em computador que chega ao nível de lote. Caso não seja possível atingir esse nível de profundidade, pode-se construir, com recurso à base cartográfica pré-existente, pelo menos uma base com logradouros e acidentes geográficos.


ID
1630384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Esses adensamentos populacionais, cortados pela linha de fronteira, seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, apresentam grande potencial de integração econômica e cultural, assim como manifestações localizadas dos problemas característicos da fronteira."

MACHADO, Lia in SILVEIRA, M. (org.). Continente em chamas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 260.

A definição apresentada acima é referente, especificamente, ao conceito de


Alternativas
Comentários
  • Segundo o Ministério da Integração Nacional:

    Serão considerados cidades gêmeas os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho. Não serão consideradas cidades gêmeas aquelas com população inferior a 2 mil habitantes.

     


ID
1630441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em geoprocessamento, utiliza-se uma estrutura de armazenamento que facilita análises espaciais de proximidade e de vizinhança entre objetos representados. Essa estrutura tem o nome de

Alternativas
Comentários
  • De um modo geral quando o objetivo do estudo é a distribuição espacial de objetos, o desenvolvimento de análises de rede, e o conhecimento acerca dos relacionamentos espaciais entre os objetos, então a estrutura vetorial é a mais adequada.

     

    Por outro lado se o objetivo do estudo é a variabilidade espacial de um fenômeno (como é o caso em estudos ambientais, por exemplo), então a estrutura matricial pode ser mais adequada.

     

    Fonte: 

    Pina, Maria de Fátima de. Conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia aplicados à saúde.
    Maria de Fátima de Pina e Simone M. Santos.
    Brasília: OPAS, 2000.

  • Gab. D

    Complementando...

    Os dados geográficos são agrupados em duas grandes classes ou modelos de representação, a saber: vetorial e matricial (raster). Estas classes de representação se referem a forma na qual os dados espaciais são armazenados (vetores ou matrizes).

    ~~> Vetores: pontos, linhas, curvas e formas (polígonos).

    Classe Vetorial: dados espaciais armazenados no modelo vetorial tem a localização e os atributos gráficos de cada objeto representadas por pelo menos um par de coordenadas. Nesta classe as entidades podem ser apresentadas na forma de pontos, linhas (arcos e demais elementos lineares) e polígonos (áreas).

    ~~> Grade(raster em inglês): matriz, pixels, grade, gráfico de bitmap é uma matriz, ou pontos de cor.

    Classe Matricial: Nesta modelo, a representação é feita através de uma matriz composta de um certo número de colunas e linhas, onde cada célula tem um valor correspondente ao atributo analisado e pode ser localizada pelo cruzamento entre as linhas e colunas.

    Dados raster, ou matriciais são imagens que contêm a descrição de cada pixel.

    Classe raster representa melhor fenômenos com variação contínua no espaço.

    Vantagens e desvantagens:

    >Precisão Geométrica : Os dados de estrutura vetorial possuem uma precisão geométrica/acurária maior que os dados de estrutura matricial.

    >Tamanho do Arquivo: Os dados de estrutura vetorial necessitam de menor espaço em disco para serem armazenados.

    >Processamento: O processamento de dados matriciais é mais simples, os dados matriciais são indicados para o processamento de elementos da superfície contínua. Processamento dos dados matriciais é MAIS RÁPIDO

    >Exibição: Os dados de estrutura vetorial são mais rápidos para serem exibidos.


ID
1695124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do processo de urbanização, julgue o item seguinte.

O levantamento de campo do tipo vistoria técnica consiste na realização de levantamento topográfico produzido por equipe de topógrafos e assistentes, sendo utilizadas as informações adquiridas para realizar uma delimitação precisa do assentamento, embora menos rigorosa do que a do levantamento topográfico cadastral.


Alternativas
Comentários
  • Na resoluçao 21 do CAU, podemos encontrar a definiçao de vistoria:

    Vistoria de obra ou serviço – atividade que consiste na constatação de um fato ou estado de obra ou serviço, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram;

    O erro esta em afirmar que e menos rigorosa.....

  • MAIS RIGOROSA OXI

  • Vistoria técnica é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

    Ela não é uma etapa em que você realiza a atividade fim propriamente dita (no caso da questão, o levantamento topográfico). Nesse caso, a vistoria seria uma etapa anterior ao levantamento cadastral, uma etapa em que os especialistas responsáveis pelo levantamento "dariam uma olhada" no terreno, analisando o tipo do terreno e suas declividades, para, a partir disso, decidirem a melhor maneira de realizar o levantamento.

    Obs: Não confundam a descrição minuciosa de uma vistoria (cujo produto pode ser um parecer por exemplo) com o rigor de um levantamento cadastral. São etapas diferentes no processo de levantamentos topográficos.

    Siga no Instagram: @arquiteturaconcursos


ID
1695157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na demarcação de um imóvel rural, é possível utilizar poligonais do tipo fechada e aberta para realizar o levantamento topográfico. A esse respeito, julgue o item a seguir.

Em levantamentos topográficos rurais, uma finalidade da poligonal aberta é a de amarrar pontos distantes da área demarcada.


