SóProvas



Questões de Farmacologia da Musculatura Lisa


ID
335872
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com Goodman e Gilman, os fármacos mais efcazes para produzir o relaxamento do músculo liso das vias respiratórias e reverter a broncoconstrição são os agonistas dos receptores beta2-adrenérgicos. O representante desse grupo que produz uma broncodilatação persistente por mais de 12 horas é:

Alternativas
Comentários
  • agonistas dos receptores beta2-adrenérgicos de ação longa: formoterol, salmeterol

    ação curta: fenoterol e salbutamol

  • Curta duração (3 - 4 h) : Terbutalina, Fenoterol e Salbutamol

    Longa duração (>12h ) : Salmeterol e Formoterol


ID
404788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com referência aos fármacos usados nas afecções do sistema respiratório, julgue os itens subsequentes.

A associação de brometo de ipratrópio com fenoterol resulta em broncodilatação adicional.

Alternativas
Comentários
  • Ambos os medicamentos provocam broncodilatação, mas por mecanismos diferentes. O fenoterol é um agonista beta adrenérgico ( atua no sistema simpático) e o brometo de ipratrópio é um anticolinérgico ( atua  no sistema parassimpático).

  • Para alívio dos sintomas agudos, a inalação de um β-agonista de ação curta (ex., fenoterol) ou de um anticolinérgico (ex., brometo de ipratrópio), ou de ambos combinados, geralmente é efetiva. 


ID
701089
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dos diversos metabólitos secundários produzidos pelos vegetais, muitos são de grande importância terapêutica. Os glicosídeos constituem uma classe de compostos com ampla variedade de ações. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classe de glicosídeos que possuem ação catártica estimulante e atuam sobre a musculatura lisa do cólon, estimulando a secreção de água e eletrólitos para o intestino grosso.

Alternativas
Comentários
  • Antraquinonas: Utilizadas como laxativos/ Aumentam a motilidade intestinal.

  • principais plantas que contêm antraquinonas: Sene e cáscara sagrada

  • Gabarito letra A

    A principal ação farmacológica das antraquinonas é a atividade laxante.

  • Antraquinônicos são empregados terapeuticamente como laxativos e catárticos, por agirem irritando o intestino grosso, aumentando a motilidade intestinal e, consequentemente, diminuindo a reabsorção de água.

    :


ID
1032295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao tratamento farmacológico da asma, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra a) correta; letra b) possui mecanismo de ação bem definido como agonista dos receptores B2 adrenérgicos; c) não, o tratamento tópico é mais confiável; d) o salbutamol ativa os receptores B2 adrenérgicos provocando vasodilatação, ou seja, reduzindo a pressão arterial; e) não é um fármaco anticolinérgico.

  • Receptores Beta 2 fazem vasodilatação, tanto é que os betabloqueadores que inibem Beta 2 não podem ser usados por pacientes com asma.


ID
1062862
Banca
FJPF
Órgão
MAPA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A succinilcolina é um conhecido bloqueador neuromuscular que produz na musculatura esquelética o seguinte efeito:

Alternativas
Comentários
  • A succinilcolina ou suxametônio, é um bloqueador neuromuscular(BNM) despolarizante. Sua primeira ação é se ligar ao receptor nicotínico na junção neuromuscular e promover uma despolarização, resultando em uma descarga inicial que produz fasciculações transitórias seguida de paralisia flácida. Em seguida, se desliga do receptor e a membrana repolariza, no entanto, o receptor é dessensibilizado aos efeitos da acetilcolina, sendo este o mecanismo de ação dos BNM despolarizantes.

  • Os agentes bloqueadores neuromusculares produzem paralisia do músculo esquelético pelo bloqueio de transmissão neural na junção neuronal. Inicialmente a paralisia é seletiva e normalmente aparece na seguinte sequência: músculo das pálpebras, músculo da mastigação, músculos dos membros, músculos abdominais, músculos da glote e, finalmente, os músculos intercostais e o diafragma. Bloqueadores neuromusculares não possuem efeitos conhecidos sobre a consciência e sobre o limiar da dor. Bloqueadores neuromusculares despolarizantes competem com a acetilcolina pelos receptores colinérgicos da placa motora terminal, e se ligam a esses receptores para produzir a despolarização. Entretanto, devido a sua alta afinidade pelos receptores colinérgicos e sua resistência à acetilcolinesterase, eles produzem uma despolarização mais prolongada do que a acetilcolina. Isto resulta inicialmente em contrações musculares transitórias (fasciculações ou abalos contráteis), seguidas da inibição da transmissão neuromuscular.


ID
1188139
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São comumente utilizados no tratamento da asma os fármacos agonistas dos receptores â2 -adrenérgicos. O fármaco empregado no tratamento da asma que pode ser classificado como de ação longa é:

Alternativas
Comentários
  • O salmeterol pode provocar broncodilatacão por 12 horas através da estimulação dos receptores beta 2 adrenérgicos

     

    GABARITO D

  • Agonista beta adrenérgico = Duração prolongada:  Salmeterol, formoterol

  • A,B e C são medicamentos agonistas seletivos de receptores β2-adrenérgicos, em particular o salbutamol, são atualmente os simpatomiméticos mais utilizado no tratamento da broncoconstrição asmática.

    OBS: SALBUTAMOL - Albuterol convencional é uma mistura racémica de (S)-albuterol e (R)-albuterol (levalbuterol). Levalbuterol é um componente terapeuticamente ativo de salbutamol considerando que (S)-albuterol é considerado inertes com alguns efeitos indesejados.


ID
1520572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O salbutamol é administrado por inalação ou via oral para o alívio sintomático do broncoespasmo. O seu efeito broncodilatador se deve a sua ação:

Alternativas
Comentários
  • *E* Agonista β-2 seletivo com ação imediata e eficaz;


ID
1520578
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os agonistas muscarínicos são usados atualmente na oftalmologia como fármacos mióticos e para o tratamento do glaucoma. São agonistas muscarínicos indicados no tratamento do glaucoma:

Alternativas
Comentários
  • O carbacol e a pilocarpina, através da atividade muscarínica, produzem rápida miose e contração do músculo ciliar. Vale lembrar que esse é um efeito oposto ao da atropina, um bloqueador muscarínico, provocando midríase.

     

    Miose: contração da pupila

    Midríase: dilatação da pupila

     

    GABARITO (A)


ID
1520581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os antagonistas muscarínicos têm sido usados no tratamento de vários distúrbios clínicos, principalmente para inibir os efeitos do parassimpático nos tratos respiratório, urinário, gastrintestinal, nos olhos e coração. São exemplos de compostos de amônio quaternário, usados exclusivamente por seus efeitos no trato respiratório:

Alternativas
Comentários
  • Fármacos utilizados na asma:

    compostos de amônio quaternário (ipratropio e tiotrópico) apresentam alta polaridade, consequente baixa lipossolubilidade e absorção, sendo utilizados por via inalatório para ter efeito terapêutico.

    tiotrópico: meia vida longa e pode ser utilizado na DPOC.

  • Gabarito: B) ipatrópio e tiotrópio.

    A) atropina possui várias indicações porque inibe as ações da acetilcolina nos receptores muscarínicos, mas trata-se de uma amina terciária e não é utilizada exclusivamente para efeitos no trato respiratório.

    C) pirenzepina é um antagonista seletivo dos receptores muscarínicos M1, é utilizada para tratamentos de úlcera péptica, úlcera gástrica e úlcera duodenal, pois, reduz a secreção de ácido gástrico e os espasmos musculares.

    D) betanecol é um parassimpaticomimético e o fármaco escopolamina é um antagonista muscarínico, mas também, uma amina terciária e tem várias indicações terapêuticas.

    E) homatropina uma amina terciária. Fármaco utilizado em cólicas renais e biliares, também inibe a hipersecreção e promove relaxamento muscular do trato gastrintestinal, aliviando cólicas causadoras de dores abdominais.


ID
1584463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere aos medicamentos utilizados para tratamento da asma, julgue o item subsecutivo.


Os corticosteroides atuam nos receptores beta-adrenérgicos, relaxando a musculatura lisa dos brônquios.


Alternativas
Comentários
  • Os corticosteróides evitam a resposta inflamatória do organismo e são excepcionalmente eficazes para reduzir os sintomas da asma. Esses agentes não relaxam a musculatura lisa das vias respiratórias e, por essa razão, têm pouco efeito na bronco constrição aguda. Por outro lado, esses fármacos são especialmente eficazes para inibir a inflamação das vias respiratórias. 

  • ERRADO. OS CORTICOSTERÓIDES TEM AÇAO ANTIINFLAMATORIA, NAO NOS RECEPTORES BETA ADRENERGICOS

     

    Simpaticomiméticos (agonistas de receptores b–adrenérgicos)
    Estimulam a atividade da adenilciclase. Esse aumento de AMPc promove o relaxamento dos brônquios, independentemente do fator desencadeante da constrição. Acredita-se que os simpaticomiméticos tenham ainda uma ação antiinflamatória, exercida por inibição de liberação de histamina, leucotrienos e prostaglandinas por mastócitos pulmonares, além de aumentar a depuração mucociliar e integridade vascular. O salbutamol e o fenoterol são os representantes de curta duração desse grupo

  • Gab E

    Os corticosteroides (certo: B2 agonistas adrenérgicos) atuam nos receptores beta-adrenérgicos, relaxando a musculatura lisa dos brônquios.

    Obs: na verdade os corticosteroides atuam diminuindo a inflamação dos brônquios inibindo a fosfolipase A2. Como disse o Diego, não é preponderante dessa classe a atividade de relaxamento das vias respiratórias.

  • O principal mecanismo de ação dos corticoides é o bloqueio duplo da cascata do ácido araquidônico, por meio da indução da lipocortina, que age inibindo a fosfolipase A2 e da inibição das COXs, que possuem papel crucial na mediação da inflamação ao produzir prostaglandinas e prostaciclinas.


ID
1584544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A pilocarpina é um colinérgico direto, predominantemente muscarínico, utilizado para reduzir a pressão intraocular no tratamento do glaucoma. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.


O incremento da biodisponibilidade após aplicação tópica oftálmica da pilocarpina pode ser conseguido por meio do uso de formulações que aumentem o tempo de contato corneal com o fármaco. 


Alternativas
Comentários
  • 80% do fármaco em emulsão é liberado num período de 6 horas, enquanto em solução demora penas uma hora. Este sistema de libertação controlada do fármaco permite ao doente diminuir a frequência de administrações, o que faz com que a adesão terapêutica aumente, conseguindo-se melhores resultados terapêuticos


ID
1858648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo aos descongestionantes nasais.

A administração tópica nasal de vasoconstritores costuma ter início de ação mais rápida que a administração por outra via, reduzindo o risco de efeitos sistêmicos adversos. 

Alternativas

ID
1858651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo aos descongestionantes nasais.

