SóProvas



Questões de Linguagem Corporal


ID
1440109
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Merleau-Ponty foi um dos filósofos que mergulharam seus estudos e trabalhos na corporeidade, representada pela relação do homem com seu corpo, fruto de uma construção social, através de um processo histórico. A afirmativa que traduz a ideia desse filósofo é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • O autor argumenta que o corpo também é uma condição permanente da experiência


ID
1440112
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Marques (2003) aponta que o ensino da dança deve valorizar o contexto dos alunos, garantindo a relação entre conhecimento em dança e os aspectos sociopolítico-culturais. Desta forma, a autora constata que a utilização de dois processos metodológicos auxilia na experimentação, articulação e pensamento em arte. Esses dois aspectos são:

Alternativas

ID
1440118
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Dalcroze dá uma importante contribuição para o lançamento dos fundamentos da Dança Moderna quando formula um sistema de ensino para a educação auditiva. Um dos princípios do seu método é o seguinte:

Alternativas

ID
1440121
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

De acordo com Laban (1990), o professor de dança, numa turma de crianças, deve estar atento aos procedimentos metodológicos, a fim de manter a espontaneidade e naturalidade infantis. Uma das características desta fase, que deve ser respeitada, é a seguinte:

Alternativas

ID
1471135
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A cultura hip-hop é formada por três elementos associados. Assinale-os.

Alternativas

ID
1503301
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Monte Mor - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O Teatro para as crianças, além de desenvolver a linguagem oral, a compreensão, ampliação do seu vocabulário, também

Alternativas
Comentários
  • d)

    todas as alternativas anteriores são corretas.


ID
1551745
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A artista sérvia Marina Abramović usa seu corpo como suporte para sua arte. Em 1997, a artista “ganhou o Leão de Ouro na Bienal de Veneza com 'Balkan Baroque', na qual limpou fétidas carcaças de animais diante do público, entoando canções da extinta Iugoslávia para lembrar os mortos nas guerras dos Balcãs". Trabalhos como estes são chamados de:

Alternativas

ID
1564693
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança contemporânea discute em coreografias o momento, a urbanidade, os comportamentos, o tempo e o contratempo do cotidiano. Entre as diversas formas de expressão, surge a videodança que consiste em:

Alternativas

ID
1613275
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Na sociedade contemporânea, não se pode tampouco ignorar a presença da dança virtual, que se relaciona com os corpos físicos de maneira totalmente distinta da dos antepassados. Assim, não se tem, necessariamente, um corpo que se movimenta no tempo e no espaço sempre que se dança. Em suma, sempre se aprende, formal e/ou informalmente, como, por que e quando se movimentar e transformar esse movimento em dança (PCN Arte).

Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
1613290
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES, 2005).


Analise as assertivas abaixo.


I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.

II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.

III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.

IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.

V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).


Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS

Alternativas

ID
1613296
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.
Marque a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
1634095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


Fernando Botero pinta e esculpe, em formas bastante arredondadas, o corpo humano. 


Alternativas

ID
1634098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


As esculturas de Rodin mostram o corpo humano modelado com grande expressividade, vigor e realismo, celebrando a individualidade e a materialidade do corpo representado. 

Alternativas

ID
1634101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


A figura humana é central na obra de Giacometti. Suas esculturas marcam a expressividade da imagem e do objeto, figuras humanas eram projetadas verticalmente no espaço, representando corpos extremamente alongados e finos. 

Alternativas

ID
1634104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O corpo humano é um dos grandes temas na arte. Desde a mais remota antiguidade, antes mesmo de existirem as pinturas rupestres, o homem já esculpia figuras humanas. Desde então, a produção artística dos diferentes períodos da história apresenta esse tema, projetando valores e qualidades estéticas que variam segundo o contexto da época e de acordo com as propostas individuais de cada artista. A cerca desse tema, julgue o item seguinte. 


Pablo Picasso, considerado um dos mais importantes artistas do século XX, destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráfica e cerâmica. Porém, nunca abordou a temática do corpo humano em suas obras.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em falar que Picasso nunca abordou o corpo humano em suas obras.

    Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 – Mougins, 8 de abril de 1973) foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo — ao lado de Georges Braque —, inventor da escultura construída,[1][2] o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.


ID
2046355
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia o texto abaixo:
O movimento faz parte da vida. Onde há vida, há movimento: respiração, órgãos, batimento cardíaco, etc. Nos movimentos constantemente, desde o útero materno. O universo está em eterno movimento, o movimento faz parte das nossas vidas. No dia-a-dia nos movimentamos por muitos motivos. No nosso dia-a-dia é impossível não nos movimentarmos, mas para algumas pessoas movimentar-se é mais do que realizar as ações necessárias para sobreviver. Algumas profissões têm em algum movimento específico seu ponto fundamental, sendo que outras dependem quase que exclusivamente do movimento corporal para serem exercidas.
Tavares, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2004. 188 p.

As manifestações corporais na história dos movimentos, muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição do movimento específico e o ponto fundamental para uma profissão no texto acima , assim, podemos afirmar que os movimentos involuntários representam:

Alternativas

ID
2221240
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições.
1. Amplitude.
2. Melodia.
3. Ritmo.
4. Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2221243
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”.
As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
2221246
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.

