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Questões de São Tomás e a Filosofia Medieval


ID
646921
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Idade Média, se considerava que o ser humano podia alcançar a verdade por meio da fé e também por meio da razão. Ao mesmo tempo, o poder religioso (Igreja) e o poder secular (Estado) mantinham relacionamento político tenso e difícil. O filósofo Tomás de Aquino desenvolveu uma concepção destinada a conciliar FÉ e RAZÃO, bem como IGREJA e ESTADO.

De acordo com as idéias desse filósofo,

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    No campo da política, Santo Tomás de Aquino dividiu as leis em lei natural (visando a preservar a vida), lei positiva (estabelecida pelo homem, visando a preservar a sociedade) e lei divina (que conduz o homem à vida cristã e ao paraíso, guiando as outras leis). Para Aquino, como para Aristóteles, o homem é um animal social e político: a família é a primeira associação, e o Estado, sua ampliação e continuação. O Estado, assim, deve existir, desde que subordinado, no que diz respeito à religião e à moral, à Igreja, a qual visa ao bem eterno das almas. Essa foi a concepção dominante da Igreja Católica, que seria depois combatida por Maquiavel.


ID
686425
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Depois das sérias e profundas investigações históricas acerca do pensamento medieval, iniciadas no princípio do século XIX, desvaneceram-se muitos dos inumeráveis preconceitos acumulados pela Renascença sobre a era de “obscurantismo” da Idade Média, que apareceu em todo o seu resplendor de sua realidade como uma das épocas de intensa vida intelectual. A prova de que a época medieval não era desprovida de vigor intelectual está no fato de ela ser palco do surgimento

Alternativas

ID
1225816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Três questões podem ser formuladas sobre a existência de Deus: 1. A existência de Deus é uma verdade evidente? 2. A existência de Deus pode ser demonstrada? 3. Deus existe? 

Tomás de Aquino. Suma teológica 

Com base no trecho acima apresentado, julgue os próximos itens, relativos à filosofia de Tomás de Aquino.

Pelo menos uma das  vias da prova da existência de Deus fundamenta-se na noção de movimento, conforme apresentada por Aristóteles.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro motor tudo aquilo que se move é movido por outro ser. Senão houver um ser estático, cairiamos no processo infinito. 

  • O argumento do movimento é a primeira das 5 vias para provar a existência de Deus.

    Tudo o que se move é movido por algo - Logo, Deus é o 1º motor (imóvel)

    Como se trata de um argumento a posteriori, esta via vai do movimento ao motor imóvel.


ID
1225819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Três questões podem ser formuladas sobre a existência de Deus: 1. A existência de Deus é uma verdade evidente? 2. A existência de Deus pode ser demonstrada? 3. Deus existe? 

Tomás de Aquino. Suma teológica

Com base no trecho acima apresentado, julgue os próximos itens, relativos à filosofia de Tomás de Aquino.

Tomás de Aquino responde afirmativamente à primeira e à terceira questões.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. POR QUE TOMÁS DE AQUINO AFIRMA A TERCEIRA QUESTÃO QUE DEUS EXISTE E A PRIMEIRA ELE AFIRMA QUE A EXISTÊNCIA DE DEUS NÃO É EVIDENTE.

  • Deus não é evidente, logo precisa ser demonstrado. Como? Por meio das 5 vias.

    As 5 vias são argumentos que vão contra a compreensão de que podemos compreender a Deus diretamente e através da evidência.

    Tomas de Aquino também vai na contramão daqueles que defendem que só é possível conhecer a Deus por meio da fé.

  • SOBRE A QUESTÃO "A EXISTÊNCIA DE DEUS É UMA VERDADE EVIDENTE?"

    A pergunta "A existência de Deus é uma verdade evidente?" está no 1° artigo, da 2° questão, da I parte da Suma Teológica. De acordo com o que Sto. Tomás escreve na solução desta questão, a evidência de algo pode ser de dois modos, a saber:

    I- Evidência em si mesma e não para nós; e

    II- Evidência em si mesma e também para nós.