A dependência causada por descongestionantes nasais que contenham nafazolina está relacionada ao bem-estar psicológico causado pela ação medicamentosa, uma vez que a administração desse fármaco por via tópica nasal previne mecanismos de tolerância física ou química.

Alternativas
Comentários
  • A nafazolina é um agonista adrenérgico, não estando envolvido em sensação de bem-estar, a dependência e tolerância causada pela dessensibilização dos receptores adrenérgicos locais. Fármacos que ativem receptores dopaminérgicos ou estimule liberação de dopamina causariam esse efeito.

ID
1858654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo aos descongestionantes nasais.

Descongestionantes nasais, como a nafazolina, possuem ação alfa-adrenérgica, levando à vasoconstrição e à consequente redução da obstrução nasal. 

Alternativas
Comentários
  • Agonismo no receptores alfa-1 adrenérgico provoca vasoconstrição

  • o famoso neosoro.

ID
1986721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No organismo humano, a efedrina estimula receptores no músculo liso brônquico e a teofilina inibe as fosfodiesterases. Sabendo que a ação de ambos os fármacos ocasiona broncodilatação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).

  • GABARITO B

    Dizemos que há sinergismo quando a presença de uma droga X diminui a necessidade de uma droga Y para se obter o efeito desejado. O sinergismo na maior parte das vezes é  ser por potenciação  ou por adição, mas pode ocorrer por outros mecanismos também.

    Sinergismo por adição é quando o efeito da droga X soma-se ao efeito da droga Y, resultado em um efeito maior daquele se se esperaria usando a drogas separadas, é a somatória dos efeitos isolados.

    Sinergismo por potenciação ocorre quando o efeito obtido na associação é maior que o efeito de cada uma das drogas isoladamente, mas é diferente da somatória dos dois efeitos isolados

     

    Na questão, observa-se que a efedrina e a teofilina possuem "virtualmente" a mesma "finalidade" e quando utilizadas em conjunto atuam sinergicamente para obter o efeito final desejado que é maior se comparado com o uso de uma das drogas isoladamente.

  • Se o sinegismo aditivo ocorre quando os fármacos possuem os mesmos mecanismos de ação, porque o gabarito é B? ora, epinefrina é agonista A e B, enquanto a teofilina age inibindo a PDE III e PDE IV...


ID
2048848
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O tratamento crônico da asma com um agonista beta2 adrenérgico, como broncodilatador, frequentemente causa dessensibilização do receptor em questão e, com isso, ocorre uma diminuição do efeito terapêutico. Atualmente, é indicado utilizá-lo junto com um glicocorticóide para que o tratamento seja mais efetivo. Assinale qual representante agonista beta2 causa uma broncodilatação persistente por mais de 12 horas.

Alternativas
Comentários
  • Os broncodilatadores mais usados na prática clínica são os b2-agonistas, que podem ser classificados em de curta ação, como o salbutamol, a terbutalina e o fenoterol, cujo efeito broncodilatador dura aproximadamente quatro a seis horas, ou de longa ação, como o salmeterol e o formoterol, com efeito de até 12 horas


ID
2048851
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O nitroprussiato de sódio é um vasodilatador que atua:

Alternativas
Comentários
  •  ocorre pela ativação da guanilato ciclase, por meio da liberação 

    de óxido nítrico ou por estimulação direta da enzima

  • Nitroprussiato de sódio é um composto químico de fórmula Na₂[Fe(CN)₅NO]·2H₂O. Este sal serve como fonte de óxido nítrico, que é um potente vasodilatador, tanto de veias como artérias, administrado por via intravenosa em pacientes em situação de emergência hipertensiva.


ID
2100253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue o item subsequente.

Para a diluição precisa da amostra de xarope de salbutamol no ensaio de identificação, devem ser utilizadas pipetas graduadas, que são tubos cilíndricos longos, de diâmetro interno uniforme, com uma torneira de vidro ou de politetrafluoretileno na extremidade inferior e uma ponta.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a descrição de uma BURETA, normalmente utilizada para titulação!


ID
2100256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue o item subsequente.

O salbutamol pertence à classe terapêutica dos antiasmáticos.

Alternativas
Comentários
  • certo, salbutamol eh agonista beta-2-adrenérgico, promovenmdo broncodilatação


ID
2100259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue o item subsequente.

Com base nas informações acima apresentadas, é correto afirmar que o xarope contém uma solução de salbutamol base na concentração de 0,04% (p/v).

Alternativas
Comentários
  • p/v (g/ml)

  • p/v é g/100mL

  • 2mg ---------------5ml

    transforma mg para g

    0,002g---------------5ml

    x--------------------100ml

    x= 0,04% (p/v)


ID
2100262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue o item subsequente.

Para a obtenção de uma solução adequada para o ensaio de identificação farmacopeico a partir do xarope de salbutamol, deve-se diluir 8 mL do xarope comercial em 1 L de ácido clorídrico 0,1 M.

Alternativas
Comentários
  • C1V1=C2V2

    0,04*8=0,008*V2

    V2=40ml


ID
2100265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue o item subsequente.

Se o espectro de absorção no ultravioleta, da solução da amostra a 0,008% (p/v) em ácido clorídrico 0,1 M, exibir máximo de absorção em aproximadamente 276 nm, a dose do medicamento deverá ser considerada de acordo com as especificações descritas na embalagem.

Alternativas
Comentários
  • Espectofotômemtro mede absorbância, não absorção.

  • Foi feita apenas a identificação. Para afirmar que a dose corresponde ao especificado deverá ser realizado o teste de doseamento ou teor do ativo, para o qual deve ser empregado um padrão analítico com concentração conhecida. Portanto, considero a questão incorreta.


ID
2100280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os seguintes trechos foram compilados de bulas de medicamentos utilizados nas afecções do aparelho respiratório.

  • - 90% da aminofilina é metabolizada no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal. Em adultos não fumantes, a meia-vida é de 5-10 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado.
  • - A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico.
  • - O efeito broncodilatador da terbutalina inicia-se 5 minutos, e seu efeito máximo é alcançado 30 minutos, após a injeção subcutânea desse fármaco.

A partir das informações acima apresentadas, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que a meia-vida da terbutalina é, no mínimo, dez vezes menor que a meia-vida da aminofilina.

Alternativas
Comentários
  • Não é possível afirmar isso!

  • O efeito máx não necessariamente acontece no tempo de meia vida, mas está relacionando a potência do fármaco


ID
2100283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os seguintes trechos foram compilados de bulas de medicamentos utilizados nas afecções do aparelho respiratório.

  • - 90% da aminofilina é metabolizada no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal. Em adultos não fumantes, a meia-vida é de 5-10 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado.
  • - A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico.
  • - O efeito broncodilatador da terbutalina inicia-se 5 minutos, e seu efeito máximo é alcançado 30 minutos, após a injeção subcutânea desse fármaco.

A partir das informações acima apresentadas, julgue o item a seguir.

A terbutalina, que é um antagonista adrenérgico utilizado no tratamento da bronquite aguda, inibe predominantemente os receptores beta-2, o que reduz a liberação de noradrenalina e produz relaxamento do músculo liso bronquial.

Alternativas
Comentários
  • Terbutalina é um agonistas beta 2

     

    GABARITO ERRADO

  • Se a terbutalina antagoniza Beta 2, entao ocorre vasoconstricao da musculatura lisa bronquial e nao relaxamento.

  • Terbutalina é agonista beta 2, nao antagonista

  • Não é necessário, para responder a essa questão, conhecer o mecanismo de ação da droga. Basta retomar os conceitos de neurotransmissão e lembrar que os receptores adrenérgicos, quando ativados, causam broncodilatação. Logo, um ANTAGONISTA de receptor Beta 2 causa o efeito contrário.


ID
2100286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os seguintes trechos foram compilados de bulas de medicamentos utilizados nas afecções do aparelho respiratório.

  • - 90% da aminofilina é metabolizada no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal. Em adultos não fumantes, a meia-vida é de 5-10 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado.
  • - A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico.
  • - O efeito broncodilatador da terbutalina inicia-se 5 minutos, e seu efeito máximo é alcançado 30 minutos, após a injeção subcutânea desse fármaco.

A partir das informações acima apresentadas, julgue o item a seguir.

Como a meia-vida da aminofilina é diminuída em fumantes inveterados, o médico deve indicar, para esses pacientes, um intervalo de administração do medicamento mais curto que para pacientes não fumantes.

Alternativas

ID
2100289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os seguintes trechos foram compilados de bulas de medicamentos utilizados nas afecções do aparelho respiratório.

  • - 90% da aminofilina é metabolizada no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal. Em adultos não fumantes, a meia-vida é de 5-10 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado.
  • - A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico.
  • - O efeito broncodilatador da terbutalina inicia-se 5 minutos, e seu efeito máximo é alcançado 30 minutos, após a injeção subcutânea desse fármaco.

A partir das informações acima apresentadas, julgue o item a seguir.

A bamifilina apresenta amplo intervalo entre os níveis plasmáticos mínimos ativos e máximo tolerados.

Alternativas
Comentários
  • A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico, graças ao amplo intervalo entre os níveis plasmáticos mínimos ativos e máximos tolerados (0,18 e 20 mcg/ml, respectivamente)

  • O índice terapêutico é uma medida que correlaciona a dose de um fármaco necessária à produção de um efeito desejado com aquela que produz um efeito indesejado. Um amplo intervalo, prediz maior segurança do fármaco. A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico, graças ao amplo intervalo entre os níveis plasmáticos mínimos ativos e máximos tolerados (0,18 e 20 mcg/ml, respectivamente).  


ID
2139169
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Substância agonista beta adrenérgico, utilizada como broncodilatador de longa duração no tratamento da asma:

Alternativas
Comentários
  • Brometo de ipratrópio. PARASSIPATICOLÍTICOS

    Budesonida.CORTICOIDES

    Formoterol: Agonista beta adrenérgico ( SIMPATOMIMÉTICOS )

    Monteleucaste.ANTAGONISTAS DE LEUCOTRIENOS

     

  • Gabarito C
    a) Brometo de ipratrópio.: AGENTES ANTIMUSCARÍNICOS
      b) Budesonida: Corticóides Inalatórios
      c) Formoterol.: GABARITO
      d) Monteleucaste.: Antagonista de Leucotrienos

     


ID
2248834
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O mecanismo de ação do mononitrato de isossorbida é:

Alternativas
Comentários
  • Nitratos orgânicos (Mononitrato de isossorbida) São potentes vasodilatadores que atuam através do óxido nítrico, ao qual são metabolizados. O óxido nítrico estimula a formação de GMPc e, assim, ativa a proteína quinase G, afetando tanto as proteínas contráteis (cadeias leves da miosina) quanto a regulação do Ca²+.

    HANG&DALE, 7ª edição.


