SóProvas


ID
3675691
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2011
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa com a frase que não apresenta vício de linguagem.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    A) Meu vizinho me apresentou o pai; achei ele legal → INCORRETO. Temos presença de ambiguidade, quem é legal? O vizinho ou o pai que foi apresentado? Não se sabe.

    B) Num panorama geral deu para perceber que a vítima teve hemorragia de sangue → INCORRETO. Temos a presença de um pleonasmo vicioso, hemorragia já é de sangue.

    C) Quando eu por meu bloco na rua, farei sucesso → INCORRETO. Temos a presença de ambiguidade devido à polissemia do substantivo "bloco" (=bloco de construção ou bloco de samba).

    D) Pagamos ao secretário o que lhe era devido → CORRETO. Frase correta, não apresenta qualquer vício de linguagem.

    E) Juca ganhou sozinho na loteria de sábado → INCORRETO. Temos a presença de um pleonasmo vicioso, a ideia de quem se ganha já é que a pessoa está ganhando sozinha.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • valeu artrur

  • Quatro anos de faculdade e dois de mestrado, quinze anos corrigindo textos, seis anos dando aulas para cursinhos, e ainda vejo disso.. Ganhar sozinho é pleonasmo? Tá certo então... Óbvio que a D também está correta, regência e concordância impecáveis. Quando se trata de loteria, não estamos falando de jogo de basquete ou disputa de cem metros. Basta percebermos quantas pessoas precisam dividir o prêmio das loterias. Ganharam, mas não ganharam sozinhas. Não ganhar sozinho seria o quê, então? Oximoro? Meu Deus!!!

  • Discordo do gabarito.

    "Pagamos ao secretário o que lhe era devido."

    Poderia tanto ser "Pagamos ao secretário o que era devido a ele" quanto "Pagamos ao secretário o que era devido a ti.". Vejo uma ambiguidade.

    Em relação a letra "E" não há nada de errado, ganhar a loteria sozinha é um termo em relação a dividir ou não o prêmio como já analisado em outra postagem.