SóProvas


ID
36838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir de meados da década de 90 do século passado, a
denominada guerra fiscal entre os estados brasileiros
intensificou-se. A abertura econômica atraía, então, novos fluxos
externos de investimentos industriais para o país e estimulava a
guerra dos lugares.

A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

O setor calçadista, ameaçado pela competição chinesa, reorganizou-se com base nos benefícios da guerra fiscal, privilegiando a relocalização de plantas industriais nos estados de maior produtividade do Centro-Sul.

Alternativas
Comentários
  • Complemetando o comentário do Amigo, guerra fiscal também tem relação com incentivos fiscais, leia-se impostos. Isso é uma das características do capitalismo atual, onde os lugares travam verdadeiras guerras para atrair empresas, fábricas e indústrias.
  • Gabarito: Errado


    A relocalização de plantas industriais, ocasionadas pela guerra fiscal, favoreceu principalmente o Nordeste. Esta região é a maior empregadora do setor, embora não seja a sede do maior universo de unidades produtivas.

  • Os setores mais tradicionais da indústria, que se utilizam de mão de obra intensiva, como é o caso do setor calçadista, optaram por deslocar suas plantas industriais para o Nordeste, diante da competição chinesa. Isso porque a região oferece diversos benefícios que podem gerar mais competitividade ao produto no exterior, como por exemplo: baixo custo operacional, mão de obra extremamente barata e isenções fiscais.
    A resposta está incorreta.


  • Autor: Sávia Cordeiro , Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

    Os setores mais tradicionais da indústria, que se utilizam de mão de obra intensiva, como é o caso do setor calçadista, optaram por deslocar suas plantas industriais para o Nordeste, diante da competição chinesa. Isso porque a região oferece diversos benefícios que podem gerar mais competitividade ao produto no exterior, como por exemplo: baixo custo operacional, mão de obra extremamente barata e isenções fiscais.
    A resposta está incorreta

     

    PMMA 2017

  • Gabarito: ERRADO.

     

    O setor calçadista migrou para o Nordeste e não  para o Centro-Sul.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino

  • Aqui no Nordeste ( Sobral - ce) tem a grendene - empresa ímpar no setor de calçados. Dessa forma, a questão peca ao dizer que privilegiou o Centro-Sul.

    GABARITO ERRADO

  • Errado.

    O setor calçadista se reorganizou na região Nordeste dentro do processo de desconcentração industrial mais recente do setor de bens de consumo não duráveis

  • Errado.

    Além do erro citado pelos colegas, chamo a atenção à seguinte expressão: "privilegiando". Atenção a esse tipo de afirmação!