SóProvas


ID
3668956
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Muylaert (1995), o nível de penetração do marketing cultural pode ser expresso a partir de cinco categorias: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção e ação. Sobre o nível de penetração do marketing cultural, analise as afirmativas a seguir: 


I. Existem diversas formas de se sair do desconhecimento e de se chegar à ação com uma só mensagem, dentro de uma campanha de marketing cultural, sendo que a publicidade e o contato pessoal estão entre as abordagens mais conhecidas. 
II. Conhecimento é a categoria em que o receptor conhece e sabe do que se trata o objeto da ação de marketing cultural, como eventos, produtos e marcas. 
III. Por meio de determinada ação institucional é possível fazer com que um produto chegue à categoria da ação, mesmo sem passar pelas categorias anteriores do conhecimento e da compreensão. 
IV. O marketing institucional é especial ao fazer com que um produto passe do desconhecimento para o conhecimento e a compreensão.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Muylaert (1995), marketing cultural “é o conjunto de recursos de marketing que permite projetar a imagem de uma empresa ou entidade, através de ações culturais...é uma das ferramentas de comunicação mais seguras para que o produto, associado a determinado evento, tenha reforçada a imagem desejada".

    Para o autor, o nível de penetração do marketing cultural pode ser expresso a partir de cinco categorias: desconhecimento (as pessoas nunca ouviram falar sobre a marca e/ou a organização); conhecimento (as pessoas identificam a marca e/ou a organização mas desconhecem detalhes); compreensão (as pessoas conhecem detalhes sobre a marca e/ou a organização); convicção (as pessoas endossam noções que possuem sobre o produto); ação (as pessoas tornam-se dispostas a tomar alguma atitude concreta sobre a sua participação no assunto levantado pela comunicação).

    Vamos analisar as assertivas:

    I. Errado. Existem diversas formas de se sair do desconhecimento e de se chegar à ação com uma só mensagem, dentro de uma campanha de marketing cultural: publicidade, mala direta, assessoria de imprensa, eventos, embalagem, telemarketing, revista externa, “house organs", televisão e “displays" em pontos-de-venda. Contato pessoal não é uma abordagem mencionada pelo autor citado no enunciado.

    II. Errado. Conhecimento é o nível em que o receptor identifica o nome, mas desconhece do que se trata.

    III. Errado. Não é possível que um produto chegue à categoria da ação sem passar pelas categorias anteriores do conhecimento, compreensão e convicção.

    IV. Certo. O marketing institucional é especial ao fazer com que um produto passe do desconhecimento para o conhecimento e a compreensão e lida com aspectos intangíveis da marca e da organização responsável pelo produto.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa A (IV, apenas) está certa.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Muylaert, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. 4 ed. São Paulo: Globo, 1995.
  • Vamos analisar as assertivas: I. Errado. Existem diversas formas de se sair do desconhecimento e de se chegar à ação com uma só mensagem, dentro de uma campanha de marketing cultural: publicidade, mala direta, assessoria de imprensa, eventos, embalagem, telemarketing, revista externa, “house organs", televisão e “displays" em pontos-de-venda. Contato pessoal não é uma abordagem mencionada pelo autor citado no enunciado. II. Errado. Conhecimento é o nível em que o receptor identifica o nome, mas desconhece do que se trata. III. Errado. Não é possível que um produto chegue à categoria da ação sem passar pelas categorias anteriores do conhecimento, compreensão e convicção. IV. Certo. O marketing institucional é especial ao fazer com que um produto passe do desconhecimento para o conhecimento e a compreensão e lida com aspectos intangíveis da marca e da organização responsável pelo produto. Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa A (IV, apenas) está certa. Gabarito: A. Bibliografia: - Muylaert, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. 4 ed. São Paulo: Globo, 1995.