Uma questão sobre ligações químicas, vamos lá ..
Primeiro, você deve lembrar que ligação química é, basicamente, a união de átomos para a formar as substâncias químicas.
Os principais tipos de ligações químicas são:
Ligações iônicas: transferência de elétrons;
Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons;
Ligações metálicas: existência de elétrons livres.
Não se esqueça também do que disse Gilbert Newton Lewis em sua teoria do octeto:
“Muitos átomos apresentam estabilidade eletrônica quando possuem 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa).”
Com essa regra do octeto você entende todas as ligações químicas ...
Irei explicar apenas as ligações iônicas que é a resposta, pois se não ficaria muito extenso.
Ligação Iônica: realizada entre íons (cátions e ânions), daí o termo "ligação iônica". Dependendo da quantidade de elétrons na camada de valência, o átomo pode transferir elétrons para o outro átomo, buscando ficar com 8 átomos na última camada. (regra do octeto)
Por exemplo, o magnésio e o oxigênio: após a distribuição eletrônica, percebemos que o magnésio (12 elétrons no total) tem 2 elétrons na primeira camada, 8 elétrons na segunda camada e 2 elétrons na terceira camada, ou seja, ele não esta obedecendo a regra do octeto, tendo apenas 2 elétrons na última camada.
Já o oxigênio (8 elétrons no total) tem 2 elétrons na primeira camada, 6 elétrons na segunda e última camada, ou seja, ele também não esta obedecendo a regra do octeto, tendo apenas 6 elétrons na última camada.
Pois bem, em um está sobrando 2 e no outro faltando 2, é ai que eles se unem, e os 2 elétrons da última camada do oxigênio (se torna um cátion) vão para a última camada do magnésio (se torna um ânion), assim criando uma substância em equilíbrio, conforme diz a teoria do octeto.
RESPOSTA: B
FONTE: https://www.todamateria.com.br/ligacoes-quimicas/