    Segundo Sto. Tomás, uma proposição é evidente em si mesma quando o predicado está contido no conceito do sujeito. A proposição "o homem é um animal" é um exemplo de proposição evidente em si mesma, pois animal (o predicado) pertence à noção de homem (o sujeito). Mas se for conhecido de todos o que é o predicado e o sujeito, tal proposição não só será evidente em si mesma, como também o será para todos. No exemplo dado, a proposição "o homem é animal" não só é evidente em si mesma, mas também o é para nós que sabemos o que são o animal e o homem.

    Mas para quem não souber o que são o predicado e o sujeito, a proposição não será evidente, embora o seja, considerada em si mesma. Nesse sentido, Sto. Tomás afirma que a proposição "Deus existe", enquanto tal, é evidente em si mesma, já que em Deus o predicado se identifica com o sujeito, sendo Deus o seu próprio ser. No entanto, como não sabemos o que é Deus, esta proposição não é evidente para nós, tendo de ser demonstrada pelos efeitos mais conhecidos de nós. Portanto, para Sto. Tomás a existência de Deus é uma verdade evidente em si mesma, embora não o seja para nós. Acredito que cabe recurso, pois a banca deveria ter feito esta distinção.

    De resto, Sto. Tomás responde afirmativamente a pergunta "Deus existe?", e o faz resumindo as Cinco Vias, no 3° artigo, da 2° questão, da I parte da Suma Teológica.


ID
1583065
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Para Tomás de Aquino, o conteúdo da Fé Cristã está acima da razão humana, portanto fé e razão estão sempre em contradição.

Alternativas
Comentários
  • Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão. Porém, nem todas as verdades seriam alcançadas desse modo, existindo também as “verdades naturais teológicas”. Sendo a razão obra de Deus, poderíamos alcançar essas verdades tanto pela fé como pela razão. A fé e a razão seriam, muitas vezes, rios que desembocam num mesmo oceano.

    https://www.google.com/amp/s/guiadoestudante.abril.com.br/especiais/santo-tomas-de-aquino/amp/

  • Fe e razão para Santo Agostinho sempre andam juntos

ID
1583068
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Tomás de Aquino rejeitou vários princípios do Aristotelismo, como a Doutrina das Quatro Causas, o Hilemorfismo e a Doutrina das Categorias.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época[5], Tomás abraçou as ideias de Aristóteles - a quem ele se referia como "o Filósofo" - e tentou sintetizar a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo.

  • Tomás foi influenciado por Aristóteles e tentou conciliar as ideias deste à fé cristã.


ID
1583071
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Tomás de Aquino considerava a crença na existência de Deus uma matéria de fé, não podendo ser provada racionalmente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Em sua Suma Teológica, o filósofo apresenta cinco vias para demonstrar a existência de Deus, ancoradas na filosofia aristotélica, de forma racional


ID
1583164
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





 Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:


As verdades reveladas pela Fé contrariam a razão humana, o que obriga o cristão a abandonar a Filosofia em favor da Teologia.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. 


ID
1583167
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





 Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:

O autor apresenta uma ética eudaimonista, ao acrescentar que Deus é o fim último da ação humana.

Alternativas
Comentários
  • "Eudaimonia" faz parte do conjunto de ideias de Aristóteles (sumo-bem/ felicidade é o fim último da ação humana), em quem São Tomás de Aquino se inspirou para sintetizar suas próprias ideias, trazendo as de Aristóteles para um campo teológico.


ID
1583170
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:

A Ciência Sagrada é revelada por Deus e superior à Teologia Racional inaugurada por Aristóteles.

Alternativas

ID
1583179
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:

Tomás de Aquino defendeu que a ideia da existência de Deus não pode ser provada racionalmente, mas apenas ser crida como um elemento de Fé da Ciência Sagrada.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Em sua Suma Teológica, o filósofo apresenta cinco vias para demonstrar a existência de Deus, ancoradas na filosofia aristotélica.


ID
1623697
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

 São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá- las com a filosofia. Para ele, então, a __________,criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio.


Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado. 

