SóProvas


ID
3648352
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Seu coração bate em sincronia com o do seu cachorro

Helô D’Angelo


      Dizer que “o cachorro é o melhor amigo do homem” não é novidade, mas não deixa de ser uma verdade boa de se repetir. Vários estudos já comprovaram que os cães sentem amor de verdade pelos seus donos, que eles diminuem a ansiedade de crianças e que, em vários lugares, eles são tratados como gente. Para somar a essa lista de benefícios: em um estudo recente, um grupo de cientistas australianos mostrou que, quando o cachorro e o dono estão juntos, os batimentos cardíacos dos dois entram em sincronia.

      O estudo foi assim: três cães foram separados de seus donos por algumas horas, enquanto os cientistas monitoravam os batimentos do coração dos bichos e das pessoas. Depois, os cachorros e seus respectivos humanos foram colocados novamente juntos (ainda com os monitores cardíacos). O resultado foi que em menos de um minuto depois do reencontro, os corações dos donos e de seus cachorros se acalmaram, as frequências cardíacas diminuíram e os batimentos começaram a se espelhar. O mais interessante é que os cientistas que conduziram o experimento também mediram os batimentos enquanto cada humano encontrava outro cão que não era o dele, e perceberam que, aí, os dois corações não entram em sincronia. Apesar de a frequência cardíaca diminuir nessa situação, os batimentos sincronizados dos corações do humano e do animal só parecem acontecer quando há uma ligação especial entre cachorro e dono.

      Um estudo como esse não é só adorável: ele é importante para encontrar novas formas de lidar com o stress. Estudos anteriores já mostraram que quem tem um cachorro é menos estressado, menos ansioso e tem uma imunidade muito melhor. Para os cães, a relação também é proveitosa: quando sentem o cheiro do dono, o cérebro deles ativa uma área associada ao prazer, o que combate doenças como depressão e ansiedade dos cãezinhos.

Texto adaptado de: http://super.abril.com.br/comportamento/seu-coracao-bate-em-sincronia-com-o-do-seu-cachorro. Acesso em 23 de maio de 2016.

No trecho “em um estudo recente”, o contrário da palavra sublinhada é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ✓ “em um estudo recente”.

    ➥ Queremos o antônimo do adjetivo em destaque (=uma palavra com sentido contrário). Recente (=aquilo que ocorre de modo atual, nos dias de hoje), já "antigo" é algo do passado, possui sentido contrário a "recente".

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Contrário de recente e antigo.

    Ex velho e novo

    futuro é presente

    São palavras antonimos.

  • antigo

    velha, idosa, anciã, vetusta, provecta, ancestral, envelhecida, decrépita, engelhada, anosa. Arcaica: 2 arcaica, antiquada, obsoleta, passada, desusada, imemorial.

  • A questão quer saber o contrário da palavra "recente", ou seja, quer saber seu antônimo. Antônimos são palavras que apresentam significados contrários. Já os sinônimos são palavras que apresentam significados semelhantes. Vejamos:

    A novo.

    O antônimo de novo é antigo, arcaico, antiquado, obsoleto, passado, ultrapassado, anacrônico, retrógrado, superado, atrasado, inatual, imemorial, primitivo.

    B atual.

    O antônimo de atual é antigo, velho, arcaico, retrógrado, antiquado, obsoleto, passado, ultrapassado, superado, remoto, anacrônico, inatual, macróbio, ancestral, desusado, distante.

    C recentemente.

    O antônimo de recentemente é antigamente, outrora, dantes, primitivamente, tradicionalmente.

    D último.

    O antônimo de último é primeiro, inicial, principiante, iniciativo, inaugural.

    E antigo.

    O antônimo de antigo é atual, corrente, contemporâneo, recente, moderno, hodierno, presente, inovador, vanguardista, progressista, vigente, fresco, próximo, último.

    Gabarito: Letra E

  • GABARITO: LETRA E

    ANTÔNIMO DE RECENTE É ANTIGO