No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

Alternativas

ID
2221252
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

Alternativas
Comentários
  • Expressão é algo muito importante dentro da arte. Principalmente hoje na contemporaneidade.

ID
2221255
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo".
Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31.

Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos.

A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2236666
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas

Alternativas
Comentários
  • Tanto o “hip hop” como o “rap” têm como uma de suas características a declamação rápida e ritmada de versos com forte conotação crítica à estrutura e à exclusão social de comunidades à margem da sociedade. Ambos os estilos também dividem a características de serem “arte de rua”, fortemente ligados ao espaço urbano, mais precisamente “suburbano”, das grandes cidades.

    Resposta: E

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2886

  • Letra E

    Assim como o hip hop, o rap também é um gênero musical que reflete a realidade social das camadas mais pobres, neste sentido, esses dois gêneros também se aproximam pelo ritmo de fala nas canções.

  • por que não a sobre "pichação"?
  • Maria Júlia Santos Matos,

    Pichação é vandalismo. O hip-hop não está associado à pichação, mas sim ao grafite, o que é totalmente diferente.


ID
2238187
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música é dividida em três elementos básicos, que são:

Alternativas

ID
2238196
Banca
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Órgão
Prefeitura de Bom Retiro - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Não corresponde ao universo das Artes Plásticas ou Visuais:

Alternativas
Comentários
  • coreografia


ID
2263669
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Desde 2000, o rasqueado se tornou oficialmente o símbolo rítmico de Mato Grosso. De fato, a expressão “rasqueado cuiabano” não se refere apenas a um gênero musical ou a uma dança, mas ao desenvolvimento cultural que se iniciou após a Guerra do Paraguai (1864-1870). Sobre a origem e as características do rasqueado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O rasqueado, a princípio, o estava restrito às classes mais populares, passando a integrar as festas religiosas e os bailes no século XX.
( ) O rasqueado, originalmente, era tocado apenas na viola de cocho, tendo absorvido mais instrumentos após a chegada dos paraguaios prisioneiros da Guerra do Paraguai.
( ) O rasqueado tem ritmo de 2/4 e andamento variado, acompanhado pelo som de palmas e ritmo batucado, com variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
2263672
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Caracteriza-se pela criação de tipos e situações de época, com uma certa sátira social. Enfoca os comportamentos humanos e os hábitos em um determinado contexto social, apresentados com uma estrutura simples e encenações leves, muitas vezes com personagens caricatos.
A descrição refere-se às representações cênicas denominadas

Alternativas
Comentários
  • Comédia de costumes é um gênero literário que foca sua atenção em observar analisar costumes, culturas, e comportamentos das pessoas num dado momento e em determinada sociedade ou lugar.

    Nesse gênero são tratados, por exemplo, amores não correspondidos, costumes que hoje em dia não seriam politicamente corretos, ou seja, comportamentos que vão contra normas de conduta já estabelecidas.

    Como o próprio nome diz, as tramas são sempre fundamentadas numa atmosfera cômica.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/5041749#readmore


ID
2339353
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

Alternativas

ID
2657584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.


A música brasileira do período colonial tinha como principal propósito a integração e a socialização entre colonizadores e escravos.

Alternativas

ID
2657599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.

Trata-se de um folguedo característico do ciclo junino, porém dançado também em outras épocas do ano.

Alternativas

ID
2657602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Os instrumentos mais utilizados no coco são os da classe dos cordofones.

Alternativas
Comentários
  • E o conceito de sesmaria é: o terreno abandonado ou inculto que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores.

    Google


ID
2657608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.


Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.

Alternativas

ID
2864962
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Julgue o item que segue no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música.


MC é o cantor de rap que invariavelmente improvisa, criando letras e rimas espontaneamente em suas apresentações.

Alternativas
Comentários
  • MC - MESTRE DE CERIMÔNIA além de cantar tbm apresenta o show, animando a plateia
  • Depende... Ex: Mano Brow canta sempre a música NEGRO DRAMA - nunca improvisa a letra.


ID
3237292
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança sempre fez parte da cultura dos seres humanos, fazendo parte de cerimônias místicas e religiosas, rituais, lazer e até mesmo como forma de trabalho. Dentro da escola através da atividade da dança o aluno pode desenvolver:

Alternativas

ID
3266464
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança é a mais antiga das artes e abre mão de ferramentas e materiais para acontecer. Nesse âmbito, a composição coreográfica constitui-se

Alternativas

ID
3266473
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A música e a dança, durante um treinamento com jogos cooperativos, podem ser utilizadas das seguintes formas, EXCETO

Alternativas

ID
3301201
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta dois elementos centrais no processo de ensino e aprendizagem de Dança nas escolas.

Alternativas

ID
3320509
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

“Pensar a linguagem da dança é entender que ela é um pensamento cinestésico, ou seja, um pensar em termos de movimento, que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. A aprendizagem da arte do movimento – a dança – torna o pensamento cinestésico presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos” (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 2009, p.127).