Alternativas
Comentários
  • essa amaração está relacionada com o princípio da vizinhança mencionado pela NBR 13 133...

     

    Os pontos devem possuir amarração (ligação aos demais) com a finalidade de identificar a dimensões a forma e os limites da área levantada, não somente isso como serve para relacionar as precisões de um ponto com o outro (tendo em vista que os pontos antecedentes sempre serão mais precisos que seus sucessores)...

     

    O princípio da vizinhança é o princípio básico da geodésia (ciência que estuda as formas da Terra) que diz que para representarmos algo devemos ter um ponto de referência (datum, ou data no plural). No sistema geodésico brasileiro possuímos pontos ao longo de todo o Brasil de altitudes e coordenadas que servem de referência caso qualquer um engenheiro agrimensor queira fazer um levantamento


ID
1697824
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao uso da computação gráfica na arquitetura e no urbanismo, analise as afirmativas a seguir.

I. A computação gráfica pode ser usada para fazer mapas e criar maquetes de cidades.

II. A computação gráfica pode ser usada para projetar o espaço construído urbano bi e tridimensionalmente.

III. A computação gráfica ainda não pode ser usada como instrumento de reflexão sobre o espaço urbano.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I. A computação gráfica pode ser usada para fazer mapas e criar maquetes de cidades.

    II. A computação gráfica pode ser usada para projetar o espaço construído urbano bi e tridimensionalmente.

    III. A computação gráfica ainda não pode ser usada como instrumento de reflexão sobre o espaço urbano. (Pode sim!)

    LETRA D


ID
1756846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a obtenção de mapas, é necessário que haja a projeção da superfície real ou física em formas geométricas, sendo que alguns ajustes prévios são necessários para que se possa fazer a projeção cartográfica. Acerca das noções de cartografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) acredito que escalas sejam adimensionais.

    b) elipsoide

    c) geoide

    d) correta

    e) datum altimétrico

  • Escala é a relação matemática entre o comprimento ou a distância medida sobre um mapa e a sua medida real na superfície terrestre. Esta razão é adimensional já que relaciona quantidades físicas idênticas de mesma unidade. A escala pode ser representada numericamente e graficamente.

  • Altitude ortométrica: entre o geoide e a superfície

    Altitude geométrica: entre o elipsoide e a superfície

    Altura geoidal: entre o elipsoide e o geoide

  • A- A escala cartográfica é uma relação de proporcionalidade existente entre a dimensão real e a dimensão gráfica, expressa em centímetros.(adimensional)

    B - geoide é a forma da Terra que, por ser definida como achatada nos polos e mais larga no equador, apresenta o formato de uma elipse. (Elipse)

    C - Por ser irregular, a superfície física da Terra tem de ser suavizada por meio do elipsoide de rotação e depois deve-se fazer regularização geométrica por meio do geoide. (geodésia)

    D - Ondulação ou altura geoidal é a distância ou o espaçamento existente entre o geoide e o elipsoide, obtido sob a normal ao elipsoide.

    E - O datum horizontal do Sistema Geodésico Brasileiro é a estação maregráfica do Porto de Imbituba em Santa Catarina. (estação é no vértice de Mauá em MG no Brasil)


ID
2159839
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma ferramenta importante do GeoMedia é o join, que possibilita fazer links de tabelas com as features cartográficas. O tipo de join que mostra todos os dados gráficos, mas apenas faz o link com os que são em comum aos registros, é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta E...errei!

    https://www.devmedia.com.br/clausulas-inner-join-left-join-e-right-join-no-sql-server/18930

  • se uma questão dessa cai na prova, o que resta é chorar


ID
2250505
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As situações descritas nas questões a seguir são hipotéticas.

Na análise da descrição de uma gleba constante do registro de imóveis em uma cidade do Estado de São Paulo, datada da década de 1960, identificou-se uma diferença entre o valor numérico dos azimutes magnéticos que constam da descrição do perímetro da gleba e os valores numéricos, verificados em levantamento recente, dos azimutes referenciados ao norte magnético. Apresenta-se, ainda, diferença numérica significativa em relação aos azimutes referenciados ao norte verdadeiro. Uma vez estabelecido quais seriam os valores corretos, essa descrição deverá, a seguir, ser refeita, definindo- -se coordenadas compatíveis com o cadastro oficial do município, que por sua vez se adequou recentemente ao sistema geodésico de referência oficialmente adotado no País. As diferenças de valores identificadas

Alternativas
Comentários
  • A declinação magnética - diferença entre o azimute magnético e o azimute verdadeiro- varia de acordo com o tempo e a posição geográfica.

    Quanto ao SIRGAS 2000- Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas 2000- é o sistema de referência oficial no Brasil.

    O SAD 69 não é mais usado no Brasil.