Alternativas
Comentários
  • São Tomás de Aquino.
    c. 1395. Por Fra Angelico, atualmente na Collezione Vittorio Cini, em Veneza.

    De acordo com ele, "...todos os atos da virtude são prescritos pela lei natural: como a razão de cada um naturalmente dita que ele aja virtuosamente. Mas se falarmos de atos virtuosos considerados em si mesmos, ou seja, em suas próprias espécies, segue que nem todos os atos virtuosos são prescritos pela lei natural: pois muitas coisas são realizadas virtuosamente, mas cuja natureza não se inclinava para inicialmente; mas que, pelo inquérito da razão, foram percebidas pelos homens como condutivas ao bem estar"

  •  Finalmente, fé e razão, distintas e relacionadas, seriam as duas ferramentas primárias para processar os dados teológicos. Ele acreditava que ambas eram necessárias- ou, melhor, que a "confluência" de ambas era necessária - para obter-se o verdadeiro conhecimento de Deus. O objetivo final da teologia, para Tomás, era utilizar a razão para perceber a verdade sobre Deus e experimentar a salvação através desta verdade.

    ITEM A


ID
1715740
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

   Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.

AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).

No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de


Alternativas
Comentários
  •   Para Tomás de Aquino, os homens são plurais e precisam de um arcabouço de sociabilidade que os oriente em relação à associação para o bem viver. O viver em sociedade faz com que os homens aprendam. A monarquia seria capaz de governar tal diversidade dos homens, pois um único governante não encontraria dificuldades de negociação e de posterior deliberação, com a finalidade de alcançar o bem comum.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra C.

  • Letra- C. Fica nítido no tópico frasal do texto. "Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim",Tomás de Aquino, Informa no texto que a monarquia é necessária para direcionar a sociedade para atingirem o bem comum.

  • a ultima sentença matou o a questão tbm, "portanto, o homem precisa de um dirigente para o fim"

  • letra c. por que a sociedade necessita de um lider pra as relações sociais se estabelecerem de forma hamonica.

  • Essas questões são fácies na verdade, só precisam de atenção e tranquilidade para responder, o que não se tem na hora da prova.. haha infelizmente.

  • Cabeia ao aluno lembrar que Tomas de Aquino , filósofo medieval ,que buscou comprovar a veracidade da fé , por meio do uso da razão ao cristianizar as ideias do Aristóteles , lançou a ideia de que tudo que existe , existe para uma finalidade , logo, seria imprescindível a existência de algo para coordenar de maneira eficiente todas as coisas existentes e esse algo ou alguém seria Deus . Na questão , utilizaram essa ideia do autor relacionando-a a questões políticas como a monarquia , e com isso , ao ler já dava pra saber qual era a alternativa correta. 

  • Letra C

    ...Portanto, precisa o Homem de um dirigente para o fim.

    Um dos pensamentos que Tomás de Aquino defendia era de que a busca por um bem comum so seria alcançado através de uma monarquia.

  • Que lindo! Depois de ver o gabarito aqui só aparece tese de mestrado, e ninguém errou, P.Q.P

  • Ué, achei que o objetivo do QC fosse aprender com os erros e contribuir para a comunidade com comentários úteis acerca do assunto.

    O cara erra a questão e fica ressentido com as pessoas que comentaram (?). É cada peça por aqui, viu...


ID
2233288
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Vemos que as coisas que não têm inteligência, como, por exemplo, os corpos naturais, agem para uma finalidade, o que se mostra pelo fato de sempre ou frequentemente agirem da mesma forma, para conseguirem o máximo, donde se segue que não é por acaso, mas intencionalmente, que atingem seu objetivo. As coisas, entretanto, que não têm inteligência só podem procurar um objetivo dirigidas por alguém que conhece e é inteligente, como a flecha dirigida pelo arqueiro. Logo, existe algum ser inteligente que ordena todas as coisas da natureza para seu correspondente objetivo: a este ser chamamos Deus.

(AQUINO, Tomás de. Suma Teológica (I, Questão 2). In: MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007, p. 71.)

