SóProvas


ID
3712963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2017
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tendo como referência os sistemas democráticos no mundo contemporâneo, julgue o item subsequente.

A abundância de informações em tempo real propagada pela Internet agravou a crise pela qual passam, atualmente, os partidos políticos e a democracia representativa. 


Alternativas
Comentários
  • Exato, mas o Brasil não passa apenas por uma crise política e econômica, mas também jurídica

    O conflito entre positivismo e ativismo judicial assola e destrói a realidade jurídica do Brasil

    Abraços

  • Eu diria que a abundância de informações acabou com a credibilidade dos partidos, e que por isso agravou a crise por qual passam

  • Gabarito:"Certo"

    Importa frisar que o acesso a informações é um dos preceitos constitucionais mais importantes, o da Publicidade(CF,art. 37). Os partidos políticos(CC, art.44,V) brasileiros hoje possuem credibilidade frágil em virtude dos inúmeros casos de corrupção em que se envolveram.

    CF, art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:   [...]

    CC, art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado: V - os partidos políticos. 

    A assertiva indica corretamente o que se pondera atualmente, todos sabemos devido ao acesso a informação o que os partidos políticos fizeram e o que fazem, portanto, estão em crise perante a sociedade restando as alternativas de mudarem ou acabarem.

  • GABARITO: CERTO

    Na verdade, a abundância de informações funciona para o bem e para o mal. E quantidade não pode ser confundida com qualidade.

    Além de difundir mais informações sobre os partidos, os políticos e sobre tudo o mais, a internet também veicula um volume muito expressivo de falácias, mentiras e notícias falsas.

    Antes, era difícil alguém obter a atenção dos outros e mais difícil ainda ganhar a atenção de um grande número de pessoas. Normalmente, isso era exclusividade de poucos, que precisavam conquistar credibilidade e respeito, o que podia decorrer de sua experiência pessoal, qualidades diferenciadas ou conhecimentos especiais.

    Hoje, qualquer boçal pode “viralizar”, mesmo sem entender nada do que fala, sem ter qualquer qualidade, conhecimento ou experiência notáveis.

    A internet deu voz a qualquer um, e ficou claro que isso nem sempre foi positivo. Pelo contrário, às vezes foi extremamente negativo, com milhões de pessoas acessando informações e notícias falsas, frequentemente falsificadas de forma intencional (fake news, teorias da conspiração, montagens e truques, etc.).

    De qualquer sorte, os partidos e os políticos em geral foram muito mais expostos, sendo intensamente salientados seus problemas e defeitos, o que resultou no agravamento da sua histórica crise de credibilidade, afetando de tabela também o próprio sistema representativo.

  • Basta lembrar da terra plana e do chip na vacina.

  • Gabarito: CERTO. Só lembrar de um certo presidente que se elegeu falando de mamadeira de piro#@&

  • Não entendi porque a abundância de informações agrava a crise dos partidos políticos. A abundância de informações garante a democracia, a pluralidade do debate e a decisão informada. O que acontece é que, muitas vezes, o conteúdo de determinadas informações fragilizam a imagem dos partidos.

    Achei que a afirmativa foi bem genérica...