SóProvas


ID
3648781
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Segundo a legislação de crimes ambientais, são consideradas circunstâncias que atenuam a pena que poderá ser imposta a um criminoso ambiental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Barcoco

    B aixo grau de escolaridade

    Ar rependimento, com a espontânea reparação do dano

    Co municação previa do perigo iminente de degradação

    Co laboração com os encarregados de vigiar e controlar o ambiente

    a unica alternativa que está fora dessa lista é a alternativa A

  • GAB. A } ART. 14 LEI 9.605/98

    CAI BASTANTE. CESPE 2019, IBADE 2019, INSTITUTO CONSULPLAN 2019

    QUESTÃO RECORRENTE.

  • GAB A

    DEMAIS ATENUAM A PENA

  • GABARITO A

    Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena:

    I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente;

    II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada;

    III - comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental;

    IV - colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando uma circunstância que não atenua a pena do agente. Vejamos:

    a) A realização de palestras e aulas de educação ambiental por parte do infrator.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Ainda que o infrator realize palestras e aulas de educação ambiental não será circunstância que diminuirá a sua pena.

    b) Comunicação prévia pela pessoa/empresa do perigo iminente de degradação ambiental.

    Correto. Trata-se de circunstância que atenua (diminui) a pena, nos termos do art. 14, III, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena: III - comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental;

    c) Baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.

    Correto. Trata-se de circunstância que atenua a pena, nos termos do art. 14, I e IV da Lei de Crimes Ambientais: Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena: I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; IV - colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.

    d ) Arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada.

    Correto. Trata-se de circunstância que atenua a pena, nos termos do art. 14, II, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena: II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada;

    Gabarito: A