Ao elaborar a quinta via racional da existência de Deus, Tomás de Aquino

Alternativas
Comentários
  • Tomas na escolástica buscava aumentar argumentos para provar a existência divina, utilizando fé e razão( influência aristotélica).

  • As contribuições de Aquilo ao cristianismo podem ser exemplificadas ao momento histórico em que se passa - Baixa Idade Média, sobretudo, o período das Cruzadas -, pois, o contato do ocidente com o oriente possibilitou uma série de questionamentos sobre os dogmas impostos pela Igreja católica. Dessa forma, houve-se a necessidade de justificar, através das 5 vias/ argumentos, proposto por Aquino, em que se "comprovava" a existência de Deus, e, portanto, conciliar a fé e a razão, com embasamento nas ideias de Aristóteles. "Conhecer para crer", colocando a fé e a razão em distância quase que equivalente, e tornando o mundo sensível capaz de gerar conhecimento para entender a fé cristã e a existência de Deus.


ID
3128521
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Embora a Filosofia, em geral, não seja produzida para resultados concretos e imediatos, entender que ela não tem aplicação prática é incorreto. A forma de compreender o mundo é que determina o modo como se produzem as coisas, investiga-se a natureza, propõem-se as leis. Ética, Política, Moral, Esporte, Arte, Ciência, Religião, tudo tem a ver com Filosofia.

(Queiroz; Moita, 2007)


Nos grandes períodos da história: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea, viveu-se à influência de vários pensadores. Na Idade Média, destacam-se os pensadores

Alternativas
Comentários
  • D Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

  • Correto é letra D e a letra A é uma pegadinha pois eles até tem presença na filosofia medieval, mas eles estão presentes justamente através de Agostinho e são tomé

  • Letra D

    Idade Média é uma transição tão loka pela influência da fé cristã nas instituições estatais e aparelhos ideológicos que é o único período que encontramos filósofos santos. O resto dos períodos são só filósofos dignos de xingamentos.


ID
3662608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tomás de Aquino valoriza a natureza, assim como Aristóteles, entendendo que o conhecimento racional provém inicialmente dos sentidos. Da sensação, o intelecto abstrai a individualidade das coisas, depurando-lhe a matéria. O resultado são as formas. 

                                                                                           Os Pensadores. Ed. Abril Cultural, p. 118 , S. Paulo, 1975.

Com relação ao pensamento tomista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha da questão "A": a primeira via é a do movimento. Adicionalmente, as cinco vias são complementares, compondo um argumento sinérgico e multifacetado. A melhor explicação que já li das cinco vias está na obra "O homem perante o Infinito", de Mario Ferreira dos Santos.

  • A letra (a) Está incorreta pois a primeira via é dita como : Motor.

    1 motor

    2 Causa eficiente

    3 contigente necessário

    4 Graus de perfeição

    5 Finalidade do ser

  • Assim, podemos afirmar alicerçados em Aquino, que o melhor nome que

    identifica o mal para o cristianismo, é o pecado diretamente associado com o mal moral,

    pois este mal “se dá no contexto da liberdade e da responsabilidade humanas, como

    conseqüência de ações assentadas nos juízos da razão e na anuência da vontade”

    (FAITANIN, 2006, p. 109).

    O homem livre e responsável, portanto, pode ser motivado pela reta razão

    como também pelas paixões desordenadas, já que são suas escolhas e ações que

    estabelecem o mal moral. Este mal, por sua vez, ao privar o homem de atingir seu fim

    que é a conversão plena a Deus, colocando-o contra o Criador supremo e afastando-o da

    presença Beatífica de Deus, deixa seqüelas e feridas abertas na alma humana

    (FAITANIN, 2006, p. 109-110). 

    Ainda neste horizonte do mal moral (que se identifica com o pecado na medida

    em que este significa a desobediência que afasta o homem de Deus e o priva do bem

    que é gozar da Sua presença), Aquino nos apresenta três tipos de mal. 

