SóProvas


ID
3648673
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conhecer os fundamentos históricos e teórico‐metodológicos que condicionaram a formação e a consolidação do serviço social no Brasil permite que o profissional se aproprie da trajetória das lutas, das conquistas e dos desafios enfrentados pela profissão. Sendo assim, combase nos estudos realizados por Marilda Iamamoto e José Paulo Netto sobre os fundamentos históricos e teórico‐metodológicos do serviço social, julgue o item.


O sincretismo é considerado como uma diretriz do desenvolvimento do serviço social como profissão, ou seja, um princípio constitutivo do serviço social.

Alternativas
Comentários
  • José Paulo Netto (1996) afirma que o sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social.

    Cespe 2013

    Na ausência de referencial crítico-dialético, a tese do sincretismo e da prática indiferenciada acentua a análise de manutenção, quanto a sua operacionalidade, de uma mesma estrutura da prática interventiva.

  • o sincretismo e o fio condutor da afirmação e desenvolvimento do serviço social como profosão.

  • O sincretismo é um traço constitutivo da profissão, contudo, a compreensão deste traço não pode estar dissociado das relações sociais estabelecidas na sociedade burguesa e das estratégias adotadas para conservação da ordem capitalista.

  • Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias