-
✅ Gabarito: A
A) Uma discussão aconteceu entre mim e ela sobre o uso correto do português → CORRETO. Após a preposição entre não pode ser utilizado o pronome pessoal reto eu, porque os pronomes pessoais retos assumem a função de sujeito, o uso de "mim" está correto.
B) O advogado trouxe o documento para mim revisar e eu o aprovei → INCORRETO. "Mim" não exerce a função de sujeito, o correto seria usar o pronome pessoal do caso reto "eu".
C) Não entreolharam-se e já tinham simpatia um pelo outro → INCORRETO. Advérbio de negação "não" sendo fator de atração do pronome oblíquo átono, fator de próclise (=não se entreolharam).
D) Com voz empostada, disse o namorado à sua amada: “Quero falar consigo, depois, espere-me” → INCORRETO. O correto é "contigo".
E) Daquele prédio, se viam cartazes com dizeres que nunca viram-se antes, tamanhos eram os erros → INCORRETO. Não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a ênclise (=viam-se).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Vamos aos itens :
A) quando estamos diante de proposição em regra não utilizamos EU e TU.
Senão quando há necessidade de uma gente de ação verbal ex:
Este bolo é para eu comer
B) para (eu ) revisar e eu o aprovei.
C) palavra negativa = fator de próclise.
D) contigo.
E) após vírgulas usamos ênclise
-
A utilização da preposição entre seguida de comparação pede o uso do mim.
-
GAB...............A
Uma discussão aconteceu entre mim e ela sobre o uso correto do português.
-
Uma dúvida. Na alternativa E), o correto após o NUNCA seria "se viram antes"?
-
MIM NÃO CONJUGA VERBO!!!!!!
Antes da PREPOSIÇÃO não se usam os Pronome Pessoais do caso Reto EU e TU (são usados como sujeito) e sim o Pronome Pessoais Oblico MIM e TI (são usados como complemento).
A forma correta é entre mim e ti. Entre tu e eu está errado. Sempre que se utiliza a preposição entre, devem ser usados pronomes pessoais do caso oblíquo. Assim, mim e ti estão corretos porque são pronomes pessoais oblíquos tônicos e eu e tu estão errados porque são pronomes pessoais retos.
Formas corretas:
entre mim e ti;
entre mim e você;
entre mim e ele;
entre mim e eles;
entre mim e ela;
entre mim e elas;
entre ti e ele;
entre ti e ela;
entre você e ele;
entre você e ela;
Os pronomes conosco e convosco devem ser substituídos por com nós e com vós, respectivamente, quando aparecem seguidos de palavras enfáticas como mesmos, próprios, todos, outros, ambos, ou de numeral:
O diretor implicou com nós dois.
Senhores deputados, quero falar com vós mesmos.
Fonte: Texeira, Nílson. Gramática para Concursos.