A aleitamento materno predominante e aleitamento materno exclusivo são sinônimos. (ERRADA). O aleitamento predominante ocorre quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais. No aleitamento exclusivo a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
B aleitamento materno complementado é quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebida à base de água (chá, água adocicada, infusões). (ERRADA). Está se referindo ao aleitamento materno predominante, o complementado ocorre quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
C o queixo do bebê não toca a mama. (ERRADA).
PONTOS-CHAVE DA PEGA ADEQUADA
1. Aréola mais visível acima da boca do bebê;
2. Boca bem aberta;
3. Lábio inferior virado para fora;
4. Queixo tocando a mama.
D O aleitamento materno misto ou parcial ocorre quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite (CORRETA).
E se deve orientar a mãe a amamentar a cada intervalo de 03 horas (ERRADA). Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia.