SóProvas


ID
367417
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma avaliação bem sucedida não pode prescindir de outra importante função arquivística, que deve necessariamente antecedê-la. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Classificação

    1. Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo .
    2. Ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo de documentos, selecionar a categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.
    3. Ato pelo qual se atribui a documentos, ou às informações neles contidas, graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamado classificação de segurança.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
    Dicionário de terminologia arquivística

    ;)
  • GAB.: C

    A avaliação arquivística só ocorre pois existe um código de classificação.

  • Resolução: a avaliação não pode dispensar da classificação, pois o processo de avaliação consiste em determinar por quanto tempo cada classe do plano de classificação (ou seja, cada conjunto documental) ficará nas fases corrente e intermediária, e qual a será a destinação: permanente ou eliminação.

    Resposta: C

  • ·       Criação/Produção: intervenções que o arquivista deve fazer no processo de produção/criação de documentos com o objetivo de só produzir o que é necessário, da maneira mais eficiente possível. 

    ·       Classificação: classificar significa ler o documento, entender a qual função/atividade institucional ele faz referência e, ao fazer essa identificação, o responsável deve procurar em qual classe do Plano de Classificação da instituição, essa função/atividade identificada pode ser encaixada. 

    ·       Avaliação: decidir por quanto tempo cada um deve ficar nos arquivos correntes e intermediários, além de definir se a destinação final será a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente.

    ·       Aquisição: todas as formas de entrada dos documentos no conjunto documental da instituição.

    ·       Conservação/Preservação: visa proteger os documentos, a fim de que as informações neles contidas sejam protegidas

    ·       Descrição: consiste em analisar o documento, retirar os elementos que o representa e criar instrumentos de pesquisa, a partir desses elementos coletados, para facultar o acesso.

    ·       Difusão: consiste em ações que visam diminuir a distância entre o cidadão e a informação.