SóProvas


ID
3726217
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O acompanhamento sistemático do crescimento e do desenvolvimento infantil é de grande importância, pois corresponde ao monitoramento das condições de saúde e nutrição da criança assistida (ORIENTAÇÕES PARA A COLETA E ANÁLISE DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE - SISVAN, 2011).

Com base nos parâmetros preconizados pela vigilância nutricional de crianças, avalie as afirmativas abaixo:

I- Uma criança com a classificação de peso elevado para a idade pode ter problemas de crescimento; o melhor índice para essa avaliação é o IMC-para-idade (ou o peso-para-estatura).
II- Uma criança a termo, que nasceu com peso menor que 1.500 gramas, tem seu estado nutricional classificado como baixo peso ao nascer (BPN).
III- Peso-para-idade (P/I) é o índice antropométrico mais recomendado para a avaliação do excesso de peso entre crianças.
IV- Estatura-para-idade (E/I) é o índice que melhor indica o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança.

Está CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Peso-para-idade (P/I): Expressa a relação entre a massa corporal e a idade cronológica da criança. É o índice utilizado para a avaliação do estado nutricional, contemplado na Caderneta de Saúde da Criança, principalmente para avaliação do baixo peso. Essa avaliação é muito adequada para o acompanhamento do ganho de peso e reflete a situação global da criança; porém, não diferencia o comprometimento nutricional atual ou agudo dos pregressos ou crônicos. Por isso, é importante complementar a avaliação com outro índice antropométrico.

    Peso-para-estatura (P/E): Este índice dispensa a informação da idade; expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e estatura. É utilizado tanto para identificar o emagrecimento da criança, como o excesso de peso.

    Índice de Massa Corporal (IMC)-para-idade: expressa a relação entre o peso da criança e o quadrado da estatura. É utilizado para identificar o excesso de peso entre crianças e tem a vantagem de ser um índice que será utilizado em outras fases do curso da vida.

    Estatura-para-idade (E/I): Expressa o crescimento linear da criança. É o índice que melhor indica o efeito cumulativo de situações adversassobre o crescimento da criança. É considerado o indicador maissensível para aferir a qualidade de vida de uma população. Trata-se de um índice incluído recentemente na Caderneta de Saúde da Criança.

  • gabarito C: I e IV

  • Baixo peso ao nascer < 2500g

    MUITO baixo peso ao nascer < 1500g