ID
2248864
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente A. A., homem de 49 anos de idade, previamente diagnosticado como tendo enxaqueca com aura e hipertensão essencial, foi para a sala de emergência do pronto socorro, porque teve síncope depois de repentinamente sentir dor abdominal. No pronto socorro, a ocorrência de três episódios de fezes líquidas, foi relatada. O paciente tinha experimentado dores de cabeça fronto-occipitais durante a semana antes da admissão e tinha se auto-medicado com um medicamento para enxaqueca, contendo em sua composição um derivado de ergotamina (tartarato de ergotamina). O paciente foi diagnosticado com colite isquêmica. Sobre essa situação clínica, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • enxaqueca causa vasodilatação, sabendo desta informação respoNde-se a questao sem necessariamente saber tudo o que esta incluso na letra A que é a resposta certa.

  • A - Correto

    B - Errado. Analgésicos não-opióides e AINEs são tidos como primeira linha de tratamento.

    C - Errado. A crise enxaquecosa é caracterizada por vasodilatação.

    D - Acredita-se que a estimulação dos receptores serotoninérgicos 5-HT 1D promove constrição dos vasos sanguíneos cerebrais, diminuindo a pulsação que provoca a dor. 


ID
2311360
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Estar grávida não significa apenas esperar para dar à luz. A gravidez e o parto representam momentos marcantes para a mulher; é raro uma gravidez ser recebida com indiferença. Por isso, considerando o risco da utilização de fármacos durante a gravidez com potenciais efeitos teratogênicos, a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RE nº. 1548, de 23 de setembro de 2003, determinou a publicação das “categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas”. Sobre fármacos e gravidez, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado em mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar; pois com a utilização desse medicamento, pode ocorrer má- formação genitais e cardíacas em fetos de ambos os sexos.
II. O atenolol é um betabloqueador e o uso dessa classe farmacológica durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do feto, causar hipoglicemia e bradicardia neonatal.
III. A budesonida é indicada para rinite alérgica moderada a grave e rinite não alérgica, mas seu uso no primeiro trimestre de gestação é associado a má-formação congênita, especialmente musculares e cardíacas; deve-se monitorar neonatos que foram expostos a corticosteroides sistêmicos in utero quanto ao surgimento de hipoadrenalismo.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • III.  Os corticói-des tópicos nasais são aparentemente seguros na gra-videz. Na grávida asmática com sintomas persistentes o cromoglicato inalado é o mais seguro, seguido da budesonida

    http://www.asbai.org.br/revistas/Vol263/cond.htm

  • I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado para: pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez como teste para diagnóstico de gravidez,com o uso durante a gestação pode alterar o desenvolvimento dos órgãos sexuais do bebê (verdadeiro)

    II. O atenolol  durante a gravidez ou na amamentação, podem apresentar risco de hipoglicemia e bradicardia (Verdadeiro)

  • I) O acetato de medroxiprogesterona está classificado na categoria X de risco de gravidez, sendo, portanto portanto contraindicado a mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. O seu uso acidentalmente durante a gestação pode alterar o desenvolvimento dos órgãos sexuais do feto e reduzir o seu crescimento, aumentando o risco de baixo peso ao nascer, envolvendo complicações e maior risco de morte.

    II) O atenolol é um bloqueador β-adrenérgico, com classificação de risco D. Diversos estudos consideram que o uso dessa classe de medicamentos durante a gravidez aumenta o risco de restrição de crescimento intrauterino, além de estar associado a risco elevado de hipoglicemia e letargia neonatal.

    III) Está bem documentado o uso de corticosteroides tópicos no caso de rinites alérgica ou não alérgica durante a gestação. A budesonida inalatória apresenta segurança comprovada pelos numerosos estudos nas gestantes asmáticas, assumindo esse medicamento a categoria B durante a gravidez. Em relação aos corticosteroides sistêmicos, seu uso é considerado de exceção na rinite durante a gestação, em curtos períodos. O uso prolongado ou em doses maiores pode levar à insuficiência adrenal, baixo peso ao nascimento e malformações congênitas.

  • I,II e III verdadeiras

  • Questão errada, corticóides inalatórios são seguros na gravidez.

  • Questão errada, corticóides inalatórios são seguros na gravidez.


ID
2315332
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Avalie as afirmativas sobre medicamentos antiasmáticos a seguir, com V para verdadeiras e F para falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A Beclometasona é metilxantina broncodilatadora que inibe aspectos da fase tardia da asma alérgica.
( ) O Salbutamol e o Ipatrópio são antagonistas β2 – adrenérgicos, diminuem a formação de componentes inflamatórios da asma crônica, relaxando a musculatura brônquica.
( ) A Aminofilina é uma xantina com ação broncodilatadora, utilizada tanto via oral como intravenosa e que possui ação estimulante sobre o Sistema Nervoso Central e sobre a respiração.
( ) O Fenoterol é um agonista β2 – adrenérgico de ação longa que, além de relaxar a musculatura brônquica, inibe a liberação de mediadores dos mastócitos e dos monócitos responsáveis pela inflamação.

Alternativas
Comentários
  • ◘Metilxantina não é indicado para o tratamento da crise de asma ou broncoespasmo agudo.

    ◘ O Sabultamol é um AGONISTA  do receptor  adrenérgicos β2 de curta duração , já o  o ipratrópio atua bloqueando os receptores muscarínicos no pulmão, inibindo a broncoconstrição e a produção de muco nas vias aéreas. É um bloqueador muscarínico não seletivo e não se difunde no sangue, o que previne a aparição de efeitos colaterais sistêmicos.

     

     

  • Item I, incorreto

    A beclometasona não é uma metilxantina.

    Item, II, incorreto

    O ipratrópio é um antagonisa muscarínico. Não é particularmente eficiente contra estímulos por alérgenos, mas inibe o aumento
    da secreção de muco que ocorre na asma e pode aumentar a depuração mucociliar das secreções brônquicas. Não tem efeito sobre a fase inflamatória tardia da asma.

    III e IV, corretos.

     

    Fonte: Rang Dale, setima edição, 2012

  • A resposta correta deveria ser F-F-V-F

    O fenoterol é agonista B2 de ação curta.

  • Fica F F V F

    Fenoterol é de ação é um B2 de ação curta


ID
2332972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As informações seguintes referem-se à composição de um medicamento de administração nasal.

• cloridrato de nafazolina: 0,75 mg

• fosfato dissódico de dexametasona: 0,5 mg

• sulfato de neomicina: 5 mg

• excipientes: cloreto de benzalcônio, simeticona, edetato dissódico di-hidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico do decaidratado, cloreto de sódio, sorbitol e água purificada

A respeito desse medicamento, julgue o item que se segue.

Trata-se de uma solução nasal que possui efeito descongestionante, anti-inflamatório e antibacteriano.

Alternativas
Comentários
  • cloridrato de nafazolina: vasoconstricctor

     fosfato dissódico de dexametasona: corticóide anti-inflamatório

    sulfato de neomicina: antibacteriano

  • Decadron Nasal


ID
2332984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As informações seguintes referem-se à composição de um medicamento de administração nasal.

• cloridrato de nafazolina: 0,75 mg

• fosfato dissódico de dexametasona: 0,5 mg

• sulfato de neomicina: 5 mg

• excipientes: cloreto de benzalcônio, simeticona, edetato dissódico di-hidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico do decaidratado, cloreto de sódio, sorbitol e água purificada

A respeito desse medicamento, julgue o item que se segue.

O cloridrato de nafazolina é uma amina simpatomimética com efeito vasoconstritor.

Alternativas
Comentários
  • Certo. É um agonista alfa 1 adrenérgico

  • CERTO

    O cloridrato de nafazolina é um vasoconstritor, cujo mecanismo de ação é igual ao da efedrina (estímulo dos receptores alfa-adrenérgicos da musculatura lisa vascular, resultando na constrição das arteríolas dilatadas dentro da mucosa e na redução do fluxo sangüíneo da área), sem, contudo, causar os inconvenientes desta. Ou seja, mimetiza os efeitos da efedrina.

    FONTE: https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/naridrin.pdf


ID
2371045
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente de 29 anos de idade, IMC = 22 Kg/m2 , estudante universitária, procurou o serviço médico, queixando-se de fortes cólicas abdominais associadas ao processo menstrual. Após a avaliação clínica, optou-se pela prescrição de um fármaco parassimpatolítico para o alívio sintomatológico durante o decurso da menstruação.

Nesse caso clínico, o fármaco que preenche os critérios da prescrição é o

Alternativas
Comentários
  • a) pode ser uma solução oftalmica ou ultilizados em produtos agropecuarios.

    b) resposta certa, atua no sistema nervoso autonomo cranio-caudal ou cranio-sacral.

    c) analgésico, geralmente para dores fortes como enxaqueca.

    d) AINE

    e) AINE tbm

  • Os  antagonistas  dos  receptores muscarínicos  (fármacos  parassimpatolíticos; são  antagonistas  competitivos,  cujas  estruturas  químicas  geralmente  contêm  grupos éster  e  grupos  básicos  na mesma  proporção  encontrada  na ACh, mas  apresentam  um grupo  aromático  volumoso  em  vez  do  grupo  acetil. Os  dois  compostos  de  ocorrência natural, a atropina e a hioscina  (também conhecida como escopolamina), são alcaloides encontrados  em  plantas  solanáceas.  A  beladona  (Atropa  bel ladonna)  contém principalmente  atropina,  enquanto  o  estramônio,  ou  figueira-do-inferno  (Datura stramonium),  contém,  sobretudo,  hioscina.  São  compostos  de  amônio  quaternário suficientemente  lipossolúveis para serem facilmente absorvidos no  intestino ou no saco conjuntival e, vale destacar, para atravessar a barreira hematoencefálica.

  • A pilocarpina é um colinérgico (parassimpaticomimético) utilizado no tratamento do glaucoma.

    A escopolamina, também conhecida como hioscina, é um anti-colinérgico (parassimpaticolítico),  utilizada como antiespasmódico, principalmente em casos de úlcera do estômago, úlcera duodenal e cólica.

    ergotamina é um alcaloide vasoconstritor utilizado nas crises de enxaqueca, quando o tratamento com anti-inflamatórios não estereoidais não proporciona efeito e possui ação não seletiva e agem sob diversos neurotransmissores de forma agonista (ou parcialmente agonista) e antagonista ao mesmo tempo e em diferentes receptores, incluindo os receptores 5-HT1 e 5HT2, receptores dopaminérgicos e adrenérgicos. As principais ações farmacológicas devem-se ao agonismo parcial dos receptores alfa-adrenérgicos e receptores 5-HT.

    Ibuprofeno  é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) utilizado para o tratamento da dor, febre e inflamação.

    ácido mefenâmico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE) usado para tratar a dor, inclusive a dor menstrual. Também é prescrito como uma droga antipirética.


ID
2371048
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para a redução do processo inflamatório da árvore brônquica em pacientes asmáticos, o fármaco indicado para administração por via inalatória é a (o)

Alternativas
Comentários
  • - Dentre os antagonistas de receptores muscarínicos, o principal composto usado como broncodilatador é o ipratrópio. Embora raramente usado em base regular na asma, ele pode ser útil para tosse causada por estímulos irritantes em tais pacientes.

