Gabarito: B
Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.
Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o indivíduo:
"Fatores motivacionais"/ INTRÍNSECOS (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização;
"Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.
A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_dois_fatores_de_Herzberg>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
A questão aborda o assunto motivação, e cita algumas teorias importantes nas alternativas, todavia, deseja saber aquela que teve como expoente Frederick Herzberg. Dito isso, vamos às alternativas.
A - Teoria das Necessidades
A teoria das necessidades humanas proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. A hierarquia, que pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).
B - Teoria Bifatoria - F. Herzberg
Para Herzberg, por meio da teoria bifatorial, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:
>> Fatores higiênicos/ insatisfacientes - são ligados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
>> Fatores motivacionais/ satisfacientes - estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. São de natureza intrínseca.
C e D - Teoria Behaviorista/Comportamental
Burrhus Frederic Skinner, autor dessa teoria, formulou seus estudos sobre motivação considerando o comportamento dos indivíduos e como eles podiam ser alterados. Para Skinner, aqueles comportamentos capazes de motivar devem ser reforçados positivamente. Por outro lado, os que levam à insatisfação do indivíduo, devem ser punidos ou extintos.
GABARITO: B