SóProvas


ID
3654019
Banca
UFMT
Órgão
COREN-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão. 

     Jovem, eu sonhava ter uma grande biblioteca. E fui assim pela vida, comprando os livros que podia. Tive de desenvolver métodos para controlar minha voracidade, porque o dinheiro e o tempo eram poucos. Entrava na livraria, separava todos os livros que desejava comprar e, ao me aproximar do caixa, colocava-os sobre o balcão e me perguntava diante de cada um: “Tenho necessidade imediata desse livro? Tenho outros, em casa, ainda não lidos? Posso esperar?” E assim ia pegando cada um deles e os devolvendo às prateleiras. A despeito desse método de controle, cheguei a ter uma biblioteca significativa, mais do que suficiente para as minhas necessidades.

     Notei, à medida que envelhecia, uma mudança nas minhas preferências: passei a ter mais prazer na seção dos livros de arte nas livrarias. Os livros de ciência a gente lê uma vez, fica sabendo e não tem necessidade de ler de novo. Com os livros de arte acontece diferente. Cada vez que os abrimos é um encantamento novo! Creio que meu amor pelos livros de arte tem a ver com experiências infantis.   

(ALVES, Rubem. Disponível em: https://rubemalves.wordpress.com. Acesso em: 26/07/2019.)  

Sobre a coesão no texto, analise as afirmativas.
I- Em colocava-os sobre o balcão e Cada vez que os abrimos, o pronome oblíquo retoma o sentido do mesmo vocábulo: livros.
II- A primeira frase do texto pode ser reescrita, sem prejuízo da coesão, da seguinte forma: Eu sonhava, quando era jovem, ter uma grande biblioteca.
III- O trecho desse método de controle refere-se às frases anteriores que explicitam como o autor fazia para comprar livros.
IV- Em E fui assim pela vida, comprando os livros que podia., a omissão do pronome eu (elipse) não prejudica o sentido da frase.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I- Em colocava-os sobre o balcão e Cada vez que os abrimos, o pronome oblíquo retoma o sentido do mesmo vocábulo: livros.

    O primeiro pronome retoma "livros", enquanto o segundo retoma "livros de arte".

    GAB: D

  • Colocava-os sobre o balcão...o pronome retoma "livros"

    E

    Cada vez que os abrimos retoma "livros de arte"

  • livro e livro de arte não é a mesma coisa de LIVRO? CADA UMA VIU....

    QUESTÃO SEM ESPECIFICAÇÃO DEFINIDA.

  • "Eu sonhava, quando era jovem, ter uma grande biblioteca" num tá faltando uma preposição n?

  • A II, seria um vocativo quando ele fala, jovem, eu sonhava... Um meio de dialogar com o público com intuito de ensinar o que ele viveu. Questionável essa questão