Alternativas
A tecnologia da informação e a integração do sistema de informações em saúde constituem-se em uma poderosa ferramenta na promoção da equidade na atenção integral à saúde, efetivando e qualificando a atenção básica como principal porta de entrada do cidadão no SUS e integrando-a com os demais níveis de atenção.
O uso da informação e da informática no cotidiano do processo decisório da saúde deve ater-se à gestão e aos processos de trabalho em saúde, além de subsidiar o planejamento e facilitar o acompanhamento financeiro e administrativo.
O Registro Eletrônico de Saúde deve ser estabelecido, conforme diretriz da PNIIS, de forma que permita recuperar, por meios eletrônicos, as informações de saúde do indivíduo em seus diversos contatos com o sistema de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos de trabalho da área, incluindo a disponibilidade local de informações para a atenção à saúde.
Os recursos de informática devem facilitar o acesso aos serviços de saúde, agilizando e humanizando o agendamento e acolhimento das demandas de saúde e promovendo a utilização de informações em saúde por iniciativa do usuário, superando o tradicional uso para finalidades administrativas.