-
A evapotranspiração é a perda de água do domínio por transpiração e evaporação. Na verdade esse domínio perde mais água do que recebe (precipitação). O clima semiárido é marcado pela escassez de chuvas, bem como da irregularidade dessas e isso faz com que a taxa de evapotranspiração supere a precipitação anual.
-
A entrada de água NÃO supera a perda por evapotranspiração.
Nas áreas áridas e semiáridas a elevada taxa de evaporação faz com que a quantidade de água evaporada seja maior do que a precipitação.
-
Pela própria afirmativa, a matemática não fecha.
-
ERRADO
Pelo contrário, nas áreas áridas e semiáridas do planeta, a entrada de água não supera a perda por evapotranspiração, devido ao baixo índice pluviométrico nesses locais e ao elevado potencial de perdas por evapotranspiração.
No mundo cerca de 31% das áreas continentais, quase 1/3 da superfície terrestre, são terras com características de aridez, sendo destas 12% são regiões semiáridas que encontram-se em diferentes continentes Américas, Oceania, Ásia e África. As temperaturas médias são muito elevadas e pluviosidade é instável, tanto na dimensão temporal quanto espacial. Devido ao elevado saldo de radiação, às altas temperaturas, incidência dos ventos e a uma vegetação que transpira mesmo no período de maiores estiagens, onde o balanço hídrico é quase sempre negativo.
Dentre as regiões semiáridas localiza-se no Nordeste brasileiro, um dos maiores e mais densamente semiáridos habitados do mundo, com uma área de aproximadamente 970.000 km2 e uma população em torno de 23 milhões de habitantes. O semiárido brasileiro se caracteriza pela concentração do período chuvoso em apenas três ou quatro meses no ano e, principalmente, pelo descompasso das precipitações pluviométricas.
-
Nas áreas áridas e semiáridas do planeta, a entrada de água supera a perda por evapotranspiração, apesar de haver baixo índice pluviométrico nesses locais.
ERRADO
- Regiões com grande perda por evapotranspiração;
- Regiões com baixo índice pluviométrico (chove pouco e de forma irregular, inconstante ou em um pequeno período de forma concentrada)
- O balanço é desfavorável, pois a entrada NÃO é maior que a perda
"A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."
-
Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF
_______________________________________________________________
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R
-
A entrada de água NÃO supera a perda por evapotranspiração.
Ou seja, sai mais água algo do que entra :/
-
O estudo do clima necessita da observação de amplos aspectos, notadamente os fatores climáticos, para que seja possível a compreensão dos processos que formam os diferentes tipos climáticos e produzir um entendimento mais adequado que a simples memorização de siglas e termos sem precisa conexão entre si. Sobre o estudo do clima, julgamos a afirmativa.
Áreas áridas e semiáridas possuem como principal característica a baixa pluviosidade assim como a pouca ocorrência de corpos hídricos de grande porte. A evapotranspiração é a soma da evaporação da umidade da superfície com a transpiração vegetal. Desta forma, não há como a entrada de água superar a perda e mesmo assim a área ser considerada árida.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
É o contrario do que afirma a questão acima
a entrada de água NÃO supera a perda por evapotranspiração, apesar de haver baixo índice pluviométrico nesses locais.
-
Conto de fadas kkkk