Os planos de trabalho do professor devem contemplar experiências significativas para os alunos.


São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, exceto:

Alternativas

ID
3328177
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, EXCETO:

Alternativas

ID
3364288
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança é manifestação social, fenômeno estético, cultural e simbólico que expressa e constrói sentidos através dos movimentos corporais. Como expressão de uma cultura, está inserida em um(a):

Alternativas

ID
3421288
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Segundo os PCN-Arte (1997), a utilização do corpo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade é resultado da atividade da dança na escola, já que seu exercício pode

Alternativas

ID
3421294
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Como componente do eixo de conteúdos A dança como produto cultural e apreciação estética, os PCN-Arte (1997) indicam

Alternativas

ID
3472777
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Sobre os objetivos educativos da dança, leia o trecho a seguir.


No eixo ______________, objetiva-se trabalhar o uso criativo da linguagem da dança, por intermédio da sensibilização dos alunos.

No eixo ______________, objetiva-se educar os alunos à fruição da dança, como espectadores sensíveis.

No eixo _____________, objetiva-se problematizar as contribuições da dança para a formação cultural dos homens.


Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas

ID
3654892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

No que concerne às expressões da dança no Brasil, julgue o item subsecutivo.


O bumba meu boi utiliza-se de uma dramaturgia mista, que inclui canto e dança, para contar a morte e a ressureição do boi.

Alternativas

ID
3697669
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A inclusão da dança no âmbito escolar é defendida por vários autores e se embasa ainda mais nos Parâmetros Curriculares Nacionais. É

papel da escola estabelecer os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade. Todos os aspectos ressaltados abaixo se tornam fundamentais para essa inclusão, EXCETO:

Alternativas

ID
3710008
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Amapá do Maranhão - MA
Ano
2016
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. Em relação a esse assunto todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO. 

Alternativas

ID
3716938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2010
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Com relação à filosofia, antropologia e sociologia da dança em diferentes momentos históricos, julgue o próximo
item.

O surrealismo na dança é caracterizado pala presença da realidade dos movimentos sem distorções, com organização formal, resultando em criações lógicas e sem fantasias.

Alternativas

ID
3899977
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Estar atento ao mundo é um constante despertar. O homem percebe quando se torna consciente de suas próprias impressões, significando o mundo. Esse processo tão significativo na educação em arte e na vida humana chamamos de:

Alternativas

ID
3909343
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A educação somática é um termo que surge no século XX para englobar diversas técnicas de movimento que fomentam a percepção e a consciência corporal. Dentro deste termo, podemos dizer que NÃO está contemplada a seguinte prática:

Alternativas

ID
4956805
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a LDB, a educação a distância (EaD) não poderá ser utilizada no Ensino Fundamental.
II. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5371462
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Pensar a linguagem da dança é entender que ela é um pensamento cinestésico, ou seja, um pensar em termos de movimento, que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. A aprendizagem da arte do movimento – a dança – torna o pensamento cinestésico presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.
 MARTINS, Mirian C, PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.
Terezinha Telles. Teoria e Prática do Ensino de Arte – A língua
do mundo. São Paulo: FTD, 2009, p. 127.

Sobre os planos de trabalho do professor, que devem contemplar experiências significativas para os alunos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5567947
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Quando afirmamos que a Educação Artística tem como foco despertar a sensibilidade do sujeito, estamos dizendo que a Arte:

Alternativas

ID
5578546
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Louveira - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Fato marcante na história da Educação Artística em música, é que a partir dos anos 30 dominou o Canto Orfeônico, que teve à frente o compositor: 

Alternativas

ID
5605903
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A Música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. A respeito da educação musical, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) É possível trabalhar a cidadania através da educação musical, pois os alunos podem desenvolver sua expressão individual, traduzindo ideias, sentimentos e valores culturais através da música. Com isso cria-se uma ponte entre o universo interior e exterior do indivíduo.

( ) É preciso repensar a educação musical, considerando não somente a música veiculada pela mídia, mas também a produção musical que está à margem dos meios de comunicação e redes sociais.

( ) É fato incontestável que nenhuma outra arte possui uma resposta mais efetiva na promoção do equilíbrio fisiológico e emocional, ou seja, a música traz bem-estar físico e psíquico àqueles que podem apreciá-la e estudá-la.

( ) É importante lembrar que a música só se resume à sua função de entretenimento. É preciso, em primeiro lugar, destacar que os sons nos são totalmente agradáveis.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
5605918
Banca
IBFC
Órgão
SEED - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

A respeito de instrumentos e atividades necessárias para a avaliação processual em Música em uma sala de aula, analise as afirmativas abaixo:


I. Atividades com expressão corporal e percussão corporal.

II. Atenção para ouvir, responder ou imitar sons.

III. Registrar em todas as aulas como as crianças reagiram, se adquiriram novas competências, entre outras observações.

IV. Atividade de capacidade de expressar-se de forma musical, seja cantando, com movimentos do corpo e com materiais sonoros.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5616499
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Educação Artística
Assuntos

Julgue o item.

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e não crítico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. O aluno desenvolve sua sensibilidade, sua percepção e sua imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer obras de arte.

Alternativas