SóProvas


ID
3710845
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2005
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Com relação aos recursos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que nesse caso o uso de crase é obrigatório mesmo que fosse: "... misturada a pólvora de bala".

  • Prova FCC - 2005 - TRE-RN - Analista Judiciário - Área Judiciária

    CONFORME O CPC DE 2015

    _____________________

    A - CERTO - O recorrente poderá, a qualquer tempo, desistir do recurso apresentado sem a anuência do recorrido.

    Art. 998. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.

    _____________________

    B - CERTO - Os despachos de mero expediente são irrecorríveis.

    Art. 1.001. Dos despachos não cabe recurso.

    _____________________

    C - CERTO - A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.

    Art. 999. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.

    _____________________

    D - ERRADO - O pagamento de determinada quantia estipulada em sentença, por parte do réu, não impede que este apele dentro do prazo de dez dias.

    Trata-se de preclusão lógica por incompatibilidade.

    Art. 1.000. A parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer.

    Parágrafo único. Considera-se aceitação tácita a prática, sem nenhuma reserva, de ato incompatível com a vontade de recorrer.

    Art. 1.003, § 5º Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

    _____________________

    E - CERTO - O Ministério Público detém legitimidade para apresentar recursos nos processos em que oficia como fiscal da lei.

    Art. 179. Nos casos de intervenção como fiscal da ordem jurídica, o Ministério Público:

    II - poderá produzir provas, requerer as medidas processuais pertinentes e recorrer.

  • SÓ uma observação IMPORTANTE ao erro da alternativa D (gabarito):

    o que @Nilton Cunha afirmou está correto, mas ao meu ver não está ai o erro da questão.

    É verdade que a aceitação/aquiescência da decisão impede o exercício do direito de recorrer (verifica-se o não cumprimento dos pressupostos intrínsecos recursais).

    Veríamos a hipótese de o pagamento gerar o impedimento/extinção do dir. de recorrer no caso de: 1) o réu reconhecer o pedido do autor ainda na fase de conhecimento (ensejando extinção c/ mérito conf. art. 487,III,a, impedindo posterior recurso por preclusão lógica), ou 2) se feito o pagamento assim que sentenciada a questão, mas antes de ocorrer o trânsito em julgado da sentença, ou ainda mesmo 3) se durante a análise do recurso o recorrente oferecer pagamento, hipótese que se presume a desistência ao recurso, o que gera extinção do direito recursal.

    Contudo, a afirmação da assertiva: "o pagamento de determinada quantia, por parte do réu, não impede que este apele" ESTÁ CORRETA quando se tratar de cumprimento provisório da sentença que foi impugnada por apelação* sem efeito suspensivo (obs.: poderia ser qualquer recurso desprovido de efeito suspensivo, mas no caso a questão fala especificamente em apelação. Lembrando que apelação tem efeito suspensivo via de regra - art.1012 - mas possui hipóteses previstas no §1º que não terá este efeito, possibilitando o cumprimento provisório da sentença).

    Vejamos o §3º do artigo 520 CPC, que diz: "Se o executado comparecer tempestivamente e depositar o valor, com a finalidade de isentar-se da multa, o ato não será havido como incompatível com o recurso por ele interposto".

    Como a alternativa não menciona o momento do pagamento, a peculiaridade do depósito em cumprimento provisório deve ser considerada no momento de se analisar a 'generalidade' que a alternativa nos afirma.

    Ter-se-á, portanto, o pagamento da quantia determinada na sentença sem implicar no prejuízo ao direito recursal.

    O erro se encontra, então, no trecho que prevê a apelação no "prazo de dez dias", já que, conforme art. 1003, §5º, este prazo é de 15 dias.

  • Faz-se importante também analizar os requisitos de admissibilidade no que ser refere-aos recursos. Ou seja, há de se praticar atos que não sejam incompatíveis com o direito de recorrer. Se a o sucumbente paga a dívida, não há se falar em recurso para ele.

  • Gabarito D.

    O correto seria 15 dias, e não 10, conforme consta na letra D.

    Art. 1003, §5º CPC/15

    § 5º Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.

    Siga o instagram: @aconcurseirapernambucana

  • Prazo incorreto NA LETRA D ... 15 DIAS

  • Pessoal o erro da D é so o prazo, ele pode aplear da parte controvertida, a incompatibilidade com o interesse de recorrer decorre simplesmente da PARCELA da decisão cumprida voluntariamente!!!!!