SóProvas


ID
3727756
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na identificação, caracterização e classificação de solos, são considerados conceitos, critérios e procedimentos metodológicos. De acordo com esses procedimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cheguei muito cedo.
  • Gabarito: Letra A

    A - O solo halomórfico é o solo cuja gênese foi muito influenciada pelo excesso de sais. GABARITO

    Solos salinos: também chamados de halomórficos, caracterizam-se pelo alto índice de sais solúveis, próprios de regiões áridas e próximas ao mar. Possuem uma baixa fertilidade;

    Solos hidromórficos: por estarem localizados próximos a rios e lagos, apresentam grande umidade. Sua fertilidade depende do índice de umidade: quanto mais úmidos, menos férteis.

    B - O solo alóctone é o solo desenvolvido a partir de material de origem proveniente das rochas imediatamente subjacentes. INCORRETO. Solos autóctones são formados por rochas adjacentes, alotocnes, por materiais de rochas distantes .

    C - Os solos são definidos como substância natural sólida, constituída por minerais ou outras substâncias naturais, como o vidro vulcânico, podendo esses solos ser classificados como sedimentares clásticos, químicos e orgânicos. INCORRETO: Os solos são definidos como corpos naturais independentes, constituídos de materiais minerais e orgânicos, organizados em camadas e/ou horizontes.A unidade básica do solo é chamada de pedon, do grego que significa solo, terra. Ela vai da superfície ao material de origem e se constitui na menor porção tridimensional, perfazendo um volume mínimo que possibilite estudar o solo

    D - A Edafologia é o ramo da Ciência do Solo que trata de estudos relacionados à identificação, à formação, à classificação e ao mapeamento dos solos, excluindo-se da influência dos solos nos seres vivos, em particular nos organismos do reino vegetal, que será campo da ciência da biogeografia. INCORRETO: A edafologia inclui a influênciae a relação entre os seres vivos e o solo.