SóProvas


ID
367909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, julgue os seguintes itens.

Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração não se aplica o regime geral da previdência social.

Alternativas
Comentários
  • A constituição no art. 40, no seu § 13 dispões que:

    "Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social".
  •     Questão errada

        A
    Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, emprestou ao art. 40, § 13, da Constituição a seguinte redação:

    Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral da previdência social.

     

    PORTARIA MPAS Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 - DOU DE 17/12/98

         O Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, e o art. 90 da Lei nº 9.717, de 28 de novembro de 1998, e tendo em vista as decisões do Supremo Tribunal Federal na Rep nº 1.265 - AM, no RE nº 114.352 - ES, nas ADIs nº 152 - MG e nº 122 -SC, entre outras, e ainda o disposto na Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, resolve:

    Art. 12. O servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, é segurado obrigatório do RGPS, como empregado, vedada a inclusão desse servidor em regime próprio de previdência social.

    § 1º O servidor a que se refere o caput, filiado a regime próprio de previdência social, está excluído desse regime e automaticamente filiado ao RGPS.

  • § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)
    "Tudo posso naquele que me fortalece".

  • Gabarito: ERRADO

    O servidor ocupante exclusivamente de cargo comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração está vinculado ao RGPS. Por outro lado, aqueles servidores que ocupam cargo efetivo e, ao mesmo tempo, um cargo comissionado, estão vinculados ao RPPS.


    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS


    _________________________________________________________________________________________________________________

    - Uma outra questão para ajudar:


    Q581672

    Ano: 2015      Banca: CESPE      Órgão: TCE-RN      Prova: Auditor
    O servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, está ligado ao regime geral de previdência social, mas, ao servidor que ocupa cargo comissionado e cargo público efetivo na administração pública estadual simultaneamente, aplica-se o regime próprio do ente público a que está vinculado.
    (Gabarito: CORRETO)

  • Errado

    Comissão/CLT/Temporários/etc = RGPS: INSS

    Efetivo = RPPS: filiação obrigatória

  • Art. 40 CF

    § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em

    comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo

    temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de

    2019).

  • Gabarito:"Errado"

    Justamente o inverso!

    O servidor é sim contribuinte do RGPS.

    O RPPS só para os servidores estatutários.

    CF, art. 40, § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.