SóProvas


ID
3720619
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O trabalho de auditoria também é aplicado às demonstrações financeiras ou contábeis do setor público. Sendo assim, o auditor precisa saber que as receitas possuem classificação de acordo com a legislação pertinente. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta somente receitas correntes.


I. Receitas tributárias.

II. Receitas agropecuárias.

III. Receitas de dívidas.

IV. Receitas de conversão de moeda

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

    Receita Corrente: Receita Tributária e Agropecuária;

    Receita de Capital: Receitas de Dívida e de Conversão de Moeda.

  • RECEITAS CORRENTES

    I. Receitas tributárias.

    II. Receitas agropecuárias.

    RECEITAS DE CAPITAL

    III. Receitas de dívidas (provenientes da contratação de dividas, empréstimos).

    IV. Receitas de conversão de moeda (provenientes conversão de bens em moeda, ou seja, venda ativos fixos)

  • Questão de Contabilidade Pública e AFO.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre receitas correntes. 

    Receitas Correntes são as que aumentam o patrimônio não duradouro do Estado, se esgotando dentro do período anual.

    Classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); por fim, demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores, nem no conceito de receita de capital (Outras Receitas Correntes).

    Já as receitas de capital são as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital.

    Portanto, as receitas tributárias e as agropecuárias são receitas correntes. Já as receitas de dívidas e as de conversão de moeda são receitas de capital.

    Como a questão pediu apenas as receitas correntes, o gabarito é a letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.         

    § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.   

    § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.              

          

    § 3º - O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o , não constituirá item de receita orçamentária.