SóProvas


ID
36835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir de meados da década de 90 do século passado, a
denominada guerra fiscal entre os estados brasileiros
intensificou-se. A abertura econômica atraía, então, novos fluxos
externos de investimentos industriais para o país e estimulava a
guerra dos lugares.

A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

O processo de desconcentração regional da indústria brasileira favorece o prolongamento da disputa entre as unidades federativas com base na renúncia fiscal.

Alternativas
Comentários
  • É a chamada "Guerra Fiscal". Questão CORRETA. Leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_fiscal.
  • "GUERRA FISCAL". Os estados e posteriormente os municípios isentam as empresas de impostos para atraí-las.  

  • ITEM CORRETO!


    Historicamente, a característica industrial brasileira foi a concentração espacial no Sudeste, especialmente no estado de São Paulo. Essa característica se deu em virtude de diversos fatores, tais como a presença de uma infraestrutura preparada para o recebimento de indústrias e escoamento das produções, haja vista o cenário deixado pelo CICLO DO CAFÉ  (portos, ferrovias, estradas), responsável pelo forte desenvolvimento da região. Além disso, a proximidade do mercado consumidor e a presença de reservas minerais foram decisivas. Podemos destacar inclusive, a importância do quadrilátero ferrífero em Minas Gerais.
    Outros fatores como a concentração de mão de obra mais especializada em virtude da presença da capital RJ nessa região favoreceram a HISTÓRICA CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO SUDESTE.

    ATUALMENTE, a situação começa a passar por um processo inverso: DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL. Tal processo é impulsionado por fatores como VANTAGENS FISCAIS (GUERRA FISCAL) e presença de MÃO DE OBRA MAIS BARATA,  como é o caso do Nordeste. A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO também contribui para a migração de indústrias para a região Centro-Oeste.

    Espero ter ajudado, pessoal.

    FORÇA E ESTUDOS!!!!

  • Com o processo de desconcentração industrial, os estados passaram a buscar formas de atrair as empresas para sua região. Um dos benefícios oferecidos são as isenções fiscais. Com o acirramento da disputa, as práticas de renúncia fiscal em busca de investimentos privados passam a ser exacerbadas, gerando uma guerra fiscal entre as unidades federativas.
    A resposta está correta. 


  • Professsor QC
    Com o processo de desconcentração industrial, os estados passaram a buscar formas de atrair as empresas para sua região. Um dos benefícios oferecidos são as isenções fiscais. Com o acirramento da disputa, as práticas de renúncia fiscal em busca de investimentos privados passam a ser exacerbadas, gerando uma guerra fiscal entre as unidades federativas.
    A resposta está correta
     

  • Achei que estava errada por causa da palavra renúncia. Vantagens/incentivos fiscais é uma coisa, renúncia é outra.

  • Deve-se observar que está ocorrendo uma desaceleração na desconcentração devido a Inserção Passiva e a Desintegração Competitiva. A inserção passiva significa que o Estado não se antecipa ao investimento, ou seja, ele prefere investir em áreas mais competitivas que já produzam para fazer frente ao mercado externo. O mesmo ocorre com o capital privado. A desintegração competitiva é um efeito justamente da guerra fiscal, uma vez que quem possui maiores condições de incentivo possui maior competitividade, com isso há uma desaceleração da desconcentração.Quem já era forte tem mais condições de atrair mais investimentos.

     

     

  • Marina Souza: o cuidade que precisamos ter em provas é a menção de termos de uma área em outra. Certamente o Direito Tributário se ocupa de traçar diferenças entre os institutos. Fora desse meio, Guerra Fiscal é tudo que leva o empresário a pagar menos. 

  • Considerei a assertiva correta mas fiquei em dúvida se não seria ao contrário:

    "A disputa entre as unidades federativas com base na renúncia fiscal favorece o processo de desconcentração regional da indústria brasileira"

    Mas talvez seja uma discussão inócua do tipo: "o que veio antes, o ovo ou a galinha?!"

  • Gabarito: CERTO.

     

    Os incentivos fiscais são instrumentos importantes na desconcentração espacial das indústrias.

    Nos últimos anos, contribuíram positivamente nesse processso, o que esteve diretamente relacionado com a disputa entre os estados pelas industrias do país.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino

  • A guerra fiscal existente entre os Estados, nos últimos anos, é um dos fatores que mais contribui para a dispersão das indústrias pelo território brasileiro.

    Isso ocorre porque, devido a este fenômeno, estados e municípios reduzem impostos e oferecem doação de terrenos, por exemplo, a fim de atrair empresas localizadas em outras unidades da federação.

    Resposta: Certo

  • A guerra fiscal existente entre os Estados, nos últimos anos, é um dos fatores que mais contribui para a dispersão das indústrias pelo território brasileiro.

    Isso ocorre porque, devido a este fenômeno, estados e municípios reduzem impostos e oferecem doação de terrenos, por exemplo, a fim de atrair empresas localizadas em outras unidades da federação.

    Resposta: Certo

    Danuzio Neto | Direção Concursos

  • Renúncia Fiscal: é considerada uma forma de desoneração tributária que pode ser feita de três formas diferentes: por meio de incentivos fiscais, isenção fiscal ou imunidade fiscal, sendo os incentivos a principal delas