SóProvas


ID
3645301
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Estatuto do Idoso – Lei n°10.741/2003 – estabelece que, para a prevenção e manutenção da saúde do idoso, cabe ao Poder Público:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Resolução

    A questão quer saber qual dessas alternativas é relacionada à saúde do idoso. Todos os itens constam do Estatuto do Idoso, mas apenas o item E é relacionado com a saúde. Os demais se encontram nos capítulos que falam:

    A - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

    B - Da Profissionalização e do Trabalho

    C - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

    D - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

    Logo, o erro das alternativas é que elas não se referem à saúde, embora seja verdadeiro o que está escrito.

    Já o item E se encontra no capítulo Do Direito à Saúde.

    Vejamos o texto legal:

    Do Direito à Saúde

            Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

            § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

           I – cadastramento da população idosa em base territorial;

           II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

           III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

           IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

           V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

            § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

    Observação: questão preguiçosa, pois não avalia o conhecimento, apenas a decoreba ou a capacidade de dedução. Se pensarmos que claramente o item E trata de questões de saúde, já podemos deduzir que é o gabarito. Mas, os demais itens são todos verdadeiros, o que poderia derrubar candidatos que não tivessem fazendo a prova com atenção.

  • De acordo com o Estatuto do Idoso:

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    [..]

     § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

    RESPOSTA: LETRA E