SóProvas


ID
365398
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o princípio da eficiência na Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C


    Clique no mapa para ampliá-lo

  • ERRADO porque o agente deve obter resultados satisfatórios ao interesse público.
     a) O agente público deve atuar sempre com o objetivo de obter resultados medianos   ERRADO porque a eficiência não tem relação direta com a possibilidade de gastos financiáveis, não havendo impedimento para a realização deste tipo de ação pela Administração.
       b) Exige-se que a Administração Pública seja o mais enxuta possível, com o objetivo de alcançar resultados mínimos e sem gastos financiáveis.  CORRETO porque é o conceito de Eficiência na Administração.
       c) O princípio da eficiência visa a assegurar que os serviços públicos sejam prestados com adequação às necessidades da sociedade que os custeia.  ERRADO porque vai contra o espírito do princípio, em especial em razão da expressão deterioração.
       d) A deterioração da relação custo/benefício no trabalho da Administração Pública é uma das tarefas do administrador público.
  • De acordo com Hely Lopes Meirelles, o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.
  • Alternativa correta: c

    Princípio da eficiência 

    Princípio segundo o qual o Governo deve atuar com eficiência. Mais especificamente, princípio da eficiência é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social. (Fonte: Jusbrasil...)

  • A) RESULTADOS MEDIANOS? NUNCA! ISSO NÃO DEMONSTRA EFICIÊNCIA

    B) RESULTADOS MÍNIMOS? ISSO TAMBÉM NÃO DEMONSTRA EFICIÊNCIA

    C) CORRETA

    D) DETERIORAÇÃO DO CUSTO/BENEFÍCIO? CUSTO BENEFÍCIO É UMA DAS COISAS QUE A ADMINISTRAÇÃO DEVE PRIMIAR AO PRATICAR SEUS ATOS.

  • Letra C

    O renomado Hely Lopes Meirelles definiu o princípio da eficiência, como “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração”... (MEIRELLES, 2002).