-
GABARITO: B
Expositiva, pois o texto congrega informações e fatos sobre o Enem 2018.
-
Arthur, no caso é somente expositiva. Se eu estiver errado me corrijam.
-
Entendi que seria expositiva
-
ô Artur, se fosse argumentativo seria a A, e pelo o que eu sei o gabarito foi a B. São duas coisas distintas, dissertativo argumentativo e dissertativo expositivo... argumentativo, o narrador através de argumentos tenta convencer o leitor. Ex: alunos foram mal no Enem, mas isso não é culpa do exame, e sim do governo por disponibilizar uma péssima educação a população. ou seja, ele ia criticar quem fosse mas ia defender o Enem. E pelo o que tinha no texto era somente o narrador falando do Enem e de alunos que foram mal na redação, mas de maneira alguma ele interferiu no texto, só deixou a opinião dele e saiu, por isso dissertativo expositivo!
algum equívoco me corrigem!
-
A tipologia expositiva tem como função principal INFORMAR. Quem escreve um texto expositivo tem como objetivo EXPLICAR um tema para o seu interlocutor. Usamos a tipologia expositiva para: esclarecer um conceito, apresentar um problema e soluções, analisar diferentes explicações e implicações sobre um fenômeno.
-
injuntiva - exemplo receita de bolo.
-
GABARITO: B
A tipologia expositiva tem como função principal INFORMAR. Quem escreve um texto expositivo tem como objetivo EXPLICAR um tema para o seu interlocutor. Usamos a tipologia expositiva para: esclarecer um conceito, apresentar um problema e soluções, analisar diferentes explicações e implicações sobre um fenômeno.
-
TIPOLOGIA TEXTUAL
1) DISERTATIVO
A) EXPOSITIVO - apresenta os fatos/caso (INFORMA)
B) ARGUMENTATIVO - apresenta uma opnião + fatos, para convencer o leitor;
2) NARRATIVO
Conta uma história.
3) DESCRITIVO
Caracteriza;
Uso de muito adjetivos.
Usa as palavras para criar imagem de um objeto.
4) INJUNTIVO
Orientação; Receita
-
A questão quer que indiquemos qual tipologia textual apresentada no texto.
Reparem que o texto tem a função de nos emitir informações sobre o Enem 2018. Partindo desse conhecimento podemos resolver as alternativas. Vejamos:
a) argumentativa, pois o texto defende um ponto de vista.
Incorreta. Essa tipologia utiliza o poder de convencimento para que o leitor tome uma determinada posição em relação ao tema. O tempo verbal mais usado é o presente do indicativo, pois aborda um assunto que faz parte do contexto comunicativo em que se situa o enunciador. A tipologia argumentativa faz uso de operadores argumentativos que possibilitam articular o texto com coerência e coesão. O texto não está tentando convencer nada, apenas expondo um fato.
b) expositiva, pois o texto congrega informações e fatos sobre o Enem 2018.
Correta. Este tipo de texto é caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate. O texto faz isso perfeitamente, somente falando do Enem.
c) descritiva, pois o texto detalha e apresenta impressões pessoais sobre o Enem 2018.
Incorreta. A descrição, segundo Vilela e Koch, consiste na exposição das propriedades, qualidades e características de objetos, ambientes, ações ou estados (2001, p. 549). Ela possibilita ao leitor a visualização do objeto apresentado, que passa a ser concebido mentalmente, a partir de um processo linear de observação.A tipologia textual descritiva é construída de forma concreta e estática, sem progressão temporal. Segundo Marquesi, a primeira condição para saber descrever é saber olhar. Como se fosse falar de um quadro e suas qualidades.
d) narrativa, pois o texto apresenta personagens, tempo e espaço bem definidos.
Incorreta. A narração se caracteriza por relatar situações, fatos e acontecimentos, reais ou imaginários. Toda história mobiliza personagens, situados em um determinado tempo e lugar. Segundo Bronckart, a sequência narrativa é sustentada por um processo de intriga que consiste em selecionar e organizar os acontecimentos de modo a formar um todo, uma história ou ação completa, com início, meio e fim. O nosso texto não tem essas características apresentadas de um texto narrativo, o texto cita nomes, mas que nenhum deles se envolve no texto criando ação e participando dele.
e) injuntiva, pois o texto apresenta dicas sobre o Enem 2018.
Incorreta. A injunção, segundo Travaglia, tem por finalidade incitar à realização de uma situação, requerendo-a ensinando ou não como realizá-la. A tipologia textual injuntiva está presente em gêneros como as receitas, os manuais e as instruções de uso e montagem... O texto exposto não é como se fosse um manual.
Referência bibliográfica:
KÖCHE, Vanilda Salton/ BOFF. Odete Maria Benetti/ MARINELLO. Adiane Fogali Leitura e produção textual : gêneros textuais do argumentar e expor / – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.
GABARITO: B
-
Adaptado de:<https://g1.globo.com/educacao/enem/noticia/2019/01/18/enem-2018-numero-de-redacoes-nota-mil-volta-a-crescer-e-cai-o-numero-de-notas-zero.ghtml>. Acesso em: 22 jan. 2019.
essa parte do testo ajuda muito a identificar a tipologia.
-
Mais um comentário errado desse Arthur Carvalho...
-
Dissertativo-expositivo: quando o autor apenas transmite os saberes de uma comunidade (como em livros didáticos, enciclopédias etc), não colocando sua opinião sobre o assunto, mas apenas os dados objetivos.
-
TIPOLOGIA TEXTUAL É DIFERENTE DE GÊNERO TEXTUAL, NÃO?!?
Pelo menos o que aprendi assistindo algumas aulas aqui no próprio site é que há apenas 4 Tipos textuais: Narrativo, descritivo, dissertativo e injuntivo.
Já os gêneros podem ser expositivos, argumentativos, contos, novelas, romances, bulas de remédio, receitas entre outros
De qualquer forma daria pra acertar essa questão, mas acredito que tenha havido um erro técnico no seu comando, se discordarem, por favor justifiquem, estamos aqui para aprendermos juntos.
BONS ESTUDOS!!!
-
Resposta - B
O texto expositivo tem por base argumentos mais OBJETIVOS;
Características de um texto expositivo:
- dados estatísticos;
- opinião de autoridades;
- citações;
- analogias com o mundo acadêmico;
- percentuais.
-
É um texto do tipo dissertativo expositivo visto que apresenta dados e fatos sem defender um ponto de vista próprio de quem o escreveu.