ID
2299516
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o planejamento urbano, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Não possui instrumentos que favorecem o estudo da dinâmica populacional dos Municípios brasileiros. (Possui)

    b) As alterações da paisagem não fazem parte do planejamento urbano. (Fazem parte)

    c) As análises espaciais de diversas naturezas como a densidade populacional não geram subsídios para o planejamento urbano, pois são processadas para estudos distintos dos almejados pelos gestores públicos. (Geram subsídios)

    d) O Estatuto das Cidades não prevê nenhuma variável do planejamento urbano. (Prevê variáveis)

    e) Os Sistemas de Informação Geográfica − SIG são importantes ferramentas de suporte para o planejamento urbano em função do crescimento acelerado das cidades que modifica o seu espaço em um curto período de tempo.

    Gabarito: Letra E


ID
2404015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a cartografia e georreferenciamento, julgue o próximo item.

Os mapas digitais podem assumir duas formas básicas: vetor e grade. A primeira é formada por pixels (menor elemento da imagem), e a segunda pode assumir a forma de pontos, linhas ou polígonos.

Alternativas
Comentários
  • Definição trocada.

    Vetores: pontos, linhas polígonos.

    Grade: matriz, pixels.

  • é o "RERVEZTRÉZ"

  • Gab. Errado

    Gráficos vetoriais são geometrias simples como pontos, linhas, curvas e formas (polígonos). São todas baseadas em expressões matemáticas, para representar as imagens na computação gráfica. Cada elemento possui pontos com uma posição definida sobre eixos X e Y do plano de trabalho e também podem receber um atributo para uma cor, forma, uma espessura e um preenchimento.

    Em computação gráfica, uma imagem grade (raster em inglês) ou gráfico de bitmap é uma matriz de pontos, que representa geralmente uma grade retangular de pixel ou pontos de cor, que podem ser visualizados por meio de um monitor, papel ou mesmo no seu celular.

    Gráficos vetoriais: pontos, linhas, curvas e formas (polígonos).

    grade (raster em inglês): gráfico de bitmap é uma matriz, pixel ou pontos de cor,


ID
2404018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a cartografia e georreferenciamento, julgue o próximo item.

O mapeamento sistemático do Brasil é feito na projeção UTM (universal transverse mercator), que se baseia em um sistema de coordenadas planas, ou coordenadas cartesianas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Projeção UTM - "Universal Transverse Mercator" O mapeamento sistemático do Brasil, que compreende a elaboração de cartas topográficas, é feito na projeção UTM (1:250.000, 1:100.000, 1:50.000, 1:25.000). Relacionam-se, a seguir, suas principais características:  

    • a superfície de projeção é um cilindro transverso e a projeção é conforme;

    • o meridiano central da região de interesse, o equador e os meridianos situados a 90o do meridiano central são representados por retas;

    • os outros meridianos e os paralelos são curvas complexas;

    • a escala aumenta com a distância em relação ao meridiano central, tornando-se infinita a 90o do meridiano central;

    • como a Terra é dividida em 60 fusos de 6° de longitude, o cilindro transverso adotado como superfície de projeção assume 60 posições diferentes, já que seu eixo mantém-se sempre perpendicular ao meridiano central de cada fuso;

    • aplica-se ao meridiano central de cada fuso um fator de redução de escala igual a 0,9996, para minimizar as variações de escala dentro do fuso;

    • duas linhas aproximadamente retas, uma a leste e outra a oeste, distantes cerca de 1o 37’ do meridiano central, são representadas em verdadeira grandeza.  


ID
2495848
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As representações de superfícies curvas em um plano envolvem extensões ou contrações que resultam em distorções. Sendo assim, as projeções cartográficas podem ser classificadas quanto

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA = B

    Método: Geométricas (geometria descritiva); analítica (matemática)

    Superfície de projeção: Planas (azimutais); cônicas; cilíndricas; poli-superfíciais.

    Propriedades: Equidistantes; conformes; equivalentes; afiláticas.

    Tipo de contato entre as superfícies de projeção e referências: Tangentes; secantes.


ID
2580493
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Geoprocessamento é a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica. Sobre as ferramentas computacionais para geoprocessamento, os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), considere as seguintes afirmativas:


1. Os objetos num GIS são definidos pelas suas posições e pelos múltiplos atributos que descrevem as características do objeto.

2. Todos os dados de um sistema de informações geográficas (GIS) são referenciados espacialmente.

3. Cada elemento cartográfico tem sua representação vetorial definida através de um ponto, linha ou polígono.

4. Imagens representam formas de captura indireta de informação espacial, sendo necessário recorrer a técnicas de fotointerpretação e de classificação para individualizá-las.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1 - Este mapa deverá estar associado a categoria do modelo e similarmente ao modelo cadastral, o processo de modelagem espacial é definido por objetos geográficos rede.Cada objeto geográfico (por exemplo um cabo telefônico, transformador de rede elétrica ou cano de água) possui uma localização geográfica exata e está associado a atributos descritivos, presentes no banco de dados.

    Num nível mais simples, uma agregação é usada, por exemplo, para agregar atributos, ou seja, um objeto é definido pelo conjunto dos atributos que o descreve.

