SóProvas


ID
3662980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Texto I


O pensamento cientificista contenta-se com a organização da experiência que se dá sobre a base de  determinadas atuações sociais, mas o que estas significam para o  todo social não se inclui nas categorias da teoria tradicional.

Texto II

A teoria tradicional não se ocupa da gênese social dos problemas, das situações reais nas quais a ciência é usada e dos escopos para os quais é usada.

Texto III

A teoria crítica ultrapassa o subjetivismo e o realismo da concepção positivista, expressão mais acabada da teoria tradicional. O subjetivismo, segundo Horkheimer, apresenta-se nitidamente quando os positivistas conferem preponderância explícita ao método, desprezando os dados em favor de uma estrutura anterior que os enquadraria. 
 
                                                                                                                             Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril
                                                                                                       Cultural, 1975, Separata, p. 960 (com adaptações)

Os três fragmentos de texto acima refletem ideias

Alternativas
Comentários
  • Principais nomes da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Walter Benjamin e Jürgen Habermas.

  • Os principais nomes da primeira geração de Frankfurt são Max Horkheimer, Theodor Adorn, Herbert Marcuse , Erich Fromm e Leo Lowenthal. Da segunda, Jürgen Habermas, Albrecht Wellmer e Otto Apel. Walter Benjamin, considerado membro da escola por afinidade teórica, teve sua tese rejeitada pela Universidade de Frankfurt.

    A característica fundamental desses filósofos são as investigações sócio-psicológicas. Utilizavam o marxismo como ferramenta teórica --porém questionavam e repensavam sua prática-- criticavam o Iluminismo como triunfo da razão, discutiam com as teorias freudianas e transitavam entre a ética e a arte com muita naturalidade.