SóProvas


ID
3651166
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para a construção de uma árvore de manivelas de um motor veicular pesado, o Ferro Fundido mais indicado é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer o motivo do Ferro Fundido Austemperado ser o mais indicado? Optei pelo Ferro Fundido Cinzento em virtude da sua grande capacidade de amortecimento de vibrações e errei.

  • O tratamento térmico de Austêmpera utilizado transforma o ferro fundido nodular dúctil outorgando excelentes qualidades de resistência à ruptura, à fadiga, ao desgaste, e um alongamento especifico muito elevado.

    A partir de 1986 os fundidores de todo o planeta viram neste produto uma oportunidade de expandir o seu mercado e competir com o aço forjado, iniciando uma onda de desenvolvimento a escala mundial com aplicações nos setores de maquinas agrícolas, tratores pesados, máquinas para transporte em mineradoras e nos setores de transporte geral de cargas e automotivo. 

    Austêmpera é um tratamento isotérmico aplicado a materiais ferrosos que requer um estrito e preciso controle de tempo e temperatura, produzindo uma microestrutura resultante de alta ductilidade, tenacidade, com uma resistência à tração, abrasão e fadiga duas vezes maior que com um tratamento tradicional de têmpera.

    Durante o tempo em que a peças são mantidas à temperatura de austenitização ocorre uma formação acicular de ferrita, austenita de alto teor de carbono estável e nódulos de grafita, formando assim uma estrutura denominada de ausferrita que outorga uma dupla resistência para um mesmo nível de ductilidade se comparado com uma estrutura de perlita, ferrita ou martensita formada por meios convencionais de tratamento térmico.

    As peças de ferro fundido austemperado resultam 10% mais leves que as mesmas peças feitas em aço para uma mesma aplicação e mais fáceis de usinar do que os aços com durezas equivalentes.

  • Aços Com Médio Teor de Carbono [1]

    As suas aplicações incluem as rodas e os trilhos de trens, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas e componentes estruturais de alta resistência que exigem uma combinação de elevada resistência, resistência à abrasão e tenacidade.

    .

    Ferro Fundido Dúctil (ou Nodular) [1]

    Dentre as aplicações típicas para esse material, incluem-se as válvulas, os corpos de bombas, virabrequins, engrenagens e outros componentes automotivos e de máquinas.

    .

    Ferro Fundido Nodular Austemperado (Austempered Ductile Iron – ADI) [2]

    Como aplicações já estabelecidas do ADI citam-se: engrenagens, caixas de câmbio, parafusos, eixos virabrequim, cruzetas de diferencial, eixos de comando de válvulas, suportes de motor, sapatas de freio, proteção para caixa de transmissão

    .

    Ferro Fundido Nodular Austemperado (Austempered Ductile Iron – ADI) [3]

    Por conta da ausferrita e da densidade e morfologia da grafita, o ADI combina propriedades como: menor densidade que o aço, bons níveis de resistência mecânica e tenacidade, associado com uma elevada resistência ao desgaste.

    Exemplos de componentes fabricados em ADI são virabrequins, cubos de roda, engrenagens, eixos de came e variados tipos de suportes (KOVACS, 2013).

    .

    Referências bibliográficas

    [1] Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução (William D. Callister, Jr.), 8a Edição

    [2] Dissertação de Mestrado, https://ppgem.eng.ufmg.br/defesas/1560M.PDF

    [3] TCC, https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/180810/001072549.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    .

    Portanto, as Letras C e D estão corretas.

    .

    Mas a banca considerou somente a Letra D correta.

    .

    Bons estudos!

  • Também marquei C (ferro fundido nodular).

    Bons Estudos!