    2 - Sistemas de informações geográficas (SIG) são sistemas computacionais capazes de capturar, armazenar, consultar, manipular, analisar e imprimir dados referenciados espacialmente em relação a superfície da Terra [MAG 91]

    3 - Modelo Vetorial

    Pontos – representados por um vértice, ou seja, por apenas um par de coordenadas, definindo a localização de objetos que não apresentam área nem comprimento. Exemplos: hospital representado em uma escala intermediária ou cidade em uma escala pequena, epicentro de um terremoto.

    Linhas poligonais ou arcos – representados por, no mínimo, dois vértices conectados, gerando polígonos abertos que expressam elem entos que possuem comprimento ou extensão linear. Exemplos: estradas, rios.

    Polígonos – representados por, no mínimo, três vértices conectados, sendo que o primeiro vértice possui coordenadas idênticas ao do último, gerando, assim, polígonos fechados que definem elementos geográficos com área e perímetro. Exemplos: limites políticos-administrativos (municípios, estados), classes de mapas temáticos (uso e cobertura do solo, pedologia).

    4 - Representam formas de captura indireta de informação espacial. Obtidas por meio de satélites, fotografias aéreas ou "scanners" aerotransportados, as imagens são armazenadas como matrizes, onde cada elemento de imagem (denominado "pixel") tem um valor proporcional à reflectância do solo para a área imageada.

    Os objetos geográficos estão contidos na imagem e para individualizá-los, é necessário recorrer a técnicas de foto-interpretação e de classificação automática.

    Todas estão corretas

    Memento mori!


ID
2890024
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O geoprocessamento é um recurso crucial não apenas para o planejamento urbano, mas também para o projeto de arquitetura e urbanismo. Em relação ao geoprocessamento, no que diz respeito à representação vetorial e matricial para mapas temáticos, é correto afirmar que a Representação

Alternativas
Comentários
  • Os dados geográficos são agrupados em duas grandes classes ou modelos de representação, a saber: vetorial e matricial (raster).

    Vetorial:

    Dados espaciais armazenados no modelo vetorial tem a localização e os atributos gráficos de cada objeto representadas por pelo menos um par de coordenadas.

    Nesta classe as entidades podem ser apresentadas na forma de pontos, linhas (arcos e demais elementos lineares) e polígonos (áreas). Pontos são utilizados para representar, por exemplo, a localização de crimes ou ocorrências de doenças. Linhas tem aplicação na representação de redes de esgoto, traçado de rios e semelhantes. Polígonos podem representar desde lotes de uma quadra até continentes.

    Com respeito aos polígonos é digno de nota observar que estes dividem o plano em duas regiões: o interior, que em geral inclui a fronteira do polígono fechado e o exterior.

    Matricial (raster):

    Nesta modelo, a representação é feita através de uma  composta de um certo número de colunas e linhas, onde cada célula tem um valor correspondente ao atributo analisado e pode ser localizada pelo cruzamento entre as linhas e colunas.

    A escolha do uso do modelo vetorial ou matricial dependerá de diversos fatores, pois ambos apresentam vantagens e desvantagens na sua utilização. Por exemplo, a classe raster representa melhor fenômenos com variação contínua no espaço. Já o armazenamento na forma de vetores (por coordenadas) é mais preciso.

  • 28 de Abril de 2019 às 12:01

    Rayana qual a fonte?

  • A fonte que a Rayana usou: www.infoescola.com/cartografia/dados-geograficos

  • http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/

  • Em relação à letra C que foi considerada como errada....

    Então a forma matricial é melhor para pequenas ou grandes areas??

    Alguém sabe dizer?


ID
2890027
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os sistemas de informação geográfica permitem a exploração dos mais diversos dados espaciais, disponibilizando informações que antes eram muito difíceis de serem obtidas. Acerca da manipulação e análise de dados em sistemas de informação geográfica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • encontrei dois trabalhos sobre Modelagem Numérica do Terreno:

  • Alguém saberia o erro das outras alternativas ?

    Ou onde encontrá-las...

  • C - A Modelagem Numérica do Terreno, fundamental para aplicações de engenharia, tem como funções essenciais: análise de perfis, geração de mapas de declividade e aspecto e visualização 3D.

  • a) Análise Geográfica: permite a combinação de informações temáticas. Pode ser realizada no domínio vetorial ou domínio matricial (“raster”). Um conjunto importante de procedimentos de análise geográfica foi definido por Tomlin (1990). Denominado “Álgebra de Mapas”, estas definições são a base de implementações de operadores de análise em diferentes sistemas. Estas funções incluem: · Reclassificação; · Intersecção (“overlay”); · Operações, boleanas e matemáticas entre mapas; e · Consulta ao banco de dados.

    b) Processamento Digital de Imagens: tratamento de imagens de satélite e de “scanners”. Com o advento de Satélites de Alta Resolução e de técnicas de Fotogrametria Digital, as imagens de satélite e aerotransportadas estão se transformando cada vez mais úteis para estudos ambientais e cadastrais. Entre as funções necessárias estão: · Realce por modificação de histograma; · Filtragem espacial; · Classificação estatística por máxima verossimilhança; · Rotação espectral (componentes principais); · Transformação IHS-RGB; e · Registro.

    c) Modelagem Numérica do Terreno: Permite cálculo de declividade, volume, cortes transversais, linha de visada. Fundamental para aplicações de engenharia, o conjunto básico consta de: · Determinação do modelo ( grade regular ou triangular) a partir de pontos esparços ou linhas; · Geração de mapas de contorno (isolinhas); · Geração de mapas de declividade e de aspecto; · Visualização 3D (com imagens e temas); · Cálculo de volumes; e · Análise de perfis. [GABARITO]

    d) A Geodésia e Fotogrametria permitem a realização, por software, de procedimentos de restituição e ortoretificação digital. Na Modelagem de Redes, as redes são estruturas lineares conectadas que armazenam informações sobre os recursos que fluem entre localizações geográficas distintas. 