    Primeiramente, o mal moral que priva o homem, por seu livre consentimento,

    da ordem ao fim devido, ou seja, dos bens espirituais (graça e glória) e morais (que são

    os bens da alma: vida, conhecimento, virtudes, etc.). Este mal lhe causa sofrimento

    (FAITANIN, 2006, p. 115).

    Em segundo lugar, temos o mal metafísico. Conseqüente e subordinado ao mal

    moral é o estado de privação dos bens originários da natureza humana, que são a graça

    santificante (que lhe comunicava a filiação divina no estado de inocência) e os dons

    preternaturais (isenção da morte, do sofrimento e de desordem da concupiscência). Esse

    mal metafísico coloca o homem no estado de incapacidade de chegar, pelos próprios

    esforços, à sua plena realização (FAITANIN, 2006, pp. 115-116).

    E, por fim, Aquino se refere ao mal físico, que pode ser entendido como

    deficiência da matéria (independentemente da vontade humana, mas em conseqüência

    do pecado original), ou como decorrência do mal moral (o qual acontece a partir da

    vontade humana, o que faz dele um pecado pessoal), ou ainda pela privação de algum

    bem físico (e isto causa sofrimento, dor ou incapacidade física, como por exemplo, a

    cegueira) (FAITANIN, 2006, p. 116).

    Enfim, para santo Tomás, o mal moral, o mal metafísico e o mal físico,

    manifestam uma só e sempre mesma conseqüência nefasta e trágica para natureza

    humana, qual seja: a da dor, a do sofrimento, e, até mesmo, a implicação da morte

    (FAITANIN, 2006, p. 116).


ID
3824542
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tomás de Aquino, filósofo cristão que viveu no século XIII, afirma: a lei é uma regra ou um preceito relativo às nossas ações. Ora, a norma suprema dos atos humanos é a razão. Desse modo, em última análise, a lei está submetida à razão; é apenas uma formulação das exigências racionais. Porém, é mister que ela emane da comunidade, ou de uma pessoa que legitimamente a representa.
GILSON, E.; BOEHNER, P. História da filosofia cristã. Petrópolis: Vozes, 1991 (adaptado).

No contexto do século XIII, a visão política do filósofo mencionado retoma o

Alternativas
Comentários
  • Gab. "E".

    Aristóteles, discípulo de Platão, e considerado o "Pai da Lógica".

    Sobre a "A", que poderia gerar mais dúvidas, Platão dava ênfase ao mundo das ideias. Aristóteles rompe isso e acredita mais no EMPIRISMO (conhecimento da experiência, descartando misticismo e enaltecendo o lado racional). Em resumo, é isso!

  • Fui por eliminação, Lei-> regra-> comunidade-> bem comum... chutei na E
  • O texto de apoio aborda um fragmento do pensamento de Tomás de Aquino sobre os princípios da formulação de leis ressaltando que a lei está submetida a razão e que deve possuir legitimidade em sua origem. O enunciado questiona qual filósofo influenciou as ideias de Tomás de Aquino.
    A)  O pensamento idealista de Platão não parte da razão para a produção das lei, mas a considera como um objetivo a ser alcançado.
    B) O estoicismo de Sêneca é baseado na ética, que não aparece neste texto, e é interpretada de outra forma no pensamento de Tomás de Aquino. 

    C) Os ensinamentos de Pitágoras apesar de bastante amplos não abordaram diretamente questões sobre como as leis devem ser produzidas.

    D) A vida feliz de Agostinho é um modelo filosófico que busca a satisfação da alma através da busca pelo conhecimento que produz a virtude final da frugalidade. Este paradigma não se relaciona com a produção de leis de Tomás de Aquino.

    E)  A influência da ideia de bem comum fica clara no trecho "Porém, é mister que ela emane da comunidade, ou de uma pessoa que legitimamente a representa". Isto significa que a razão e a legitimidade garantem a ação da lei em prol do bem comum aristotélico. Alternativa correta. 







