SóProvas


ID
3650869
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O guia e o inventário são dois tipos de instrumentos de pesquisa. O primeiro é direcionado ao público em geral e apresenta uma visão ampla do conjunto dos serviços de arquivo, divulgando ao pesquisador os recursos da instituição, os fundos custodiados por ela e os instrumentos de pesquisa específicos disponíveis. O segundo é elaborado a fim de descrever sumariamente os conjuntos documentais no todo ou em partes.

A partir da descrição sucinta dos dois instrumentos, marque a alternativa que os define:

Alternativas
Comentários
  • Guia: Instrumento que descreve a instituição arquivística como um todo, seu funcionamento, bem como informa quais são todos os fundos e acervos mantidos ali.

    Inventário: Instrumento que descreve os fundos (conjunto de documentos) ou parte deles, e pode ser sumário (resumido) ou analítico (pormenorizado).

    Fonte: Meu resumo.

  • Guia:

    É o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo. É a porta de entrada da instituição e permite um mapeamento panorâmico (visão geral) do acervo.

    DBTA = Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos.

    Divide-se em duas partes:

    • 1º traz os dados gerais sobre a instituição e sobre as condições de consulta; 
    • 2º descreve sumariamente os fundos e as coleções.

    Inventário:

    A descrição de documentos ocorre para disponibilizar aos usuários o conteúdo do seu acervo de forma rápida e prática, por meio dos instrumentos de pesquisa, os quais facilitam o acesso aos documentos desenvolvendo guias, inventários, catálogos, catálogos seletivos, índices e edições de fontes. 

    Sua elaboração é função permanente nos arquivos de custódia e é desempenhada por seus arquivistas especializados.

    DBTA = Conjunto de procedimentos que, a partir de elementos formais e de conteúdo, permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Atividade típica do arquivo permanente, mas há fontes da arquivística nacional e internacional que consideram no arquivo corrente e intermediário também.

    Gabarito: D