ID
3065323
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atualmente, uma das principais utilidades de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) no processo de planejamento urbano municipal é poder

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de informação geográfica (SIG), também conhecido como GIS (acrónimo/acrônimo inglês de geographic information system), é um sistema de , , informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

    Fitz (2008) conceitua SIG como um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido. Tal leva a que gestores de projeto ou administradores de organizações possam geodecidir.

  • Gab. E

    Em síntese, um SIG é um recurso de informática que integra bases de dados de origens distintas, sobre uma base cartográfica. Lembramos que os dados associados aos elementos da base cartográfica, não se restringem apenas a dados alfanuméricos, mas a qualquer tipo de informação, desde que digitalizada, adequada e compatível com o SIG em uso. Também a base cartográfica deve ter sido construída com a finalidade de integrar um SIG ou deverá ser preparada para esta aplicação, o que, em certos casos, pode conduzir à decisão de construção de uma nova base cartográfica


ID
3263293
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Geoprocessamento está sendo utilizado de forma crescente para tomada de decisão em diversas áreas, como no planejamento urbano e regional, sendo um importante aliado desde as etapas de levantamento de dados até a medição dos resultados de projeto. Sendo assim, o geoprocessamento pode auxiliar os trabalhos na área de planejamento e desenho urbano à medida que

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa A é quando afirma "diferentes bases de dados" ???


ID
3263917
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o geoprocessamento consiste em um conjunto de tecnologias voltadas a coleta e tratamento de informações espaciais para um objetivo específico. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo relacionadas ao geoprocessamento.

I. Processos de análise espacial tratam dados geográficos que possuem uma localização geográfica (expressa como coordenadas em um mapa) e atributos descritivos (que podem ser representados num banco de dados convencional).
II. O Sistema de Geoprocessamento é destinado ao processamento de dados referenciados geograficamente, desde a sua coleta até a geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, entre outros.
III. As atividades envolvendo o geoprocessamento são executadas por sistemas específicos mais comumente chamados de Sistema de Informação Geográfica (SIG).
IV. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) consiste em um poderoso conjunto de ferramentas apenas para a transformação e visualização de dados, sendo a coleta e o armazenamento de informações realizados por meio de outros tipos de software.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • IV. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) consiste em um poderoso conjunto de ferramentas apenas para a transformação e visualização de dados, sendo a coleta e o armazenamento de informações realizados por meio de outros tipos de software. O SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardware capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.

  • Gab. C

    I. Processos de análise espacial tratam dados geográficos que possuem uma localização geográfica (expressa como coordenadas em um mapa) e atributos descritivos (que podem ser representados num banco de dados convencional). ✅

    II. O Sistema de Geoprocessamento é destinado ao processamento de dados referenciados geograficamente, desde a sua coleta até a geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, entre outros. ✅

    III. As atividades envolvendo o geoprocessamento são executadas por sistemas específicos mais comumente chamados de Sistema de Informação Geográfica (SIG). ✅

    IV. Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) consiste em um poderoso conjunto de ferramentas apenas❌ para a transformação e visualização de dados, sendo a coleta e o armazenamento de informações realizados por meio de outros tipos de software.

    Etapas do geoprocessamento feito pelos SIG:

    coleta!!!

    armazenamento!!!

    tratamento

    análise de dados !

    uso integrado das informações. 

    Os 5 recursos básicos dos SIG são pessoas, hardware, software, dados e redes.


ID
3269332
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sistema de Informação Geográfica - SIG pode ser definido como um sistema implementado em computador que tem como função adquirir, armazenar, manipular, analisar e visualizar dados do mundo real sob três aspectos:


I- Dados geográficos, que são aqueles definidos espacialmente e representados normalmente através de mapas.

II- Características dos dados geográficos, ou atributos, normalmente compostos por valores alfanuméricos armazenados em forma de gráficos.

III- As relações espaciais entre os elementos, chamadas “relações topológicas”.


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • I- Dados geográficos, que são aqueles definidos espacialmente e representados normalmente através de mapas. correto

    II- Características dos dados geográficos, ou atributos, normalmente compostos por valores alfanuméricos armazenados em forma de gráficos. tabelas

    III- As relações espaciais entre os elementos, chamadas “relações topológicas”. correto

    B- I e III

  • Alguém sabe explicar qual é o erro da afirmativa II?

  • Gandalf....

    O erro está no fato de que os atributos não são armazenados em gráficos.