     

    - Os  principais  compostos  usados  são  beclometasona,  budesonida,  fluticasona, mometasona e ciclesonida. São administrados por inalação por meio de um inalador com válvula medidora de dose ou  inalador de pó seco, sendo atingido o efeito pleno sobre a hiper-responsividade  brônquica  somente  depois  de  semanas  ou meses  de  terapia.  Os glicocorticoides orais (Cap. 33) são reservados para pacientes com doenças mais graves.

     

     

    Fonte: Rang Dale, 8a ediçao.


ID
2422906
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fármaco agonista beta2 adrenérgico, empregado como broncodilatador nas crises de asma e classificado como de longa duração.

Alternativas
Comentários
  • O formoterol trata-se de um agonista seletivo Beta 2 adrenérgico que estimula os receptores localizados na musculatura lisa brônquica e produz broncodilatação. o efeito broncodilatador é manifestado rapidamente (1 a 3 minutos) após a inalação. A duração média do efeito de uma única dose é de 12 horas. As principais interações medicamentosas ocorre com os bloqueadores dos receptores beta, os quais podem inibir total ou parcialmente o efeito deste medicamento. (P.R. VADE MÉCUM 2011)

  •  

    a)    Albuterol : Salbutamol ou albuterol é um agonista dos receptores adrenérgicos β2 
      b) Fenoterol.: É agonista de ação rápida do receptor β2 adrenérgico, com duração próxima a oito horas, muito utilizado nas crises asmáticas e em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severo.
      c) Formoterol: O salmeterol e o formoterol são antagonistas dos receptores B2-adrenérgicos de ação prolongada, produzindo broncodilatação por mais de 12 horas.
      d) Isoetarina: foi a primeira droga ß2 seletiva, com início de ação rápido e média de duração de 60 a 90 minutos.
      e) Terbutalina: β2 seletivos de ação curta


ID
2451514
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A loperamida é um derivado piperidínico que retarda a motilidade gastrointestinal graças aos seus efeitos sobre os músculos circulares e longitudinais do intestino, provavelmente em consequência da sua interação com os receptores opioides intestinais. De acordo com a Resolução RDC n°. 87, de 28 de junho de 2016, que dispõe sobre a atualização do Anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial) da Portaria SVS/MS n°. 344, de 12 de maio de 1998, assinale a alternativa correta sobre a loperamida:

Alternativas
Comentários
  • Apesar do medicamento Loperamida pertencer a classe de medicamentos C1(Controle Especial), consta o seguinte adendo na portaria 344/98:

    "os medicamentos a base da substância LOPERAMIDA ficam sujeitos a VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SEM A RETENÇÃO DE RECEITA;"

  • É o imosec, qualquer um compra


ID
2492998
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Goodman (2012), a doença inflamatória intestinal (Dll) é um espectro de distúrbios inflamatórios intestinais idiopáticos crônicos que causa sintomas gastrintestinais significativos, como diarréia, dor abdominal, sangramento, anemia e emagrecimento. Por convenção, a Dll é classificada em dois subtipos principais: colite ulcerativa e doença de Crohn.

Qual dos medicamentos abaixo, comumente utilizados no tratamento da Dll, atua como tratamento auxiliar na colite ulcerativa em atividade de intensidade branda a moderada, quando a doença é limitada ao cólon distal?

Alternativas
Comentários
  • Asalit® é um medicamento que contém como princípio ativo a mesalazina (enema), que atua nas doenças inflamatórias do intestino, acelerando a cicatrização dos processos inflamatórios e reduzindo o número de recidivas. 

  • Mesalazina é uma substância ativa, com ação anti-inflamatória local, mais precisamente do trato gastrintestinal. É um medicamento de uso oral e retal, indicado para o tratamento de colite e para a prevenção de Doença de Crohn.

    Mecanismo de ação: O exato mecanismo de ação de Mesalazina ainda não está totalmente elucidado, mas sabe-se que ele exerce ação local e inibindo a ação da enzima COX. Esta é responsável pela liberação de prostaglandinas pela mucosa do intestino grosso (cólon). Desta forma reduz a inflamação. 


ID
2493058
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A asma é uma doença complexa que se coloca como um grande desafio para os profissionais de saúde no mundo todo.

Nesse contexto, Bisson descreve um programa que "acrescenta a figura do farmacêutico como agente de atenção primária, além de fornecer educação sanitária e traçar o perfil farmacoterapêutico do paciente, os efeitos das drogas, usos, efeitos colaterais e outras informações importantes para o paciente e demais membros da equipe multiprofissionai" (Bisson, 2016, página 218).

Assinale a opção correta, de acordo com Bisson (2016), sobre os procedimentos para o atendimento do farmacêutico ao paciente asmático.

Alternativas
Comentários
  • A) Consulta de 30min

    B) Os intervalos entre as visitas variam de 1 semana até 3 a 6 meses

    C) Agentes anticolinérgicos

    E) Instrui sobre administração de aerossol com ou sem espaçadores

    Gab: D


ID
2641963
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os alcaloidestropânicos têm ação anticolinérgica sobre os efetores autônomos e sobre a musculatura lisa. Essa toxicodinâmica se deve:

Alternativas
Comentários
  • São exemplo alcalóides tropânicos com ação anticolinérgica: hioscina, hioscinamina, atropina, escopolamina. 
    Quando são usados em doses terapêuticas promovem a ação farmacológica esperada, já quando são usadas em altas doses tem ação alucinógenas.

  • C-Os alcaloides tropânicos como a atropina, por exemplo, Atuam bloqueanado os receptores colinérgicos, podendo causar a sindrome anticolinergica que é caracterizada por taquicardia, boca e pele seca, midriase, retensão urinária, constipação,confusão e alucinação.


ID
2716309
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos fármacos broncodilatadores, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  c) A teofilina é amplamente utilizada, pois apresenta baixo custo e sua eficácia e segurança são comparáveis a dos β2-agonistas.

    *CORREÇÃO* _· É utilizada para pacientes com asma mais intensa que continuam sintomáticos e/ou a dose do corticoide inalatório é aumentada até o máximo recomendado e  sua segurança é de baixo nível terapêutico.

    d)A inalação com β2-agonistas é preferível à administração oral por ser mais eficaz em casos agudos; no entanto, os efeitos colaterais sistêmicos são maiores.

    *CORREÇÃO*  A administração oral, levam a mais efeitos colaterais.


ID
2725585
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As indicações constantes na bula são aquelas reconhecidas e regulamentadas pela ANVISA, e qualquer uso fora dessas condições é considerado como uso off-label, ou seja, quando não existe aprovação de seu uso para determinadas indicações, porque faltam informações sobre sua segurança e eficácia. Nesse contexto, estão as drogas utilizadas pela população de um modo geral, para aumento no rendimento das atividades acadêmicas.


Qual das alternativas abaixo não se encaixa nesse tipo de droga? 

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão só consigo visualizar uso offlabel em Metilfenidato, inclusive já com alguns estudos interessantes nas área de estimulação cerebral.

    Se, no passado, o psicotrópico constituía, essencialmente, estratégia para operar um transe entre dois mundos - o profano e o sagrado, na contemporaneidade, o metilfenidato parece estar associado ao aumento de produtividade (escolar e profissional), à crença de melhor sociabilidade ou de desempenho. Envolve elementos de ordem institucional, como saúde, educação, trabalho e economia. O consumo opera-se, sobretudo, mediante prescrição de um profissional do campo da saúde, em atendimento à demanda de um sujeito, individual ou coletivo, inserido nos setores da educação e/ou do trabalho, em resposta ao imperativo de uma economia em um mundo extremamente competitivo e globalizado.

    Portanto o gabarito é a Letra A (não há indicação offlabel de oxibutinina em estipulação cerebral)

  • Sibutramina (Lista B2 da port 344/98), inibidor seletivo de receptação de serotonina e norepinefrina, e metilfenidato (Lista A3 da port 344/98), inibidor da recaptacao de dopamina e norepinefrina, são drogas notadamente estimulantes. A donezepila, apesar de ser um anticolinesterásicp, e portanto gerador de Ação parassimpática, mas associadas ao relaxamento, redução de PA, etc., é utilizada no tratamento do Alzheimer e pode ajudar na melhora da concentração e cognição .

    Já a oxibutinina é um anticolinérgico utilizado no tratamento de rer3ncao urinária, pode ser utilizado offlabel para o tratamento de hiperhidrose.


ID
2725600
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Antagonistas de receptores adrenérgicos são fármacos amplamente utilizados na medicina, sobretudo por seus efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular como, por exemplo, o propranolol. Os antagonistas adrenérgicos não seletivos, por sua vez, são usados para tratar a hipertensão arterial sistêmica (DALE, 2012) e a ausência de seletividade está muitas vezes associada aos efeitos adversos observados no uso desses fármacos.


Relacionando o exposto a alguns dos principais efeitos adversos de antagonistas não seletivos dos betas bloqueadores, avalie as afirmações a seguir.


I. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de crises hipoglicêmicas.

II. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de terem os sintomas da hipoglicemia mascarados devido ao bloqueio dos receptores beta.

III. Broncoconstrição em pacientes asmáticos, devido ao bloqueio dos receptores beta 2, responsáveis pelo relaxamento do músculo liso brônquico.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Os antagonistas dos receptores adrenérgicos não seletivos, podem ocasionar distúrbios no metabolismo. Por inibir os receptores beta, bloqueia a glicogenólise e a secreção de glucagon. Pode ocasionar hipoglicemia de jejum. Além disso, tem o potencial de mascarar os sintomas hipoglicêmicos, como:TREMORES, TAQUICARDIA E NERVOSISMO.

  • Não entendi a resposta II como correta. Faltou informação ali, como : "os sintomas da hipoglicemia é mascarado pelo bloqueio do receptor *beta 1* no coração".

ID
2741269
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Prestes a entrar em cirurgia, um paciente recebeu atracúrio por via intravenosa como complemento à anestesia. O atracúrio é um fármaco que causa paralisia muscular por bloqueio não despolarizante, ou seja, atua como antagonista competitivo dos receptores de acetilcolina. Qual tipo de fármaco pode ser usado para reverter seu efeito?

Alternativas
Comentários
  • Ex. Neostigmina. Essa droga reverte reversivelmente a enzima colinesterase.

  • Agonistas colinérgicos indiretos = Anticolinesterásicos (evitam a degradação da enzima acetilcolinesterase, aumentando acetilcolina)

  • Anticolinesterásicos inibem a enzima, acetilcolinesterase, que degrada a acetilcolina (e não a degradação da enzima como foi dito acima). Sendo assim, há mais oferta de acetilcolina na junção neuromuscular revertendo o efeito do atracúrio.

