✅ Gabarito: C
A) O governo federal assiste os migrantes venezuelanos → CORRETO. Verbo "assistir" com sentido de "auxiliar", "prestar assistência" é transitivo direto, pede um complemento verbal sem preposição.
B) O acolhimento é um direito que assiste ao ser humano → CORRETO. Verbo "assistir" com sentido de "caber" "pertencer" é transitivo indireto e rege um complemento iniciado pela preposição "a".
C) Eu convidei o colega para assistir a palestra comigo → INCORRETO. Verbo "assistir" com sentido de "ver" é transitivo indireto e rege um complemento iniciado pela preposição "a" (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "palestra" (=crase= à palestra).
D) O médico assistiu o paciente migrante → CORRETO. Verbo "assistir" com sentido de "auxiliar", "prestar assistência" é transitivo direto, pede um complemento verbal sem preposição.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GABARITO: C
"Eu convidei o colega para assistir a palestra comigo."
→ Assistir com sentido de ver algo é VTI e necessia de preposição (a). Quem assiste, assiste a algo. Ex.: "Assistimos ao jogo de futebol"
Por isso, faz-se necessário o uso da crase, pois há união da preposição (exigida pelo verbo "assistir") e do artigo feminino (a palestra)
Correção:
"Eu convidei o colega para assistir à palestra comigo."