SóProvas


ID
3654022
Banca
UFMT
Órgão
COREN-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão. 

     Jovem, eu sonhava ter uma grande biblioteca. E fui assim pela vida, comprando os livros que podia. Tive de desenvolver métodos para controlar minha voracidade, porque o dinheiro e o tempo eram poucos. Entrava na livraria, separava todos os livros que desejava comprar e, ao me aproximar do caixa, colocava-os sobre o balcão e me perguntava diante de cada um: “Tenho necessidade imediata desse livro? Tenho outros, em casa, ainda não lidos? Posso esperar?” E assim ia pegando cada um deles e os devolvendo às prateleiras. A despeito desse método de controle, cheguei a ter uma biblioteca significativa, mais do que suficiente para as minhas necessidades.

     Notei, à medida que envelhecia, uma mudança nas minhas preferências: passei a ter mais prazer na seção dos livros de arte nas livrarias. Os livros de ciência a gente lê uma vez, fica sabendo e não tem necessidade de ler de novo. Com os livros de arte acontece diferente. Cada vez que os abrimos é um encantamento novo! Creio que meu amor pelos livros de arte tem a ver com experiências infantis.   

(ALVES, Rubem. Disponível em: https://rubemalves.wordpress.com. Acesso em: 26/07/2019.)  

Assinale a alternativa em que a forma verbal nela apresentada NÃO se encontra no mesmo tempo das demais formas verbais.

Alternativas
Comentários
  • Arthur Carvalho, creio que você inverteu os pretéritos.

    Todas as alternativas estão no PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO, exceto a letra C, a qual está no PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO.

  • CHEGUEI - Pretérito Perfeito do INDICATIVO.

  • "Tudo que é imperfeito merece uma Va IA Nha porque já Era".

    AR -> VA Va Vas Va Vamos Veis Vam

    ER/IR -> IA Ia Ias Ia Íamos Íeis Íam

    TER, PÔR, VIR, derivados -> NHA Nha Nhas Nha Nhamos Nheis Nham

    Ser -> ERA Era eras era éramos éreis eram

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em conjugação verbal e pede para que o candidato identifique uma assertiva com uma conjugação diferente das demais. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Sonhava⇨ essa conjugação apresenta um passado incerto, pois não se sabe se a pessoa terminou de sonhar ou se encerrou naquele momento. Dessa forma, é o pretérito imperfeito do indicativo.

    b) Incorreta.

    Podia⇨ essa conjugação apresenta um passado incerto, pois não se sabe se o ato de poder algo se encerrou naquele momento. Dessa forma, é o pretérito imperfeito do indicativo.

    c) Correta.

    cheguei⇨ essa conjugação apresenta um passado concluído, pois se afirma que chegou. Dessa forma, é o pretérito perfeito.

    d) Incorreta.

    Eram⇨ essa conjugação apresenta um passado incerto, pois não se sabe se o ator de ser (eram) continuava ou se encerrava naquele momento. Dessa forma, é o pretérito imperfeito do indicativo.

    Gabarito: C