  • Cabe apontar que, no caso dos bloqueadores despolarizantes, como a succinilcolina, o uso de AChE prolonga seus efeitos, por se tratar de uma classe agonista dos receptores nicotínicos e que, portanto, o aumento de Ach interage sinergicamente.

  • Bloqueadores não despolarizante – agem através antagonismo competitivo com a Ach nos receptores nicotínicos presentes na junção neuromuscular

    A paralisia obtida pelos bloqueadores não despolarizantes, que são antagonistas competitivos, pode ser revertida pelo uso de fármacos anticolinesterásicos. As substâncias que agem como anticolinesterásicos inibem o metabolismo enzimático da acetilcolina, principalmente, a enzima acetilcolinesterase. Sendo assim, ocorre aumento da concentração de acetilcolina que desloca o antagonista competitivo do receptor nicotínico, revertendo seu efeito.


ID
2750011
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A aminofilina é indicada para o tratamento de broncoespasmos comumente associados a asma brônquica, bronquite e enfisema. A farmacodinâmica da aminofilina, caracterizada pelo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, deve-se, prioritariamente, à

Alternativas
Comentários
  • A

    inibição da fosfodiesterase.

    gabarito > a

  • Aminofilina: Seu mecanismo de ação ainda não está totalmente esclarecido, mas envolve a inibição da fosfodiasterase e o consequente aumento das concentrações de AMP cíclico no músculo liso, bloqueio dos receptores da , alteração da concentração dos íons cálcio e inibição dos efeitos das prostaglandinas bem como da liberação de histamina e leucotrienos. Estimula o centro respiratório medular, talvez por aumentar a sensibilidade do mesmo às ações estimulantes do dióxido de carbono e aumentar a ventilação alveolar.

  • Inibição da fosfodiesterase.

    Aumento de AMPc

    Antagoniza adenosina

  • Foram propostos diversos mecanismos para a ação das metilxantinas, mas nenhum foi definitivamente confirmado. Demonstrou-se in vitro que, em altas concentrações, elas inibem vários membros da família de enzimas das fosfodiesterases (PDE), aumentando, assim, a concentração intracelular de AMPc e, em alguns tecidos, de monofosfato de guanosina cíclico (GMPc). O AMPc regula diversas funções celulares, incluindo, mas não de forma excludente, estimulação de função cardíaca, relaxamento de musculatura lisa e redução da atividade inflamatória e imune em células específicas.


ID
2765839
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A neostigmina é um fármaco que interfere no sistema nervoso parassimpático e pode ser utilizado em situações nas quais há comprometimento da ativação da junção neuromuscular como na miastenia grave. Esse fármaco é utilizado, pois:

Alternativas
Comentários
  • Inibe a acetilcolinesterase, aumentando a concentração de acetilcolina. Mecanismo explorado também no tratamento do Alzheimer.

  • B) correta! EXPLICAÇÃO; Neostigmina é uma droga de ação indireta, logo, os parassimpaticomiméticos (colinérgicos) de ação indireta agem sobre as colinesterases (enzimas que degradam a acetilcolina).

    Em contrapartida, as drogas de ação direta, estimulam o SNP. Ex. benanecol, carbacol e pilocarpina.

    Nota! carbacol tem atividade nicotínica.

  • tem ação anticolinesterasica


ID
2770351
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:

Alternativas
Comentários
  • Dihidropiridinas: anlodipino, nifedipino. 

    Outras característica relacionadas com essa classe é o fato de produzir taquicardia devido a estimulação adrenérgica do nado atrial. Uma ressalva para o anlodipino, esse pode amenizar as manifestações do fenômeno de Raynaud, condição em que as mãos ficam dormentes e friasem certas circunstâncias.

  • Classificação de BBC:

    Diidropiridinas: Ação vasodilatadora; farmacos: nifedipina (ação curta) e amlodipina (ação longa)

    Efeitos adversos:Edema e rubor facial; nifepidina - taquicardia reflexa grave.

    Não-diidropiridinas: Ação no coração (ICC e angina); fármacos:  verapamil (ação curta) e diltiazem 

    Efeitos adversos: Verapamil-constipação

  • São Bloqueadores dos canais de Ca2+

    > Verapamil (fenilalquilamina)

    > Diltiazem (benzotiazepina)

    Atuam nas grandes artérias cardíacas (reduzindo a pós carga) - efeitos inotrópico e cronotrópico negativos, por isso não aconselha-se associação com beta-bloque (pode bradicardia excessiva), nem o uso em pacientes com anormalidades no nodo AV ou SA ou ICC. Não fazem vasodilatação periférica acentuada nem taquicardia reflexa.

    > Nifedipina (Dihidropiridina)

    > Nicardipina(Dihidropiridina)

    > Anlodipina (Dihidropiridina)

    Produzem vasodilatação periférica acentuada (aumenta o retorno venoso o que aumenta o débito cardíaco e dá taquicardia reflexa), por isso muitas vezes associado a beta-bloque (p/ compensar o efeito reflexo). Além dos efeitos adversos já mencionados pelos colegas, as diidropiridinas, devido ao seu efeito vasodilatador muito potente pode exercer o roubo coronário (vasodilatação em regiões não isquêmicas) e agravar a isquemia miocárdica (1 toxicidade possível).


ID
2774761
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os mecanismos de ação dos nitritos na musculatura lisa, descritos abaixo, estão corretos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • há estimulção da da guanililciclase com consequente aumento de [GMPc]


ID
2774776
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A atropina e a escopolamina bloqueiam todos os efeitos da acetilcolina, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • ESSE BLOQUEIO DE AÇÃO OCORRE NOS RECEPTORES MUSCARÍNICOS DA ACETILCOLINA (A;B;C;D).

    O BLOQUEIO DOS EFEITOS DA ACETILCOLINA NA MUSCULATURA ESQUELÉTICA OCORRE NOS RECEPTORES NICOTÍNICOS, NÃO SENDO ALVO DA AÇÃO DAS DROGAS EM QUESTÃO.

  • Gabarito: E) contração da musculatura esquelética.

  • Atropina bloqueia os efeitos da acetilcolina a partir de receptores muscarínicos, bradicardia (receptores M2), secreção salivar (receptores M3), broncoconstrição (receptores M3) e miose (receptores M3). Entretanto, o efeito de contração da musculatura esquelética ocorre através da ação sobre os receptores nicotínicos presentes na musculatura esquelética, que nesse caso seria bloqueado por fármacos bloqueadores neuromusculares.


ID
2832454
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas caracterizada por hiperresponsividade, com episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. Em relação ao tratamento farmacológico da asma, considere as afirmações abaixo.

I A ação broncodilatadora do brometo de ipratrópio se deve a sua ação β2-agonista, que comumente é empregado em associação com salbutamol pela via inalatória.

II O montelucaste inibe a atividade inflamatória dos leucotrienos cisteínicos no decorrer do processo asmático.

III Salbutamol, fenoterol e terbutalina são broncodilatadores de curta duração habitualmente utilizados na crise asmática.

IV Beclometasona, assim como os demais corticosteroides inalatórios, atuam inibindo as cicloxigenases, enzimas pró inflamatórias.

Sobre as características farmacológicas do tratamento da asma, estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I - Erro - Ipratópio atua inibindo receptores M3

    IV - Erro - Os corticoides não agem sobre as CoXs e sim sobre a fosfolipase A2, quimiocinas citocinas envolvida no processo inflamatório.


  • O erro da I está no fato de que o Ipatrópio, assim como a Atropina, não é agonista B2-adrenérgico, é anticolinérgico e atua nos receptores muscarínicos porém ele é comumente empregado em associação com o salbutamol por via inalatória exatamente por ser anticolinérgico e bronquiorrelaxante.

    Na IV, a definição está completamente errada. Os corticosteroides atuam a nível nuclear agindo sobre a expressão de genes precursores de mediadores inflamatórios.

  •  O montelucaste inibe as ações fisiológicas do LTC4, LTD4 e LTE4 no receptor de leucotrienos cisteínicos sem atividade agonista. (CORRETA)

    Sulfato de salbutamol é um agonista beta2-adrenérgico seletivo indicado para o tratamento ou prevenção do broncoespasmo. Ele fornece ação broncodilatadora de curta duração na obstrução reversível das vias aéreas devido à asma, bronquite crônica e enfisema.(CORRETA)


ID
3073519
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Todos os medicamentos a seguir podem ser indicados para o tratamento da Asma, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • metoprolol

  • B) Metoprolol

    É um bloqueador adrenergico ou um beta bloqueador seletivo

  • Metoprolol= Antagonista seletivo de Beta-1.
  • Nenhum antagonista β1-seletivo (ex.: metoprolol e atenolol) disponível é suficientemente específico para evitar por completo as interações com adrenoceptores β2.  Entretanto, esses agentes podem ser mais seguros em pacientes que experimentam constrição brônquica em resposta ao propranolol. Como sua seletividade β1 é um pouco modesta, devem ser evitados ou usados com muito cuidado em pacientes com história de asma.


ID
3075283
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Rio Novo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um medicamento da classe de broncodilatador:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

    a) Salbutamol 100 mcg – aerossol inalatório.

  • O que poderia confundir é a Beclometasona 250 mcg-spray oral que tem ação anti-inflamatória e assim alivia os sintomas, mas não tem ação broncodilatadora direta, como o salbutamol.

  • a. Fármaco β2-seletivo que ativa a adenililciclase e dilata os músculos lisos dos brônquios - salbutamol,

    b. Corticosteroide inalado que reduzem os mediadores da inflamação - beclometasona

    c. Corticosteroide sistêmico com mecanismo de ação e efeito semelhantes a beclometasona - prednisona


ID
3105820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue o item subsequente.


Tremores e distúrbios cardíacos, como palpitações, são efeitos adversos comuns nessa classe de medicamentos.

Alternativas
Comentários
  • A maioria das reações adversas são características das aminas simpatomiméticas. A intensidade das reações adversas é dose-dependente. Geralmente tem-se desenvolvido tolerância a estes efeitos dentro de 1 a 2 semanas de tratamento.

    Reação muito comum (≥ 1/10) Distúrbios do  (tremor e cefaleia); Distúrbios psiquiátricos Distúrbios comportamentais, como inquietação.

    Reação comum (≥ 1/100 e < 1/10) Distúrbios cardíacos (Palpitações); Distúrbios dos sistemas músculo-esquelético e conectivo (Cãibras)

    Distúrbios psiquiátricos (distúrbios do sono).


ID
3105823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue o item subsequente.


Para início do efeito terapêutico, o bambuterol deve ser biotransformado, ou seja, metabolizado.

Alternativas
Comentários
  • Por ser um pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2 deve ser biotransformado.

  • CERTO

    Em 1958, Adrien Albert definiu pró-fármacos como qualquer composto que sofre biotransformação antes de exibir seus efeitos farmacológicos.  Definição expandida considera um pró-fármaco como um fármaco ativo, quimicamente transformado em um derivado inativo, que é convertido por um ataque químico ou enzimático ou de ambos no fármaco matriz no organismo, antes ou após alcançar seu local de ação.