    Cada atributo no SIG está sempre associado a uma entidade gráfica que, por sua vez, está vinculada a um sistema de coordenadas. Os atributos são estruturados em tabelas que compõem os bancos de dados alfanuméricos. 

    Fonte: https://docs.ufpr.br/~felipe/sig.pdf


ID
3630976
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à definição de sensoriamento remoto. 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Ciência que visa ao desenvolvimento da obtenção de imagens da superfície terrestre, por meio da detecção e medição quantitativa das respostas das interações da radiação eletromagnética com os materiais terrestres.

  • sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).

    Complementando...

    A utilização desse tipo de técnica é de fundamental importância no contexto atual das sociedades, pois ela é capaz de revelar muitos dados geográficos e até históricos concernentes aos espaços naturais e também sociais, como a distribuição das áreas florestais, o avanço do desmatamento, o crescimento das áreas urbanas, etc.

    Pode-se dizer que o sensoriamento remoto surgiu logo após a invenção da máquina fotográfica, quando se tornou possível o registro de imagens a partir do céu. Inicialmente, utilizavam-se pombos ou balões a fim de captar imagens da superfície vistas de cima, geralmente para o reconhecimento de lugares ou produção de mapas.

    Em tempos de guerra, essa foi também uma importante estratégia para o reconhecimento do território inimigo, o que auxiliava na elaboração de planos de ataque e contra-ataque. Foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que esse sistema começou a aperfeiçoar-se por meio da utilização de aviões então recentemente inventados. O conjunto de técnicas de registro da superfície por meio da fotografia foi chamado de aerofotogrametria, que, além do registro da imagem, consistia também no tratamento dessa e de suas adaptações para a produção de visualizações de áreas inteiras. Esse procedimento é até hoje amplamente realizado.

    Além da aerofotogrametria, outro recurso de sensoriamento remoto bastante utilizado são os satélites. Com eles, tornou-se possível o registro de imagens em pequena escala, ou seja, de amplas áreas; ou, até mesmo, de mapas com escalas variadas e flexíveis, possibilitando o manejo para diferentes mapas de localização e temáticos


ID
3631021
Banca
IADES
Órgão
CAU-BR
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os objetos geoespaciais devem possuir metadados que possibilitem identificar o processo de produção, as especificações técnicas utilizadas, os insumos empregados e a temporalidade. Com essas informações, os usuários podem definir se eles são ou não adequados às respectivas necessidades. Com base no exposto, é correto afirmar que a diretriz que indica o adequado ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais é o(a

Alternativas
Comentários
  • Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE foi instituída pelo  com a seguinte definição:

    Conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.

  • A INDE nasce com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer cliente que tenha acesso à Internet.

    Os dados geoespaciais serão catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.


ID
3645178
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O conjunto de tecnologias que utilizam representações computacionais do espaço geográfico para modelar e analisar fenômenos espaço-temporais é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Geoprocessamento é o conjunto de tecnologias que utilizam representações computacionais do espaço geográfico para modelar e analisar fenômenos espaços-temporais.

  • Georreferenciamento e geoprocessamento são formas de obter dados geográficos.

    O geoprocessamento é o processamento de dados georreferenciados. Essas ferramentas permitem fazer análises complexas e integrar dados de diversas fontes, criando um banco de dados. Somente assim é possível automatizar a produção de documentos cartográficos.

    O geoprocessamento utiliza técnicas computacionais e matemáticas para tratar as informações geográficas, e vem influenciando áreas como a Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Planejamento Urbano e Regional e etc. Essas ferramentas computacionais são conhecidas como Sistemas de Informação Geográfica GIS (sigla em inglês para SIG), esses sistemas permitem a complexa análise desses dados, criando banco de dados georreferenciados.

    Georreferenciar uma imagem, mapa ou qualquer informação geográfica, é conseguir transformar suas coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência. Para conseguir fazer o georrefenciamento é preciso obter as coordenadas dos pontos de controle (locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, como rios, represas, intersecções de estradas, etc.) do mapa a ser referenciado.

    No Brasil, a Lei 10.267/01 torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel para qualquer alteração na matrícula do imóvel.

  • Geoprocessamento - recolhe e processa informações de dados espaciais com o intuito de disponibilizar uma análise sobre o terreno em questão.

    Georreferenciamento - está relacionado a imóveis rurais. 


ID
3646126
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Sistema de Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) é um sistema utilizado internacionalmente para representação da superfície da Terra.


Considere que as coordenadas dos pontos A e B estão na mesma zona, A = (731243 m E; 7020650 m S) e B = (791243 m E; 7100650 m S)


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a distância linear entre os pontos A e B.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser resolvida pela fórmula da distância entre dois pontos, oriunda da geometria analítica.

    Raiz quadrada de: (X2-X1)elevado ao quadrado + (Y2-Y1)elevado ao quadrado

    Raiz quadrada de: (791243m-731243m)elevado ao quadrado + (7100650m-791243m)elevado ao quadrado

    Raiz quadrada de: (60Km)elevado ao quadrado+(80km) elevado ao quadrado

    100Km


ID
3646144
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, quanto às propriedades das projeções cartográficas.


