SóProvas


ID
37042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à Independência e às primeiras décadas da formação do Estado imperial no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D) O movimento regressista era do partidoconservador. E Lei de Interpretação do Ato Adicional de 1834, que destruiu aintegridade dessa reforma constitucional, uma vez que as províncias que estavamsob o poder das Assembléias Provinciais passaram a ser delegadas pelo PoderCentral do Império. 

    E) Ao contrario, alei interpretativa ao Ato Adicional esvazia as assembleias provinciais dasprerrogativas que haviam sido conquistadas por elas.


  • b)José Bonifácio, "o Patriarca da Independência", deixou o legado de um pensamento voltado para a preservação da unidade política nacional.

  • Pode-se, do mesmo modo, creditar à ação de José Bonifácio parte do esforço que resultou na consolidação do território brasileiro como está constituído hoje. Sua atuação foi decisiva, seja na persuasão das Províncias recalcitrantes, seja na sua submissão pela força – como foi o caso na Bahia. Nesse sentido, a preocupação de Bonifácio com o problema do território no processo de Independência e formação do Estado brasileiro estará novamente presente em Rio Branco, quando da transição do sistema monárquico ao republicano federativo. A Joaquim Nabuco – que defendia o federalismo – Rio Branco (1999, p. 192) chamou a atenção, em carta reproduzida por Álvaro Lins (1996, p. 248, para a necessidade de se preservar “acima de tudo, a unidade nacional.

     

    http://funag.gov.br/loja/download/1-Pensamento-Diplomatico-Brasileiro-Vol1.pdf

  • a) As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX começaram a ser implementadas a partir de 1840 buscando um processo de industrialização, contudo o apogeu da cafeicultura junto com a acomodação das elites imperiais no tema da industrialização brecou o processo.

    b) José Bonifácio, "o Patriarca da Independência", deixou o legado de um pensamento voltado para a preservação da unidade política nacional.

     c) A crise regencial e a consolidação do Império ocorridas entre as décadas de 30 e 40 do século XIX afetaram a harmonia entre centralização e descentralização do poder político e das instituições. Sob o comando dos liberais moderados (Feijó) até 1837, o período regencial, buscou o equilíbrio entre os conservadores e liberais exaltados ora com politicas centralizadoras (que geraram inúmeras revoltas populares) ora com politicas descentralizadoras. Com a renúncia de Feijó, ocorre o chamado "regresso conservador" que mais uma vez altera a estrutura institucional, buscando, dessa vez, o fortalecimento de um poder centralizado.

      d) O termo regressista, na acepção forjada por Bernardo Pereira de Vasconcelos, foi empregado, a partir de 1840, para qualificar a defesa do conservadorismo político e do fortalecimento da autoridade central em detrimento das provinciais.

      e) A Lei Interpretativa do Ato Adicional de 1834, aprovada em maio de 1840 esvazia as assembleias provinciais das prerrogativas que haviam sido conquistadas por elas apenas três anos antes.