Alternativas
A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar tais significados sociais. Essa forma de compreensão da arte inclui modos de interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.
A improvisação, a composição coreográfica, a interpretação de repertórios de diferentes épocas, localidades e estilos são processos da dança que se diferenciam da educação do/pelo movimento. Compreender esses processos, corporal e mentalmente, faz com que se possa diferenciar a dança do simples “mover-se” e com que se estabelecem relações diretas e indiretas entre corpo, dança e sociedade.
Trabalhando com os processos da dança, pode-se problematizar e perceber, metaforicamente ou não, vários aspectos que relacionam o corpo, a dança e a convivência em sociedade. Por exemplo, coreografar para um grupo, diferencia-se de coreografar com o grupo (no segundo caso, deve-se considerar as ideias e opiniões do grupo e trabalhá-las em relação a que se tem).
O conhecimento da história da dança, formas e estilos (jazz, moderna, balé clássico, sapateado etc.) e estudos étnicos (inclui-se o estudo das danças folclóricas e populares) poderá possibilitar ao aluno traçar relações diretas entre épocas, estilos e localidades em que danças foram e são (re) criadas, podendo, assim, estabelecer relações com as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.
A aprendizagem da dança no ambiente escolar envolve a necessidade de técnica/conhecimento/habilidades corporais como
caminho para criação e interpretação pessoais da/em dança. Recomenda-se que progressivamente os alunos comecem a conhecer
os princípios do movimento comuns às várias técnicas codificadas (equilíbrio, apoios, impulso etc.), princípios de condicionamento físico, elementos de consciência corporal e algumas técnicas codificadas que possam contribuir para o desenvolvimento de um corpo homogêneo, que deverá ser disciplinado e rígido a fim de se alcançar uma arte perfeita.