Coluna 1 Projeções cartográficas

1. Conformes
2. Equidistantes
3. Equivalentes
4. Afiláticas


Coluna 2 Propriedades


( ) Têm a propriedade de não alterarem as áreas.
( ) Representam sem deformação, todos os ângulos e formas.
( ) Não apresentam deformações lineares, sendo representado em escala uniforme.
( ) As áreas, os ângulos e os comprimentos não são conservados.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3653494
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“A partir da utilização do GPS é possível obter a orientação do que se chama de norte geográfico, que também é conhecido como norte _____________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    norte geográfico (norte verdadeiro) resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra.


ID
3742285
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em Cartografia e Sistemas de Informação, a medida que determina o tamanho do menor objeto identificável na imagem, ou a menor área da superfície terrestre representada na imagem, corresponde à resolução

Alternativas
Comentários
  • Em Cartografia e Sistemas de Informação, a resolução espacial corresponde à medida de menor separação linear ou angular entre dois objetos, geralmente medida em pixels (picture cells). 

    Com superfície contínua, cada pixel representa uma área no terreno, o que define a resolução espacial. Documentos de maior resolução espacial terão pixels de menor tamanho, já que discrimina objetos de menor tamanho. Logo, distâncias e medidas de área são mais exatas em documentos com maior resolução. No entanto, esses documentos necessitam de mais espaço para serem armazenados.


    Gabarito: Alternativa B. 
  • Resolução Espacial

    As imagens de sensores remotos possuem estrutura matricial, onde seu elemento principal é denominado pixel;

    A resolução espacial de uma imagem refere-se ao tamanho que este pixel representa na realidade;

    Para um mesmo sensor remoto, cada pixel representa sempre uma mesma área com as mesmas dimensões na superfície da Terra.

    Quanto menor for o tamanho real deste pixel, maior será a resolução espacial desta imagem, o que significa que maior será a capacidade de registrar objetos dispostos na superfície terrestre.

    fonte: https://www.ufjf.br/lga/files/2011/03/10-Caracter%c3%adsticas-da-Imagens.pdf


ID
3768460
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Inúmeras são as aplicações do geoprocessamento dentro de uma prefeitura, inclusive para a avaliação de informações básicas. Entretanto observa-se que a maior dificuldade enfrentada pelas prefeituras está na criação do banco de dados de informações georreferenciadas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Facilmente dá pra perceber que essa alternativa está incorreta. A própria alternativa fala que são dados preliminares, e depois fala que é para assumir como verdade ABSOLUTA (nada é absoluto rs).

    Etapas do geoprocessamento: (mnemônico: CO/AR - TrAT/ANA(parece nome TATIANA) na SAÍDA)

    CO - coleta,

    AR - armazenamento,

    TrAT - tratamento

    ANA - análise de dados !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SAÍDA) - uso integrado das informações (saúda) 


ID
4124764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O ArcInfor Desktop, o mais abrangente e completo software da família ArcGIS, integra três aplicações: o ArcMap, o ArcCatalog e o ArcToolbox. Com relação a esse software, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    ArcGIS para Desktop, que está licenciado sob três níveis de funcionalidades:

    1) Desktop Básico (anteriormente conhecido como ArcView), que permite visualizar dados espaciais, criar mapas em camadas, e realizar análise espacial de base;

    2) Desktop Standard (anteriormente conhecido como ArcEditor), que, além da funcionalidade do ArcView, inclui ferramentas mais avançadas para manipulação de arquivos de forma e geodatabases;

    3) Advanced Desktop (anteriormente conhecido como ArcInfo), que inclui capacidades de manipulação de dados, edição e análise.

    Consiste em vários aplicativos integrados, incluindo o ArcMap , ArcCatalogArcToolbox , ArcScene , ArcGlobe e ArcGIS Pro:

    ArcCatalog é o aplicativo de gerenciamento de dados, usado para procurar conjuntos de dados e arquivos em um computador, banco de dados ou outras fontes. Além de mostrar quais dados estão disponíveis, o ArcCatalog também permite que os usuários visualizem os dados em um mapa. O ArcCatalog também oferece a capacidade de visualizar e gerenciar metadados para conjuntos de dados espaciais.

    ArcMap é o aplicativo usado para visualizar, editar e consultar dados geoespaciais e criar mapas . A interface do ArcMap tem duas seções principais, incluindo uma tabela de conteúdos à esquerda e o (s) quadro (s) de dados que exibem o mapa. Os itens no índice correspondem a camadas no mapa.

    ArcToolbox contém ferramentas de geoprocessamento, conversão de dados e análise, além de grande parte da funcionalidade do ArcInfo. Também é possível usar o processamento em lote com o ArcToolbox, para tarefas repetidas com frequência.

    ArcScene é uma aplicação que permite ao usuário visualizar seus dados GIS em 3-D e está disponível com a licença 3D Analyst. Nas propriedades da camada do ArcScene existe uma função de extrusão que permite ao usuário exagerar as características de três alianças dimensionais.