    FONTE: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322005000200004#:~:text=Defini%C3%A7%C3%A3o%20expandida%20considera%20um%20pr%C3%B3,de%20a%C3%A7%C3%A3o%20(Figura%201).


ID
3105826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue o item subsequente.


Como agonista, o bambuterol se liga a receptores fisiológicos e simula efeitos de compostos endógenos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Se o bambuterol é somente o pró-fármaco quem se liga ao receptor é a terbutalina gerada na biotransformação.


ID
3105829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue o item subsequente.


Esse medicamento é indicado para tratamento da asma brônquica.

Alternativas

ID
3105832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue o item subsequente.


Os receptores beta-adrenérgicos, quando estimulados, atuam na recaptação da acetilcolina, limitando o grau de broncoconstrição.

Alternativas
Comentários
  • Não atua na recaptação da acetilcolina. Na verdade quando estimulados liga-se ao receptor G: e promove a ativação da , aumento de .

    ^limitando o grau de broncoconstrição^ certo pois ele provoca broncodilatação.

  • Beta 2: broncodilatação

    B-bloqueadores não seletivos: broncoconstrição

    @pam.farma


ID
3105874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


Os agonistas beta-2 adrenérgicos de ação curta, classificados como simpatomiméticos, são agentes de inalação e constituem a primeira opção para o alívio de crises instaladas em todos os estágios da asma, por sua ação ter rápido início (cinco minutos ou menos), pico entre trinta e sessenta minutos e duração de quatro a seis horas.

Alternativas
Comentários
  • Beta-agonista de curta duração (Fenoterol, Salbutamol ou Terbutalina) Via adm (Inalatória ou oral) duração (4 a 6 horas).

    Beta-agonista de longa duração (Formoterol ou Salmeterol) via (Inalatória) duração (12 horas)

  • Os agonistas dos receptores β2 adrenérgicos são os broncodilatadores mais usados no tratamento do asmático. Os β2-agonistas são divididos em dois grupos: de ação curta (Fenoterol, Salbutamol ou Terbutalina) e de ação prolongada. Esses últimos são subdivididos em dois subgrupos: os long-acting β2 agonists (LABA, β2-agonistas de longa duração), com 12 h de efeito (Formoterol ou Salmeterol), e os de ultralonga duração, cujo efeito se estende por 24 h (Indacatero).

    FONTE: http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopterj_redesign_2017/_revista/2012/n_02/10.pdf


ID
3105877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


Os efeitos adversos dos broncodilatadores incluem bradicardia, aumento da saturação de oxigênio e sonolência.

Alternativas
Comentários
  • Broncodilatadores podem ter efeitos colaterais, tais como:

    - Sensação de nervosismo ou instabilidade; Aumento da frequência cardíaca ou palpitações; Dor de estômago; Dificuldade para dormir; Dores musculares ou cãibras.

  • aumento da saturação não é efeito adverso.


ID
3105952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      A doença pulmonar obstrutiva crônica, em ascensão no mundo contemporâneo, é uma doença evitável e raramente atribuída à deficiência genética. Vários fatores são responsáveis pelo aumento de incidência dessa doença, como o tabagismo ativo e passivo, a poluição ambiental e ocupacional e a demora de implementação de políticas públicas eficazes para a sua prevenção.

       Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. Abr.-jun./2013 (com adaptações)

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.


O tratamento medicamentoso da doença pulmonar obstrutiva crônica inclui a combinação de broncodilatadores de longa duração beta antagonistas, anti-inflamatórios COX-2 seletivos e fármacos colinérgicos.

Alternativas
Comentários
  • anti-inflamatórios corticoesteroides

  • O tratamento medicamentoso da doença pulmonar obstrutiva crônica inclui a combinação de broncodilatadores de longa duração beta antagonistas (são usados beta agonistas), anti-inflamatórios COX-2 seletivos (são usados corticoesteróides) e fármacos colinérgicos (são usados anticolinérgicos).

  • O tratamento de DPOC baseia-se na associação de: Corticosteroides (budesonida, beclometasona), beta-agonistas adrenérgicos (fenoterol, formoterol, salbutamol, salmeterol) e anticolinérgicos (como Ipratrópio). Questão totalmente incorreta.


ID
3192265
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os fármacos salbutamol e terbutalina são muito utilizados na prática médica. A principal vantagem farmacodinâmica desses fármacos em relação ao fármaco mais antigo, como o isoproterenol, no tratamento da asma:

Alternativas
Comentários
  • Salbutamol e terbutalina são agonistas beta 2 adrenérgicos, sendo assim eles relaxam a musculatura dos brônquios.

  • tanto o salbutamol como a Terbutalina são b2 seletivos de ação curta

  • atualmente prefe-se o Salmeterol e Formoterol que são agonistas beta 2 de longa duração, obviamente usa-se eles em combinação com cortiscosteroides.


ID
3246904
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma criança de 3 anos foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento de sua cidade com crise de asma moderada. Foram prescritos azitromicina 200 mg/5mL, na posologia de 4 mL ao dia durante 5 dias, e salbutamol spray oral 100 mcg/dose, na posologia de 3 jatos de 6 em 6 horas. Sobre o uso do salbutamol nesse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Salbutamol é um agonista de receptor B-adrenérgico.

  • D


ID
3260935
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A asma é definida como “doença infamatória crônica das vias aéreas, na qual muitas células e elementos celulares têm participação. A infamação crônica está associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. Esses episódios são uma consequência da obstrução ao fluxo aéreo intrapulmonar generalizado e variável, reversível espontaneamente ou com tratamento.” Em relação ao tratamento da asma, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito se diz letra C, porém o formoterol é um Agonista adrenérgico β-2 de longa acção, e não de curta ação.

  • Formoterol é de longa ação, questão deve ser revisada..

  • fenoterol ou formoterol não são de curta ação

    questão anulada

  • "Rápido início de ação"

    Prestem atenção do enunciado.. a questão diz que são de ação rápida e não a respeito da duração do efeito deles: se curta ou longa.


ID
3373159
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para um paciente diagnosticado com dengue foi prescrito dipirona e bromoprida. Esses medicamentos são classificados, respectivamente como:

Alternativas
Comentários
  • Dipirona: (metamizol) é um derivado da pirazolona com efeitos analgésico, antipirético e espasmolítico.

    Bromoprida: está relacionada ao bloqueio dos receptores da dopamina-2 (D2) e estimula a motilidade do trato gastrintestinal aumentando o índice de esvaziamento gástrico. Possui  propriedades antieméticas.


ID
3446377
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Entre as principais ações dos glicocorticoides no tratamento da asma, é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • GLICOCORTICOIDE : age inibindo a produção de citocinas, principalmente as produzidas pelo LTH2

  • Mecanismo de ação. ♣ Acredita-se que os glicocorticoides agem estimulando RNA mensageiro, 

    que por sua vez permite a síntese de proteínas que medeiam às ações hormonais. Esta via indireta 

    provavelmente explica o período de latência que se observa entre a administração e o início dos efeitos 

    terapêuticos. Esses efeitos incluem: a) ação anti-inflamatória, conseguida pela redução da permeabilidade 

    capilar; b) diminuição do acúmulo de basófilos, eosinófilos e leucócitos nos tecidos pulmonares; c) 

    modulação da produção de mediadores inflamatórios (citocinas e quemiocinas); d) inibição da síntese de 

    eicosanoides (prostaglandinas). ♣

  • Os glicocorticóides inibem a liberação de citocinas e mediadores inflamatórios, incluindo mediadores lipídicos e espécies reativas de oxigênio por macrófagos em pacientes asmáticos.


ID
3611362
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Qual medicamento abaixo é indicado para o alívio da dor em pacientes com histórico de hemorragia gastrointestinal.

Alternativas
Comentários
  • Diclofenaco, Aspirina e Ibuprofeno são AINES, estes apresentam efeitos colaterais mais importantes no aparelho gastrointestinal. Deste modo, o fármaco indicado será o tramadol, pois estes agem de forma semelhante às endorfinas, que são neurotransmissores naturais relacionados à dor e à sensação de bem-estar. As endorfinas agem ligando-se aos receptores μ opioides do cérebro diminuindo as mensagens de dor que chegam ao sistema nervoso central.


ID
3624796
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Maringá - PR
Ano
2014
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre as infecções do sistema genito-urinário, assinale a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • a. A utilidade e consistência do critério de Bacteriúria significante como 105 (dez elevado a 5) unidades formadoras de colônias por mililitro (UFC/mL) para o diagnóstico de ITU (infecção do trato urinário) tem sido frequentemente questionadas. A valorização dos sintomas de ITU deve prevalecer, e portanto nos casos sintomáticos, contagens 104 (dez elevado a 4) UFC/mL ou até menores, dependendo do germe, podem sugerir ITU.

    b. As principais bactérias causadoras de cervicite são Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. O diagnóstico de cervicite é feito com auxílio de exames ginecológicos, principalmente a colposcopia e o Papanicolau. PCR + Cultura é o padrão ouro para diagnóstico, podendo também ser realizado PCR e ELISA e Captura Híbrida.

    d.  Em geral, a bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão, quando no trato urinário, pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).


ID
3709705
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A asma é definida como “doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual muitas células e elementos celulares têm participação. A inflamação crônica está associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. Esses episódios são uma consequência da obstrução ao fluxo aéreo intrapulmonar generalizado e variável, reversível espontaneamente ou com tratamento.” Em relação ao tratamento da asma, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Formoterol não é de início rápido, mas sim de ação prolongada. Essa questão gera dúvidas. Acho que deveria ser anulada.
  • a. Brometo de ipratrópio é um agente antimuscarínico, que tem sido usado efetivamente para o tratamento de asma aguda ou crônica, podendo potenciar os efeitos broncodilatadores de agonistas ß-adrenérgicos.

    b. Os agonistas de receptores adrenérgicos formam a base do tratamento da asma, estes relaxam a musculatura lisa (broncodilatação) e inibem a liberação de mediadores da broncoconstrição pelos mastócitos.

    c. Os broncodilatadores mais usados na prática clínica são os b-agonistas, que podem ser classificados em de curta ação, como o salbutamol, a terbutalina e o fenoterol, cujo efeito broncodilatador dura aproximadamente quatro a seis horas, ou de longa ação, como o salmeterol e o formoterol, com efeito de até 12 horas.

    O formoterol, além de ser um broncodilatador de longa duração, tem também rápido início de ação semelhante ao dos b de curta duração (um minuto), sugerindo que possa ser empregado como medicação de resgate nas crises de broncoespasmo.

    d. Corticóides em doses elevadas, tais como a fluticasona, a beclometasona e o deflazacort, associados a outros agentes, compõe o tratamento de escolha na quinta etapa do tratamento da asma.


