SóProvas


ID
3640405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O primeiro conhecimento é o mito. Primeiro na origem e na fundamentação de todo outro conhecimento. Mito é comunicação imediata com todos os seres; uma comunicação dionisíaca; uma comunicação entusiástica. Do mito se diferencia o conhecimento da ciência. No início, a ciência começou como filosofia. Os títulos acadêmicos de doutoramento Ph.D. das universidades anglo-saxônicas ainda lembram a identidade primitiva de filosofia e ciência. Hoje estão separadas. E administram conhecimentos diferentes. Conhecimentos importantes, porque todas as valorações da vida passam hoje, necessariamente, pelo crivo da filosofia e da ciência. Do mito, da filosofia e da ciência diferencia-se o bom senso, que é o conhecimento de uso certo e comedido de toda experiência.


Julgue o item subseqüente, com relação às idéias do texto acima e ao assunto nele abordado.

Protágoras de Abdera (490-421 a.C.) afirmava que o homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são. Nesse sentido, ele teve uma interpretação objetiva da realidade, defendendo o iluminismo e atacando os sofistas.

Alternativas
Comentários
  • defedendo o iluminismo caracteriza esta questão como errada. bastar lembrar que a o século das luzes - época do desenvolvimento do iluminismo - é o período da idade moderna, durante o século 16. Períodos filosóficos antes de Cristo tratam-se da filosofia clássica.

  • Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII.

  • O movimento sofista foi considerado um "iluminismo" da Grécia Antiga, embora os sofistas sejam vistos de maneira negativa, Giovanni Reale demonstra como eles foram importantes para a contestação do status quo, da aristocracia e a sua areté, da religião tradicional, das crenças comuns dos homens da época e inclusive para apontar as fraquezas da filosofia até então (filosofia da Physis) para instaurar um novo tipo de filosofia calcada na "descoberta do homem". O iluminismo é um movimento dos sofistas, movimento em que Protágoras de Abdera foi um dos protagonistas. Embora pudesse discordar dos demais sofistas, não poderia discordar de suas próprias ideias.