-
GAB. C, para os não assinantes.
-
departamentalização agrupamento de atividade
-
Conceitos introdutórios sobre departamentalização
Departamentalização é o agrupamento adequado das atividades necessárias à organização em departamentos específicos. É a divisão de atividades ou de trabalho dentro de uma estrutura organizacional. Permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficiência e a eficácia.
A diferença básica entre estrutura organizacional e departamentalização está no nível de detalhamento. A estrutura é um desenho da organização como um todo, já a departamentalização sistematiza esse desenho por meio de critérios aplicados na formação das divisões na organização; A estrutura é como se fosse a parte de fora do bolo, já a departamentalização, o recheio.
A estrutura possui uma visão vertical, já a departamentalização uma visão mais horizontal.
-
GAB : C
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados
-
Tio Ayanokoji otimizando seus estudos.
® Departamentalização > agrupar tarefas.
Gabarito (C)
-
O produto final da departamentalização é denominado de organograma.
UFPE
-
GAB C
Departamentalização : a forma de organizar o trabalho em uma empresa que consiste em dividi-la em órgãos ou unidades organizacionais.
-
GAB C
A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato, a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização.
- Estrutura organizacional é o todo.
- Os departamentos são partes desse todo.
FONTE: MEUS RESUMOS
-
Falou em divisão é Departamentalização
-
A questão quer que identifiquemos o conceito relacionado à definição trazida no enunciado.
Vamos analisar as alternativas:
A- Incorreta.
O Funcionograma é similar ao organograma (baseado nele) mas no lugar de focar somente em cargos e pessoas ele deixa claro as atividades desenvolvidas de cada área e papéis funcionais. Exemplo: para o departamento de P & D, as atividades serão entre outras: pesquisar novos componentes eletrônicos, desenvolver protótipos, realizar testes de bancada. Apesar da proximidade com o organograma, não é ele que está sendo mostrado no gráfico da questão.
B- Incorreta.
A desestruturação pode ser entendida como algo contrário à estruturação da organização. Por exemplo, a PEC da reforma administrativa é vista pela maioria dos servidos como uma tentativa de desestruturação da administração pública.
C- Correta.
De acordo com o autor Oliveira (2019), departamentalização tem a seguinte definição.
"Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais."
De acordo com o autor, os tipos de departamentalização são os seguintes:
- Departamentalização por quantidade.
- Departamentalização funcional.
- Departamentalização territorial ou por localização geográfica.
- Departamentalização por produtos ou serviços;
- Departamentalização por clientes;
- Departamentalização por processos;
- Departamentalização por projetos;
- Departamentalização matricial; e
- Departamentalização mista.
Portanto, esse é o gabarito da questão.
D- Incorreta.
A desburocratização refere-se ao processo de mudança de utilização do modelo burocrático para as práticas gerenciais de administração pública.
E- Incorreta.
Reengenharia tem as seguintes características:
- Reestrutura radical;
- Parte do zero;
- Folha de papel em branco;
- Orientada para processos;
- Não busca melhoria contínua, nem marginais;
- É começar de novo;
- É fundamental, radical e drástica.
Fontes:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.
CRUZ, Tadeu. Sistemas, Métodos e Processos. 3 edição. Atlas. 2015
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, Organização e Métodos. 21 edição. Atlas. 2019
GABARITO: LETRA C