ID
3731305
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Vale Verde - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-helmínticos são fármacos que atuam localmente no lúmen intestinal de modo a expulsar os vermes do trato gastrointestinal, ou têm ações sistêmicas contra os helmintos localizados fora do trato intestinal. Sobre os anti-helmínticos, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA

    B) O praziquentel é o fármaco de escolha, mas a infecção por Taenia solium deve ser diferenciada da infecção por Taenia saginata. Assim, o diagnóstico não pode ser duvidoso.

    C) O albendazol e mebendazol são altamente eficazes para o tratamento da maioria das infecções mais importantes causadas por helmintos, incluindo ascaridíase e tricuríase.

    D) A ivermectina é o fármaco de escolha para tratamento da oncocercose.

    FONTE: Goodman & Gilman


ID
3735709
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Massapê - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre o tratamento básico da tuberculose pulmonar, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O esquema mais utilizado é o esquema básico que onsiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção. A dose dos fármacos varia com o peso da pessoa em tratamento.

    Quando a TB é diagnosticada em pacientes em uso de TARV, o esquema deve ser avaliado com atenção quanto a possíveis interações farmacocinéticas com o grupo das rifamicinas. Em algumas situações, o esquema antirretroviral precisará ser modificado para permitir o tratamento adequado e seguro.


ID
3736273
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Fenoterol, princípio ativo do comercial Berotec®, está indicado nos eventos que culminam em broncoespasmo devido à sua propriedade de:

Alternativas

ID
3749272
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os antagonistas de receptor de leucotrienos são utilizados como terapia aditiva para asma leve e moderada. É exemplo dessa classe de medicamento:

Alternativas
Comentários
  • MONTELUCASTE

    OU

    ZAFIRLUKAST

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI!


ID
3913246
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São medicamentos aplicados ao controle e tratamento da asma incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais:

Alternativas

ID
3938212
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os fármacos usados no tratamento da asma, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Salmeterol tem longa ação (>12h)

  • A) X A prednisolona é um corticosteroide inalatório administrado em aerossol dosimetrado. PREDNISOLONA É UM ANTI-INFLAMATÓRIO ESTEROIDAL.

    B) X O salmeterol é um agonista beta-2-adrenérgico de curta ação administrado como pó seco inalante. O SALMETEROL É UM AGONISTA B2 ADRENÉRGICO DE ACAO LONGA.

    C) X O salbutamol é um anticolinérgico de duração intermediária administrado em aerossol dosimetrado. O SALBUTAMOL É UM AGONISTA B2 ADRENERGICO DE ACAO CURTA.

    D) V O formeterol é um agonista beta-2-adrenérgico de longa ação disponível em apresentações de pó seco inalante.


ID
4000984
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Irecê - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O uso de ________________________ é o tratamento broncodilatador de escolha na asma aguda grave. Por ser o mais eficaz e que apresenta, nessa via de administração, efeitos colaterais sistêmicos mínimos quando utilizados corretamente.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Alternativas
Comentários
  • d. agonistas β2-adrenérgicos inalatórios de curta ação


ID
4133128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da farmacologia do sistema respiratório.

Os agonistas beta-2-adrenérgicos são broncodilatadores eficazes no tratamento de crises agudas de asma leve.

Alternativas

ID
4133131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da farmacologia do sistema respiratório.


A menor seletividade e a maior absorção pela mucosa respiratória do brometo de ipratrópio conferem-lhe baixa incidência de efeitos adversos; por isso, ele é o agente anticolinérgico inalatório mais usado na prática clínica.



Alternativas
Comentários
  • ERRADO BROMETO DE IPRATROPIO MAIS CONHECIDO COMO NOME REFERENCIA ATROVENTE É UM PARASSIPATICO DO RECEPTOR MUSCARINICO

    #ESTUDAGUERREIRO

    #FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !

  • EXEMPLOS DESSA CLASSE TEMOS :

    SABUTAMOL

    FORMOTEROL

    SALMETEROL

    TERBUTALINA

    FLUTICARTISONA

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI!

  • O ipratrópio é um anticolinérgico, não seletivo, tem maior absorção na mucosa respiratória, bloqueia os receptores muscarínicos impedindo a broncoconstrição, usado por inalação como coadjuvante. Sua ação é diferente e inferior aos b-agonistas como o salbutamol, formoterol, terbutalina, entre outros, e sua utilização é limitada no manejo da asma a longo prazo.

    Não tenho certeza que o erro esteja na declaração "ele é o agente anticolinérgico inalatório mais usado na prática clínica.". Se alguém puder esclarecer melhor

  • ERRADO

    O erro está em afirmar que quanto menor a seletividade de um fármaco menor os efeitos adversos. Fármacos não seletivos tendem a produzir maior efeitos adversos.


ID
4133134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da farmacologia do sistema respiratório.


A estreita janela terapêutica, os efeitos adversos cardiovasculares e o aparecimento de broncodilatadores mais potentes e seguros fizeram diminuir o uso de metilxantinas no tratamento da asma aguda.



Alternativas
Comentários
  • O uso de teofilina, uma metilxantina que já foi a base do tratamento da asma, foi deixado de lado devido a demonstração da maior eficácia dos agonistas inalados dos receptores adrenérgicos para as crises agudas de asma e de agentes anti-inflamatórios inalados para a asma crônica. Como fatores de aceleração para o declínio do seu uso estão sua toxicidade (náuseas, vômitos, tremores, arritmias) e a necessidade de monitoramento dos níveis séricos em razão da baixa amplitude do seu índice terapêutico.


ID
4133137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da farmacologia do sistema respiratório.


Beclometasona é o fármaco anti-inflamatório de escolha para o tratamento de crises agudas da asma moderada.

Alternativas
Comentários
  • O USO DE CORTICOIDES SÃO PARA TRATAMENTO ASSOCIADO COM O UDE DE BETA BLOQUEADORES

    PARA CRISE ASMÁTICA EXISTEM OUTRAS CLASSES MAIS POTENTES

    # ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI!

  • Em crises agudas, cabe a utilização de beta bloqueadores de acao rápida, como o salbutamol

  • errado

    CORTICOSTERÓIDES

    São os fármacos de escolha no tratamento de manutenção dos pacientes com asma persistente. Após penetrar na célula, o corticosteróide une-se a um receptor, sendo então transportado ao núcleo, onde se liga a sequências do DNA, resultando em indução ou supressão de diversos genes envolvidos na produção de citocinas, moléculas de adesão e receptores relevantes no processo da inflamação.

    FONTE: https://www.scielo.br/j/jpneu/a/GhsbDnzQzMCqk5Dn8pDfxNn/?lang=pt

  • Corticosteróides constituem a terapêutica mais eficaz da atualidade no controle a longo prazo da asma, reduzindo a inflamação nas vias aéreas pela interação com fatores de transcrição que regulam a expressão gênica, aumentando ou reduzindo a transcrição.


ID
4133140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da farmacologia do sistema respiratório.


A hidrocortisona pode ser administrada em altas doses nas primeiras 24 a 48 horas de uma crise de asma grave.

Alternativas
Comentários
  • Constitui componente essencial no tratamento de emergências de crise asmática grave. O atraso no uso de corticosteróides ou a não administração é citado como fator de risco para a morte durante a exacerbação da asma . É a única medicação que evita recidiva dos sintomas e reduz a taxa de hospitalização , sendo importante seu uso ainda na primeira hora de crise asmática.


ID
4133173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue o item a seguir.


Cimetidina e ranitidina inibem a secreção ácida por bloqueio irreversível do sistema enzimático hidrogênio, potássio, adenosina trifosfatase (H+ , K+ -ATPase) na célula gástrica parietal.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Ranitidina e cimetidina são antagonistas dos receptores histamínicos H2 que são responsáveis por estimular a produção de ácido gástrico.

  • ERRADA.

    Inibem a produção de ácido competindo de modo REVERSÍVEL com a HISTAMINA pela ligação aos receptores H2 na membrana basolateral das células parietais.

  • Cimetidina e ranitidina são exemplos de antagonistas dos receptores H2 que exibem inibição competitiva nos receptores H2 das células parietais e suprimem a secreção ácida tanto basal como estimulada por uma refeição de modo linear e dependente da dose.


ID
4133176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue o item a seguir.

Bloqueadores da bomba de prótons são fármacos eficazes para o tratamento dos sintomas, a cura da esofagite e a prevenção da recorrência da doença por refluxo gastroesofágico.

Alternativas
Comentários
  • Os IBP (inibidores da bomba de prótons) constituem os agentes mais eficazes para o tratamento da doença do refluxo não erosiva e erosiva, das complicações esofágicas da doença do refluxo (estenose péptica ou esôfago de Barrett) e das manifestações extraesofágicas da doença do refluxo.


ID
4133179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue o item a seguir.


Domperidona facilita o esvaziamento gástrico por diminuição da peristalse gástrica e esofagiana e diminuição da pressão do esfíncter esofagiano.Domperidona facilita o esvaziamento gástrico por diminuição da peristalse gástrica e esofagiana e diminuição da pressão do esfíncter esofagiano.

Alternativas
Comentários
  • A Domperidona é um estimulante da motilidade. Ela aumenta a pressão do esfíncter esofágico inferior e o peristaltismo, combatendo o refluxo,

    Resposta: Errada!

  • A domperidona é uma droga com ação antidopaminérgica, pois ela age impedindo a ligação do neurotransmissor dopamina ao seus receptores D2. Essa inibição da ligação da dopamina aos receptores D2 provoca os seguintes efeitos:

    • Aumento da peristalse do esôfago, o que acelera a passagem dos alimentos em direção ao estômago.
    • Aumento da pressão do esfíncter inferior do esôfago, o que diminui o risco de refluxo gastroesofágico.
    • Aumento da motilidade gástrica e do duodeno, o que acelera o esvaziamento do estômago.


ID
4133182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue o item a seguir.


Por não possuir ação antidopaminérgica, a metoclopramida é um antiemético que não está associado ao desenvolvimento de reações extrapiramidais.

Alternativas
Comentários
  • É um antagonista dopaminérgico.Dentre os efeitos adversos induzidos pela metoclopramida destacam-se sonolência, inquietação e, principalmente, reações extrapiramidais

  • A metoclopramida é um antagonista dos receptores dopamínicos D2. Os efeitos colaterais mais comuns envolvem o sistema nervoso central. Em 10 a 20% dos pacientes, em particular nos indivíduos idosos, ocorrem inquietação, sonolência, insônia, ansiedade e agitação. Verifica-se a ocorrência aguda de efeitos extrapiramidais (distonia, acatisia, manifestações parkinsonianas), devido ao bloqueio dos receptores dopamínicos centrais, em 25% dos pacientes aos quais se administram doses altas e em 5% dos pacientes submetidos a terapia de longo prazo. 


ID
4133185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue o item a seguir.


Ondansetrona interage com receptores serotoninérgicos, bloqueando a neurotransmissão de serotonina e impedindo a transmissão de sinais ao centro emético.