     Gabarito do professor: E
  • Para filosofia medieval, relacionar Agostinho com a filosofia platonica e Aquino com Aristoteles

  • Filosofia Patrística (Filosofia Cristã)

    Santo Agostinho = Platão

    Tomás de Aquino = Aristóteles

  • Letra E

    A ética é a doutrina moral individual, a politica é a doutrina moral social. Dessa ciência trata Aristóteles precisamente na politica, de que acima se falou. O estado, então, é superior ao individuo, porquanto a coletividade é superior ao individuo, o bem comum superior ao bem particular.

  • Gabarito E

    → Filosofia Medieval/Cristã, algumas palavras chaves:

    Patrística - St. Agostinho - Platão;

    Escolástica - St. Tomás de Aquino - Aristóteles.

  • Tomás platônico kkkkkkk

ID
3908197
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O surgimento do pensamento moderno se dá com a mudança de paradigma. Enquanto os medievais trabalharam a filosofia a partir do teocentrismo, os modernos trabalharam a filosofia a partir do antropocentrismo; os primeiros, seguindo os gregos, se interessaram pelo ser e sua contemplação, ao passo que os segundos, ao se voltarem para o homem, se preocuparam com o conhecimento e a questão do método. Assim, nota-se que a filosofia greco-medieval tinha uma preocupação ontológica, e a filosofia moderna, gnoseológica. Frente ao exposto, verifica-se que as principais tendências em explicar o conhecimento na modernidade foram

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Questão bem tranquila. Só lembrar que o RACIONALISMO defende que o conhecimento vem da razão, e que o EMPIRISMO defende a experiência (método).


ID
4198978
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Portanto, deve-se dizer que como a lei escrita não dá força ao direito natural, assim também não pode diminuir-lhe nem suprimir-lhe a força; pois, a vontade humana não pode mudar a natureza. Portanto, se a lei escrita contém algo contra o direito natural, é injusta e não tem força para obrigar. Pois, só há lugar para o direito positivo, quando, segundo o direito natural, é indiferente que se proceda de uma maneira ou de outra, como já foi explicado acima. Por isso, tais textos não hão de chamar leis, mas corrupções da lei, como já se disse. E portanto, não se deve julgar de acordo com elas.”

                                                       Tomás de Aquino, Suma Teológica, II, Questão 60, Art. 5.

Com base na passagem acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Conforme a filosofia tomista, o direito positivo deveria ser respaldado no direito natural, posto que é eterno, imutável e necessário. Toda lei criada a partir do direito natural seria justa e boa. Na contramão, a lei escrita só teria legitimidade se fosse fundada nesse direito, que assenta as inclinações para o bem.


ID
4204165
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O Renascimento foi uma volta deliberada que propunha a ressurreição consciente do passado, considerado, naquele momento, como fonte de inspiração e modelo de civilização. Esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Sobre esse período histórico da humanidade, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C) A teologia se separa da filosofia, e essa se torna autônoma.

  • O renascimento surge em um momento de declicio do poder da Igreja Católica e com isso a necessidade da união da teologia e filosofia é desfeita. A patrística e a escolástica, que são correntes do períódo medieval, buscavam explicar dogmas da igreja, a existência divina de modo racional, mas alicerçado em valores cristãos. Com o renascimento e o antropocentrismo A teologia se separa da filosofia, e essa se torna autônoma.


ID
4210318
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

     O pensamento científico tem a característica de apresentar uma capacidade em evoluir a mentalidade e o conhecimento do ser humano. Mesmo que, às vezes, ele passe por algumas mutações, deve-se sempre buscar a verdade. A construção do conhecimento científico nos trouxe até a atual realidade da humanidade. A ciência tem um papel fundamental dentro da sociedade, por isso deve ser expandida a todos. Graças a ela, descobrimos novos modelos e alternativas para entender os processos naturais, sociais e exatos que cercam o nosso cotidiano.  

Disponível em:
<https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/a-construcao-do-conhecimento-cientifico/>.
Acesso em: 4 ago. 2018.

A verdade na filosofia escolástica, de São Tomás de Aquino, expressa-se na ideia

Alternativas
Comentários
  • São Tomás de Aquino pertenceu à Filosofia Medieval, junto a Santo Agostinho.