SóProvas


ID
3658300
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Conforme a Lei 9.605/1998, são considerados crimes ambientais:


I. Disseminar doença ou praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas.

II. Abater animal para saciar a fome.

III. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões.


Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 9.605/98, afirma-se: I) Não é crime o abate de animal, quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.

    GAB_E

  • A III está incorreta, pois o artigo 42 diz que é crime fabricar, vender, transportar ou soltar balões, QUE POSSAM PROVOCAR INCÊNDIO EM FLORESTAS E DEMAIS FORMAS DE VEGETAÇÃO.....

  • Alternativa "E"

    I - (CORRETA) - Artigo 61 da lei 9.605/98.

    II - (NÃO É CRIME, ou seja, assertiva ERRADA) - Artigo 37, I da lei 9.605/98.

    III - (CORRETA) - Artigo 42 da lei 9.605/98.

  • Item III incorreto - A letra da lei é clara:

    Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

    Se eu fabrico um balão que não possa provocar incêndio, então não é crime. Conforme o artigo, é crime se eu fabricar balões que possam provocar incêndios. Caso contrário, viria no texto apenas "fabricar balões..."

  • GABARITO E

    Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado:

    I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;

    II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente;

    IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente

  • Simplesmente não dá pra considerar o III correto, pois é imprescindível que o balão represente risco de incêndio "soltar balões que possam provocar incêndios"

  • GAB E

    LEMBRE-SE PARA A SOBREVIVÊNCIA DO INDIVIDUO NÃO HA CRIME

    MESMA COISA EM RELAÇÃO FAUNA E FLORA, SERVE PARA OS DOIS

  • GABARITO E

    I - Art. 61. Disseminar doença ou praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas. CERTA

    II - Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado:

    I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;

    II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente;

    IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente. ERRADA

    III - Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. CERTA

  • Ainda bem que nego só copia e cola os artigos coloridos sem saber o que é elementar do tipo. A III é flagrantemente errada.

    Como sempre digo, a concorrência agradece.

  • A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 9.605/99 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que julgue os itens que segue, julgando os que constituem crimes ambientais. Vejamos:

    I. Disseminar doença ou praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas.

    Correto. Trata-se de crime ambiental, nos termos do art. 61, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 61. Disseminar doença ou praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à fauna, à flora ou aos ecossistemas: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    II. Abater animal para saciar a fome.

    Errado. Trata-se de uma excludente de ilicitude, nos termos do art. 37, I, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado: I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;

    III. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões.

    Correto para a banca. Errado para a monitora. O fato de a pessoa fabricar, vender, transportar ou soltar balões não configura crime. Na verdade, o crime ocorre quando a fabricação, venda, transporte ou quando soltar balões possa provocar incêndios (o que não foi trazido de maneira expressa pelo item). Desta forma, não é possível exigir do candidato que marque o item para além do que foi pedido. Veja que houve uma extrapolação da banca. Aplicação do art. 42 da Lei de Crimes Ambientais: Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    Portanto, para a monitora apenas o item I está correto. Para a banca, itens I e III.

    Gabarito da monitora: B

    Gabarito da banca: E