SóProvas


ID
3645076
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

De acordo com os principais instrumentos de controle externo na administração pública, realizado pelo Legislativo, julgue as afirmativas a seguir:
I – os comitês de fiscalização (como no caso da autorização para a produção de energia por meio de centrais nucleares).
II - a sustação de regulamentos editados pela comissão (inclusive por agências reguladoras) por exorbitarem os poderes que lhes foram delegados por votação.
III - a possibilidade de o Judiciário convocar senadores para prestar esclarecimentos.
IV - as comissões parlamentares de inquérito, as quais detêm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais.

Das afirmativas acima, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão mal redigida, mas entendi que pedia quais itens são válidos como instrumentos de controle externo. Assim sendo, só identifiquei o item IV.

  •  Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares;

  • Levei 03 SUSTOS na CF/88!!

    TCU susta!

    CN susta!

    Casa respectiva susta!

     

    Art. 71. O controle externo, a cargo do CN, será exercido com o auxílio do TCU, ao qual compete: X - ⇾sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

     

    Art. 49. É da competência exclusiva do CN: V - ⇾sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.

    Art. 53. Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o STF. Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, ⇾sustar o andamento da ação.

  • A única assertiva que trás hipótese de controle externo é a IV. Fiz por eliminação.

  • A única assertiva que trás hipótese de controle externo é a IV. Fiz por eliminação.

  • A assertiva I é realmente uma atividade de Controle Externo, do tipo prévio. Seu erro está em dizer que essa atividade é de um comitê de fiscalização. Na verdade, trata-se de uma competência exclusiva do Congresso Nacional, como estabelece a CF 88, Art. 49, XIV.