SóProvas


ID
3672319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2012
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Então,acaso a alma não raciocina melhor quando nenhum desses sentidos a perturbe, nem a vista, nem o ouvido, nem o prazer, nem a dor, mas quando se recolhe só em si mesma e, deixando o corpo e rompendo o contato e a comunhão com o corpo na medida do possível, com toda a força fixe o olhar no ser?

Platão, Fédon, 65 c-d. Marcelo Perine (Trad.) In: G. Reale. História da Filosofia Antiga, Vol. II. São Paulo: Ed. Loyola, 1997, p. 65

De acordo com o texto apresentado, julgue o item subsequente, com base nos conceitos do eixo de pensamento, conhecimento e filosofia.

Platão afirma que as ideias, das quais se pode ter conhecimento seguro, não existem em última instância, na medida em que são simples resultado de criatividade humana.


Alternativas
Comentários
  • A resposta já estava no texto introdutório. Lembrar do Mito da Caverna: o homem se "liberta" do mundo sensível (a caverna) e passa a conhecer o mundo legitimamente verdadeiro, o mundo das ideias ou formas.

  • Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.