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ID
3662608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tomás de Aquino valoriza a natureza, assim como Aristóteles, entendendo que o conhecimento racional provém inicialmente dos sentidos. Da sensação, o intelecto abstrai a individualidade das coisas, depurando-lhe a matéria. O resultado são as formas. 

                                                                                           Os Pensadores. Ed. Abril Cultural, p. 118 , S. Paulo, 1975.

Com relação ao pensamento tomista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha da questão "A": a primeira via é a do movimento. Adicionalmente, as cinco vias são complementares, compondo um argumento sinérgico e multifacetado. A melhor explicação que já li das cinco vias está na obra "O homem perante o Infinito", de Mario Ferreira dos Santos.

  • A letra (a) Está incorreta pois a primeira via é dita como : Motor.

    1 motor

    2 Causa eficiente

    3 contigente necessário

    4 Graus de perfeição

    5 Finalidade do ser

  • Assim, podemos afirmar alicerçados em Aquino, que o melhor nome que

    identifica o mal para o cristianismo, é o pecado diretamente associado com o mal moral,

    pois este mal “se dá no contexto da liberdade e da responsabilidade humanas, como

    conseqüência de ações assentadas nos juízos da razão e na anuência da vontade”

    (FAITANIN, 2006, p. 109).

    O homem livre e responsável, portanto, pode ser motivado pela reta razão

    como também pelas paixões desordenadas, já que são suas escolhas e ações que

    estabelecem o mal moral. Este mal, por sua vez, ao privar o homem de atingir seu fim

    que é a conversão plena a Deus, colocando-o contra o Criador supremo e afastando-o da

    presença Beatífica de Deus, deixa seqüelas e feridas abertas na alma humana

    (FAITANIN, 2006, p. 109-110). 

    Ainda neste horizonte do mal moral (que se identifica com o pecado na medida

    em que este significa a desobediência que afasta o homem de Deus e o priva do bem

    que é gozar da Sua presença), Aquino nos apresenta três tipos de mal. 

    Primeiramente, o mal moral que priva o homem, por seu livre consentimento,

    da ordem ao fim devido, ou seja, dos bens espirituais (graça e glória) e morais (que são

    os bens da alma: vida, conhecimento, virtudes, etc.). Este mal lhe causa sofrimento

    (FAITANIN, 2006, p. 115).

    Em segundo lugar, temos o mal metafísico. Conseqüente e subordinado ao mal

    moral é o estado de privação dos bens originários da natureza humana, que são a graça

    santificante (que lhe comunicava a filiação divina no estado de inocência) e os dons

    preternaturais (isenção da morte, do sofrimento e de desordem da concupiscência). Esse

    mal metafísico coloca o homem no estado de incapacidade de chegar, pelos próprios

    esforços, à sua plena realização (FAITANIN, 2006, pp. 115-116).

    E, por fim, Aquino se refere ao mal físico, que pode ser entendido como

    deficiência da matéria (independentemente da vontade humana, mas em conseqüência

    do pecado original), ou como decorrência do mal moral (o qual acontece a partir da

    vontade humana, o que faz dele um pecado pessoal), ou ainda pela privação de algum

    bem físico (e isto causa sofrimento, dor ou incapacidade física, como por exemplo, a

    cegueira) (FAITANIN, 2006, p. 116).

    Enfim, para santo Tomás, o mal moral, o mal metafísico e o mal físico,

    manifestam uma só e sempre mesma conseqüência nefasta e trágica para natureza

    humana, qual seja: a da dor, a do sofrimento, e, até mesmo, a implicação da morte

    (FAITANIN, 2006, p. 116).