Alternativas
Comentários
  • A ondansetrona é o protótipo dos antagonistas 5-HT3. Esse fármaco e seus análogos são muito importantes na prevenção das náuseas e dos vômitos associados à cirurgia e quimioterapia do câncer.

    Os antagonistas seletivos dos receptores 5-HT3 possuem propriedades antieméticas potentes, que são mediadas, em parte, por meio do bloqueio dos receptores 5-HT3 centrais no centro do vômito e na zona de gatilho quimiorreceptora, porém principalmente pelo bloqueio dos receptores 5-HT3 periféricos nos nervos aferentes espinais e vagais intestinais extrínsecos. A ação antiemética desses fármacos limita-se aos vômitos atribuíveis à estimulação vagal (p. ex., pós-operatórios) e à quimioterapia; outros estímulos eméticos, como a cinetose, são pouco controlados.


ID
4156255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à farmacologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.

Codeína tem ação como supressor moderado da tosse.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA:

    Codeína tem ação como supressor moderado da tosse.

  • Antitussígeno - por ação central (na medula) suprime o reflexo da tosse.


ID
4156258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à farmacologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.

Aspirina pode causar crises de asma em indivíduos sensíveis.

Alternativas
Comentários
  • A aspirina não deve ser usada em pessoas com asma, porque o ácido acetilsalicílico pode induzir uma crise asmática, porque causa um aumento temporário da resposta inflamatória.


ID
4156261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à farmacologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.

Os fármacos broncodilatadores revertem o broncoespasmo da fase imediata da crise asmática.

Alternativas

ID
4156264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à farmacologia do sistema respiratório, julgue o item que se segue.

Antagonistas dos receptores adrenérgicos beta-2 dilatam os brônquios por uma ação direta no músculo liso.

Alternativas
Comentários
  • O musculo liso das vias aéreas não apresenta inervação adrenérgica direta. A broncodilatação é mediada pelo estimulo de catecolaminas circulantes.

  • Broncoconstrição**

  • Antagonistas dos receptores adrenérgicos beta-2 contraem os brônquios.

    Agonistas dos receptores adrenérgicos beta-2 dilatam os brônquios.

    O musculo liso das vias aéreas não apresenta inervação adrenérgica direta. A broncodilatação adrenérgica e outros efeitos beta adrenérgicos na asma são mediados pelo estimulo de catecolaminas circulantes.


ID
4170793
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os sistemas de liberação controlada de fármacos (SLCF) referem-se à manipulação ou à modificação da liberação de fármacos a partir de uma forma farmacêutica com o objetivo específico de liberar o insumo farmacêutico ativo (IFA) em taxas desejadas, instantes de tempo predefinidos ou locais específicos no trato gastrointestinal.

Sobre os SLCF, assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Nas matrizes insolúveis, constituídas por ceras (nesse caso, também denominadas matrizes hidrofóbicas) ou polímeros insolúveis em água (nesse caso, também denominadas matrizes inertes), o fármaco é liberado essencialmente por difusão (para matrizes hidrofóbicas, pode haver um mecanismo de erosão associado).

    Em decorrência de sua insolubilidade, a matriz ou parte dela pode ser eliminada nas fezes, mas isso não significa que não houve liberação total do fármaco no trato gastrointestinal.

    Nas matrizes hidrofílicas, a liberação é regulada pelos processos de intumescimento, difusão e erosão. Quando a forma farmacêutica entra em contato com os fluidos gastrintestinais, o polímero na sua superfície é hidratado e intumesce, formando uma camada gelificada.

    A camada gelificada é posteriormente dissolvida, promovendo a erosão do comprimido. Outras camadas de gel são formadas e dissolvidas sucessivamente na superfície da forma farmacêutica. O fármaco é liberado por difusão através dessas camadas gelificadas e/ou erosão da matriz.

    Em sistemas matriciais hidrofílicos a substância ativa é combinada com excipientes em grânulos que lentamente sofrem erosão nos fluidos corporais, liberando de forma progressiva o fármaco para absorção.

    Quando esses grânulos são misturados com grânulos de fármacos preparados sem o excipiente, aqueles que não contêm excipiente proporcionam efeito imediato, e aqueles que o contêm proporcionam a liberação prolongada.


ID
5005318
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os diuréticos aumentam a eliminação de Na+ e água e diminuem a reabsorção de Na+ e de Cl- do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário ao aumento da eliminação de NaCl. Os diuréticos podem ser dividos em três grupos: tiazídicos, de alça e poupadores de potássio.

O diurético classificado como tiazídico é a

Alternativas
Comentários
  • A - diurético de alça

    B - Diurético de alça

    C - diurético poupador de potássio

    D gabarito


ID
5024536
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

O metronidazol possui atividade antibacteriana contra todos os cocos e bacilos anaeróbicos, tanto Gram-negativos quanto Gram-positivos e é clinicamente utilizado no tratamento de tricomoníase, na amebíase e na giardíase.

Alternativas
Comentários
  • O metronidazol é um derivado nitroimidazol com atividade antiprotozoária. Este composto também possui atividade antibacteriana contra bacilos gram-negativos anaeróbios, contra bacilos gram-positivos esporulados e contra todos os cocos anaeróbios.


ID
5024539
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

O paciente vai ingerir, até o final do tratamento, 2,5 g de metronidazol.

Alternativas

ID
5024542
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

O metronidazol é a melhor opção para o tratamento da tricomoníase. O tinidazol não é indicado para tal tratamento.

Alternativas
Comentários
  • O Metronidazol e o Tinidazol são as duas opções de tratamento para a tricomoníase. A taxa de cura com esses medicamentos é superior a 90% e nenhuma outra droga apresenta tamanha eficácia. O esquema indicado consiste em 2 gramas de Metronidazol ou Tinidazol por via oral (4 comprimidos de 500 mg) em dose única.


ID
5024545
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

Considere que o centro de saúde não recebeu álcool 70º para limpeza de superfícies. O volume de água purificada necessário para preparar 10 L de álcool 70 ºGL, partindo de um álcool com concentração de 96 ºGL, é de 7,29 L.

Alternativas
Comentários
  • O volume de água é o restante pra completar os 10 L. O volume de álcool 7,29L é do álcool 96 GL


ID
5069839
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O controle da asma é caracterizado pelo controle de limitações clínicas e redução de riscos. Os parâmetros utilizados que indicam uma asma controlada são:

I. Sintomas diurnos até dois por semana.
II. Despertar noturno.
III. Medicamento de alívio até 2 vezes por semana.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Asma Controlada: paciente que apresenta função pulmonar normal, sem limitação de suas atividades diárias, sem sintomas noturnos e sintomas diurnos menos de duas vezes por semana.

    Asma Parcialmente Controlada: paciente que apresenta sintomas diurnos ou uso de broncodilatador de curta ação mais de duas vezes por semana, qualquer limitação funcional ou qualquer sintoma noturno.

    Asma não controlada: paciente com três ou mais parâmetros de ‘asma parcialmente controlada’.


ID
5069842
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na asma, quando o indivíduo está assintomático, com função pulmonar normal e sem despertar noturno, opta-se pelo uso de medicamentos de alívio para sintomas de pouca frequência, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Tal qual o Salbutamol

  • não entendi. se o paciente está bem não esta tendo uma crise asmatica pra que vou indicar um β2-agonista de ação rápida ?

  • "sintomas de pouca frequência"

    atenção no enunciado

    ele tem sintomas, mas não são frequentes... nesse caso usa-se o b2 de ação rápida.

  • As recomendações atuais do GINA e SBPT são de que o uso de agonista beta2 de curta ação estão contra-indicados isoladamente, devendo sempre ser associados a CI em baixas doses.


ID
5069845
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Usuário com insuficiência renal após utilizar aminoglicosídeos por longo tempo desenvolveu surdez. O mecanismo de produção desta reação adversa a medicamentos foi:

Alternativas
Comentários
  • Existem seis tipos de reações indesejáveis a medicamentos, são elas:

     

    • Superdosagem relativa: ocorre quando um fármaco é administrado em doses terapêuticas, porém apesar disso apresenta concentrações superiores às normais. Como exemplos pode-se citar a maior ocorrência de surdez em pacientes com insuficiência renal tratados com antibióticos aminoglicosídeos como a amicacina, e a intoxicação digitálica em pacientes com insuficiência cardíaca tratados com digoxina, pois em ambos os casos ocorrem alterações funcionais, como função renal diminuída, que podem provocar aumento do risco de concentrações elevadas do fármaco no organismo.

     

    • Efeitos colaterais: são característicos da própria ação farmacológica do medicamento, porém, seu aparecimento é indesejável em determinado momento da sua aplicação. Exemplos: broncoespasmo provocado por beta-bloqueadores, sonolência pelos benzodiazepínicos e arritmias provocadas por glicosídeos.

     

    • Efeitos secundários: ocorrem como conseqüência do efeito desejado do medicamento. Um exemplo é a tetraciclina, ela é um antimicrobiano de ação bacteriostática e pode depositar-se nos dentes (descolorindo o esmalte) e ossos (provocando redução do crescimento ósseo), se utilizada na pediatria.

     

    • Idiossincrasia: se caracteriza por uma sensibilidade peculiar a um determinado produto, devido a sua estrutura singular. Por exemplo: a anemia hemolítica por deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD). Este tipo de anemia pode acometer indivíduos que utilizem primaquina (medicamento antimalárico), este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes, contudo, em uma pequena parcela da população pode causar hemólise, conduzindo a grave anemia. 

     

    • Hipersensibilidade: é produzida após a sensibilização prévia do paciente, ocorrendo mediação de algum mecanismo imunitário. A anafilaxia é um exemplo, ela não tem relação com a dose administrada e é uma reação súbita e potencialmente fatal, causada pela liberação de histamina e de outros mediadores. A anafilaxia é caracterizada principalmente por erupções urticariformes, edemas dos tecidos moles, broncoconstrição e queda na pressão arterial.

     

    Tolerância: pode ser definida como a redução progressiva da intensidade dos efeitos farmacológicos, provocada pela administração frequente de um fármaco na mesma dose, fazendo com seja necessário aumentar progressivamente a dose na tentativa de manter a intensidade dos efeitos. Um exemplo seria a tolerância produzida por barbitúricos, reduzindo sua ação anticonvulsivante. 


ID
5090257
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sulfato de salbutamol (Aerolin®) é um fármaco muito utilizado e eficaz para o tratamento ou prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outras condições nas quais possa ocorrer obstrução reversível das vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema, devido ao seu efeito de:

Alternativas
Comentários
  • Salbutamol é um agonista beta-adrenérgico seletivo 

  • LETRA C AGONISTA DOS RECEPTORES


ID
5092723
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os diuréticos são eficazes no tratamento da hipertensão arterial, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Para uso como anti-hipertensivos, são preferidos os diuréticos tiazídicos e similares, em baixas doses. Os diuréticos de alça são reservados para situações de:

Alternativas
Comentários
  • Os diuréticos de alça são reservados para doença coronariana e arritmias cardíacas.