Georreferenciamento e geoprocessamento são formas de obter dados geográficos.
O geoprocessamento é o processamento de dados georreferenciados. Essas ferramentas permitem fazer análises complexas e integrar dados de diversas fontes, criando um banco de dados. Somente assim é possível automatizar a produção de documentos cartográficos.
O geoprocessamento utiliza técnicas computacionais e matemáticas para tratar as informações geográficas, e vem influenciando áreas como a Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Planejamento Urbano e Regional e etc. Essas ferramentas computacionais são conhecidas como Sistemas de Informação Geográfica GIS (sigla em inglês para SIG), esses sistemas permitem a complexa análise desses dados, criando banco de dados georreferenciados.
Georreferenciar uma imagem, mapa ou qualquer informação geográfica, é conseguir transformar suas coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência. Para conseguir fazer o georrefenciamento é preciso obter as coordenadas dos pontos de controle (locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, como rios, represas, intersecções de estradas, etc.) do mapa a ser referenciado.
No Brasil, a Lei 10.267/01 torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel para qualquer alteração na matrícula do imóvel.