SóProvas


ID
3661984
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2016
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De modo histórico e de ligação intrínseca às bibliotecas, a Biblioteconomia é mostrada na literatura especializada a partir de marcos históricos muitas vezes isolados. Relacione corretamente esses marcos com seus respectivos tempos históricos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Terceiro milênio a.C.

2. Século XVII

3. Idade Média

4. Entre os séculos VII e VIII a.C

Coluna II

( ) Período em que predominaram as bibliotecas ligadas às ordens religiosas. “Os mosteiros e conventos foram os responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e definiam-se como bibliotecas”.

( ) “A biblioteca de Alexandria, uma das maiores já conhecidas, sobreviveu a muitos saques e catástrofes naturais, e parte do seu acervo ‘foi constituído [...] a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados’.”

( ) “A relevância pública e social das bibliotecas ganhou impulso nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, [...] com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares.”

( ) “A Biblioteca de Ebla, na Síria, a qual apresentava um acervo criteriosamente disposto em estantes, segundo o assunto” e que já apresentava “princípios da Biblioteconomia” em seus modelos de organização.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santos e Rodrigues (2013, p. 118-119):

    Ortega (2004, p. 2) informa que “a existência comprovada das primeiras coleções organizadas de documentos, ou o que se poderia chamar de primeira biblioteca primitiva, data do terceiro milênio a.C”. A autora refere-se à Biblioteca de Ebla, na Síria, a qual apresentava um acervo criteriosamente disposto em estantes, segundo o assunto. A organização encontrada nessa biblioteca “[...] vem sendo considerada a origem dos princípios da Biblioteconomia”.

    Entre os séculos VII e VIII a.C surgem as grandes bibliotecas da Antiguidade, dentre elas a biblioteca de Alexandria, que representa o ápice desse período. Essa biblioteca, uma das maiores já conhecidas, sobreviveu a muitos saques e catástrofes naturais e parte do seu acervo “foi constituído [...] a partir de um decreto de Ptolomeu III em que todos os navios que parassem em Alexandria tinham que entregar seus livros para serem copiados”. 

    Na idade Média, predominaram as bibliotecas ligadas às ordens religiosas, tanto no Ocidente, como no Oriente. Os mosteiros e conventos foram os responsáveis pela preservação da antiga cultura greco-romana e definiam-se como bibliotecas. O advento da imprensa no ocidente propiciou o rompimento do monopólio que a Igreja exercia sobre a produção bibliográfica. 

    A relevância pública e social das bibliotecas ganhou impulso no século XVII, primeiramente nos países mais desenvolvidos da Europa e depois nos Estados Unidos, “[...] com o surgimento do conceito de biblioteca pública moderna, constituída de acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares” (ORTEGA, 2004, p. 3). 

    Gab. A

    SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/04/pdf_d67e9d2c4d_0026243.pdf