SóProvas


ID
3648466
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue o item, relativo ao método de interpretação constitucional.


O método lógico‐sistemático é espécie do gênero clássico e busca identificar o âmbito de vigência material da norma segundo o contexto do sistema que ela integra.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maria Helena Diniz: "Para orientar a tarefa interpretativa do aplicador várias técnicas existem:(...)A siste­mática é a que considera o sistema em que se insere a norma, relacionando--a com outras concernentes ao mesmo objeto, pois por uma norma pode- -se desvendar o sentido de outra. Isto é assim porque o sistema jurídico não se compõe de um só sistema de normas, mas de vários, que constituem um conjunto harmônico e interdependente, embora cada qual esteja fixado em seu lugar próprio". GABARITO - CERTO

  • GAB: C

    MÉTODO LÓGICO-SISTEMÁTICO: Lembrar que a constituição não é interpretada em tiras, deve-se levar em conta todo o contexto do ordenamento jurídico para a sua interpretação.

  • GABARITO: CERTO

    “[…] instrumento poderosíssimo com que averiguar a mudança de significado por que passam velhas normas jurídicas. Sua atenção recai sobre a norma jurídica, tomando em conta, como já evidenciara Enneccerus, “a íntima conexão do preceito, do lugar em que se acha e da sua relação com os demais preceitos”, até alcançar “o laço que une todas as regras e instituições num todo coerente” (BONAVIDES, 2006, p. 445).

  • Julgue o item, relativo ao método de interpretação constitucional.

    O método lógico‐sistemático é espécie do gênero clássico e busca identificar o âmbito de vigência material da norma segundo o contexto do sistema que ela integra.

    GAB. "CORRETO"

    ----

    Método Jurídico (hermenêutico clássico)

    O método jurídico (hermenêutico clássico) adota a premissa de que a Constituição deve ser encarada como uma lei. Logo, interpretar a Constituição é interpretar uma lei.

    Em suma, para a atividade de interpretação da Constituição, atribui-se grande importância ao texto da norma: a função do intérprete é desvendar o sentido do texto, sem ir além do teor literal dos seus preceitos.

    Assim, desvenda-se o sentido das normas constitucionais por meio da utilização dos elementos: (i) filológico (literal, textual ou gramatical); (ii) lógico (sistemático – análise do todo, harmonia lógica); (iii) histórico (analisa o projeto de lei, sua justificativa, discussões etc.); (iv) teleológico (elemento racional, finalidade da norma); (v) genético (investigação das origens dos conceitos empregados no texto da norma).

    Fonte: https://blog.pontodosconcursos.com.br/metodos-de-interpretacao/

  • Gabarito Certo.

    --- > Método jurídico (hermenêutico clássico): interpreta-se a constituição como se interpreta uma lei qualquer.

    > Elementos do método jurídico: gramatical, histórico, teleológico, sistemático e genético.

    > lógico/ sistemático: busca avaliar a relação de cada norma com o restante da Constituição.

  • Meu problema foi com "vigência material". Achei que estava errada por isso.

  • GAB: C

    MÉTODO LÓGICO-SISTEMÁTICO: Lembrar que a constituição não é interpretada em tiras, deve-se levar em conta todo o contexto do ordenamento jurídico para a sua interpretação.

    COMENTÁRIO DE Cleiton No Direito

  • Lógico-Sistemático -> Harmonia lógica das normas constitucionais.

  • falou em contexto eu logo pensei em algoo de interpretação histórica. Mas ela também essa sistematicamente na interpretação.

  • O método lógico‐sistemático é espécie do gênero clássico (hermenêutico) e busca identificar o âmbito de vigência material da norma segundo o contexto do sistema que ela integra.

  • O método lógico-sistemático é um dos tipos de interpretação utilizados na hermenêutica clássica, lembremos dos métodos mais comuns, estudados na faculdade: interpretação literal, lógico-sistêmica, histórica e etc.

    Quando falamos em uma interpretação lógico-sistêmica estamos em busca de uma integração, de uma contextualização entre o que diz a norma e todo o ordenamento jurídico ao qual ela está integrada. Se há uma dúvida acerca de como devemos aplicar determinada norma, qual era a sua "intenção normativa", devemos avaliá-la em conjunto com o restante do ordenamento.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • O Método sistemático é espécie do gênero clássico. A premissa do método clássico é que a constituição deve ser interpretada como uma norma qualquer, não necessitando de métodos especiais para ser interpretada.

    Elementos tradicionais (Savigny):

    • Gramatical/literal: busca o sentido das palavras.

    • Sistemático: a norma deve ser interpretada em conjunto com os demais dispositivos do sistema.

    • Histórico: busca o contexto histórico da elaboração (anais da Assembleia Nacional Constituinte).

    • Lógico: busca a coerência entre os dispositivos.

    • TELEOLÓGICO: Busca a finalidade da norma.

    • GENÉTICO: Investiga a origem dos conceitos empregados na CF.