    ArcGlobe é outro dos aplicativos de visualização 3D do ArcGIS disponíveis com a Licença de Analista 3D. O ArcGlobe é um aplicativo de visualização 3D que permite visualizar grandes quantidades de dados GIS em uma superfície de globo.

    O aplicativo ArcGIS Pro foi adicionado ao ArcGIS for Desktop em 2015.  Ele tinha os recursos combinados dos outros aplicativos integrados e foi construído como um aplicativo de software totalmente de 64 bits .


ID
5385625
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A cartografia de um município brasileiro utiliza dois sistemas de coordenadas, para determinação de pontos significativos: (i) latitude e longitude do ponto e (ii) valores de distâncias métricas em relação ao equador e ao meridiano central, aos quais é atribuído um valor numérico (1000000 m para o Equador e 500000 m para o meridiano central). Esses dois sistemas de coordenadas, são denominados, respectivamente, coordenadas

Alternativas
Comentários
  • Sistema de coordenadas geográficas: os pontos da superfície terrestre são referidos a um sistema de linhas imaginárias (meridianos e paralelos) que identificam suas posições mediante coordenadas caracterizadas por suas latitudes e longitudes

    Sistema de coordenadas plano-retangulares UTM: as posições dos pontos situados na superfície terrestre são referidas a eixos coordenados plano-retangulares; nesse caso, os pontos da superfície são determinados por coordenadas retangulares X e Y. Cada um dos fusos, chamados fusos UTM, tem origem na interseção do seu meridiano central com a linha do Equador. As coordenadas UTM destes pontos são: x = E (Este) = 500.000,00m e y = N (Norte) = 10.000.000,00m, no Hemisfério Sul.

    FONTE: http://www.topografia.ufba.br/cartografiatg.pdf

    GABARITO: A

  • Complementando...

    GEOGRÁFICA: >Superfície esférica recebem a denominação de coordenadas geodésicas(EX. LATITUDE/LOGEN....GGGEográfica...lonGGGE

    PLANA: >Superfície plana (OU Cordenadas cartesianas) recebem a denominação da projeção às quais estão associadas, como por exemplo as coordenadas planas UTM............UTM....Terra PLANA!!! (superfície plana)


ID
5406508
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) são uma importante ferramenta para o estudo do espaço urbano e resultam da combinação entre três tipos de tecnologias:

1- Sensoriamento remoto
2- GPS
3- Geoprocessamento

Relacione, numericamente, essas tecnologias com as afirmativas que estão a seguir:
( ) Consiste na etapa de tratamento das informações para a produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações em geral.
( ) Consiste na utilização de ferramentas, como satélites e radares, para a captação de informações e imagens da superfície terrestre.
( ) Apoiado com a cobertura de diversos satélites, pode emitir informações de qualquer local do mundo, a partir de coordenadas geográficas.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
5583808
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Minaçu - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A coleta e o processamento de informações geográficas passaram a assumir um papel estratégico na administração, planejamento ou pesquisa de cidades ou regiões. A união do avanço recente em diversas áreas tecnológicas como o sensoriamento remoto, computação gráfica e CAD (Computer Aided Design), agregada a disciplinas que desenvolveram teorias e metodologias para lidar com questões espaciais, tais como, Geografia, Cartografia e Urbanismo, tornou possível o surgimento de uma área de conhecimento multidisciplinar conhecida como Geoprocessamento, termo que se tornou usual no Brasil, ou GIS - Geographical Information Systems (SIG - Sistema de Informações Geográficas).


Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre as bases conceituais do SIG para o Planejamento Urbano: 

Alternativas
Comentários
  • A - Em termos de planejamento urbano, o estágio inicial - identificação do problema - pode ser entendido como a regulamentação e localização física da cidade ou área objeto de planejamento e/ou intervenção

    "Em termos de planejamento urbano, o estágio inicial - identificação do problema - pode ser entendido como a quantificação das demandas por serviços e equipamentos públicos."

    B - Num sistema SIG, as operações de análise espacial se dão através do processamento sobre múltiplos planos de informação ou sobre bases de dados. 

    "Num sistema SIG, as operações de análise espacial podem se dar de duas maneiras básicas: processamento sobre um único plano de informação ou múltiplos planos ou sobre bases de dados."

    C - GABARITO

    D - Para os propósitos de planejamento urbano, o sistema proposto deverá ser descritivo e prescritivo.

    "Para os propósitos de planejamento urbano, o sistema proposto deverá ser: descritivo, prescritivo e preditivo (WEBSTER, 1993)"

    Fonte: PEREIRA, Gilberto; SILVA, Bárbara. GEOPROCESSAMENTO E URBANISMO.

    @revisa.arq


ID
5583817
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Minaçu - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sistemas de Informações Georreferenciadas (SIGs) podem ser vistos como um conjunto de hardware + software + peopleware, projetado para permitir o gerenciamento de dados localizados no espaço geográfico e realizar modelagens e análises, simples ou complexas, integrando diversos tipos de dados armazenados em bancos de dados georreferenciados.


Nesse sentido, sobre as noções básicas de SIGs, assinale a alternativa correta:

Alternativas