SóProvas


ID
3709705
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A asma é definida como “doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual muitas células e elementos celulares têm participação. A inflamação crônica está associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. Esses episódios são uma consequência da obstrução ao fluxo aéreo intrapulmonar generalizado e variável, reversível espontaneamente ou com tratamento.” Em relação ao tratamento da asma, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Formoterol não é de início rápido, mas sim de ação prolongada. Essa questão gera dúvidas. Acho que deveria ser anulada.
  • a. Brometo de ipratrópio é um agente antimuscarínico, que tem sido usado efetivamente para o tratamento de asma aguda ou crônica, podendo potenciar os efeitos broncodilatadores de agonistas ß-adrenérgicos.

    b. Os agonistas de receptores adrenérgicos formam a base do tratamento da asma, estes relaxam a musculatura lisa (broncodilatação) e inibem a liberação de mediadores da broncoconstrição pelos mastócitos.

    c. Os broncodilatadores mais usados na prática clínica são os b-agonistas, que podem ser classificados em de curta ação, como o salbutamol, a terbutalina e o fenoterol, cujo efeito broncodilatador dura aproximadamente quatro a seis horas, ou de longa ação, como o salmeterol e o formoterol, com efeito de até 12 horas.

    O formoterol, além de ser um broncodilatador de longa duração, tem também rápido início de ação semelhante ao dos b de curta duração (um minuto), sugerindo que possa ser empregado como medicação de resgate nas crises de broncoespasmo.

    d. Corticóides em doses elevadas, tais como a fluticasona, a beclometasona e o deflazacort, associados a outros agentes, compõe o tratamento de escolha na quinta etapa do tratamento da asma.